RECEITA DE PÃO INTEGRAL VEGANO COM CASTANHA E SEMENTES
Quer aprender como fazer um pão integral delicioso e com muitas castanhas e sementes de abóbora e de girassol pelo meio? Vou te mostrar agora mesmo como preparar. A receita é simples de fazer e tem tudo a ver com uma vida mais saudável no dia a dia.
Faço muito esse pão pro Carlos, meu marido, que adora começar o dia lendo jornais e devorando fatias desse pão com manteiga ou de mel, até sem nada.
O passo a passo
Costumo preparar a massa logo cedo, pois como ela é integral e cheia de coisas, tem fermentação um pouco mais lenta. O pão fica pronto no início da tarde e continua gostoso por mais uns dois dias.
Ingredientes pra fazer o pão
O azeite deixa a massa saborosa e levemente crocante. O açúcar mascavo e o melaço dão o gostinho de cana que eu adoro, mas o pão também fica bom com açúcar comum e mel.
A mistura de farinhas integral e comum é necessária pra conseguir um pão que cresça com estrutura e fique macio por dentro, pois só com a farinha integral ele fica massudo e pesado.
Gosto de comprar as sementes descascadas, torradas e até salgadas, pois adoro o sabor e a textura, mas use as sementes cruas se gostar mais delas assim.
Costumo comprar em casas que vendem cereais, grãos e castanhas, ou mercados e supermercados que trabalham com produtos naturais.
E acredite, a quantidade de castanha e de sementes parece exagerada tanto na hora de separar os ingredientes, como na de misturar. Mas só assim elas se espalham pela massa de um jeito uniforme e o pão fica delicioso e cheio de texturas.
Preparo
Começo hidratando o triguilho, aquele trigo usado no quibe e que enriquece e dá textura ao pão, e o processo é simples, só cobrir com água fervente e deixar repousar por uns 15 minutos.
Enquanto isso, coloco um pouco de água e de açúcar com o fermento pra descansar e ativar.
Em seguida, junto as duas preparações, acrescento o azeite, o melado de cana, o sal, a farinha integral e, aos poucos, vou adicionando a farinha comum e trabalhando a massa até que ela fique macia e se descole das mãos e da tigela.
Então, achato a massa com as mãos até ficar uns 2 cm de espessura, espalho por cima a castanha e as sementes, enrolo como rocambole, faço uma bola e deixo repousar até dobrar de volume.
Depois desse descanso, divido a massa ao meio e modelo dois pães. Deixo descansar de novo, pincelo com azeite e salpico com flor de sal e asso.
Pode até parecer exagero preparar 2 pães, mas trabalhar com uma massa muito menor é até complicado e não compensa.
Se a quantidade for grande pra sua casa, congele um deles pra um outro momento e faça torradas com o pão que começar a secar.
O pão vai bem com tudo!
O pão vai bem a qualquer hora, pode ser pela manhã ou no lanche com manteiga, mel, melado, queijo, pasta cremosa de ricota com tomate e manjericão, tofu cremoso com ervas, geleia de maçã caseira, geleia de morango caseira e fácil de fazer, geleia de jabuticaba caseira, manteigas salgadas variadas, numa bandeja com queijos, embutidos e acompanhando uma refeição.
Sirva com geleia caseira de amora e framboesa, geleia de morango, geleia de jabuticaba caseira, geleia de maçã simples, mel, melado, queijos variados, ricota fresca cremosa, manteiga simples e com as manteigas salgadas variadas e fica delicioso com o salmão gravlax em casa. Vai bem no café da manhã, no lanche, como sanduíche, numa bandeja com queijos e embutidos e acompanhando uma refeição.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
5 Comentários
Oi Helô!! Queria saber se ao invés do melaço eu usar o açúcar e mel qual a proporção que uso?
Obrigada!! Suas receitas são minha diversão e a satisfação garantida da família
Oi, Taize! O mel vai na mesma quantidade do melaço e o açúcar comum na mesma do mascavo. bjs
Oi Helo pelo q li, vai mais farinha normal do q integral…..essa quantidade está certa, então não pode ser considerado pão integral….
Oi, Marcileia! O trigo integral deixa o pão pesado, o glúten não está desenvolvido e falta elasticidade pra massa. Praticamente todas as receitas de pão integral levam um tanto razoável de farinha branca. Bjs
Bom dia, Helô. Amei essa receita, nunca tinha visto um pão com triguilho na massa! Fiquei em dúvida se tenho que espremer o triguilho depois de hidratado…vou fazer agora de manhã pra comermos no jantar. Um abraço bem quentinho pra vc aqui do Rio.