RECEITA DE MOUSSE DE CHOCOLATE MUITO FÁCIL
Hoje vou te ensinar a preparar a mousse de chocolate da minha casa, que é facil de fazer, eu preparo sempre e todo mundo adora, daquelas que não têm erro.
No início dos anos 1980, essa sobremesa francesa super clássica começou a aparecer por aqui e conquisto muita gente, mas muita gente, bem rapidinho. Todo mundo se apaixonou por aquele doce com muito gosto de chocolate, cremoso e ao mesmo tempo aerado como nuvem, ou seja, uma era como comer e sentir uma nuvem de chocolate.
Eu, que ainda não conhecia a França, já tinha lido um monte sobre mousse na minha Larousse Gastronomique. Sonhava com uma colherada de uma mousse francesa pra valer e ficava imaginando o sabor e a textura do doce quando uns tios que viajavam muito me falavam sobre ela.
Vieram as primeiras receitas e a mousse logo virou a sobremesa de todas as festas e das ocasiões especiais e dos restaurantes. E todo mundo queria mousse de chocolate, não tinha como competir com ela.
Receitas de mousse é o que não falta, tem de tudo um pouco. Eu já experimentei nem sei quantas versões, já fiz muitas, mas acabo sempre fazendo a receita de hoje, que é a que sempre teve na minha casa e eu adoro.
A grande maioria das receitas pede ovos inteiros, mas não sou muito adepta de sobremesas com gemas cruas. Fico com a receita que é muito simples: a gente faz ganache com creme de leite, fresco ou de lata ou de caixinha e chocolate meio-amargo e incorpora as claras em neve. É o jeito mais fácil e gostoso de ter uma mousse deliciosa em casa.

INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra preparar a mousse de chocolate que eu gosto é pequena e simples de providenciar:
- chocolate meio amargo;
- creme de leite fresco ou até de lata ou de caixinha;
- clara;
- raspas de chocolate ou cerejas em calda pra decorar.
Por muito tempo, como não era tão simples encontrar chocolate que não fosse ao leite (só havia um meio amargo da Lacta, de embalagem escura) e ainda tinha gente que ainda acrescentava mais açúcar, quer dizer, elas eram sempre muito doces. Com a chegada dos chocolates mais amargos, as mousses foram mudando e ficando mais equilibradas.
Hoje em dia ficou fácil achar bons chocolates gostosos pra preparar a mousse. Como só com chocolate amargo pra valer a receita não funciona bem, pois falta a manteiga de cacau que dá estrutura à mousse, quando quero o sabor intenso do amargo, eu normalmente uso 300 g do amargo intenso e 200 g de meio amargo, que adoça e faz a mousse firmar, mas não interfere no sabor.
Sobre a escolha do creme de leite pra preparar a mousse: ela funciona tanto com o fresco, como o da lata, e usar um ou outro é coisa que depende da região do Brasil, há lugares em que não se acha o fresco mesmo, e o outro é bem fácil de achar.
Os resultados são parecidos, mas é importante que o creme fresco ou da lata faz com que se tenha que escolher um dos métodos no preparo da ganache. Vou explicar em seguida.
A equivalência: se for fresco, uso 1 e 1/4 de xícara e, se for da lata ou da caixinha, uso 300 g, que costuma ser o que vem na lata.
A ganache pode ser feita de 2 formas se o creme de leite for fresco e de 1 forma se for da lata.
Funciona pra qualquer um deles: a gente derrete o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas até que fique bem liso e cremoso e depois junta o creme em temperatura ambiente .
Não sou de usar micro-ondas, mas acho que ele é perfeito pra derreter chocolate, tudo rápido e prático: coloco o chocolate uma tigela média e deixo em potência alta por 1 minutos, retiro, mexo com uma espátula, volto ao micro-ondas por mais 30 segundos, mexo de novo e sigo assim até ele ficar bem liso.
Em seguida, com um batedor de arame, misturo o creme em temperatura ambiente ao chocolate derretido até conseguir uma mistura bem lisa e brilhante e ganache pronta.
O outro método é aquecer o creme (só pode ser o fresco) até ferver e despejar o creme sobre o chocolate picado ou ralado e também misturar até conseguir uma mistura bem lisa e brilhante.
Eu vario, quando tenho o fresco, eu coloco pra ferver e despejo sobre o chocolate, mas com o da lata só resta a opção do derretimento do chocolate. No dia do vídeo, usei fresco, aqueci e despejei sobre o chocolate.
Passo seguinte é cuidar das claras. Bato em neve até que estejam bem firmes e crescidas e depois incorporo as claras à ganache de chocolate com muita delicadeza. Só com delicadeza a mousse fica aerada e com a textura perfeita.
Depois transfiro pra uma tigela média ou pra 6 potinhos. Cubro com filme e levo à geladeira pra firmar por pelo menos 2 horas ou até por uns 2 dias.
Pra decorar, clássicas raspas de chocolate e cerejas em calda, de preferência com cabinhos.
É praticidade total pra uma sobremesa, só retirar da geladeira, decorar com raspas de chocolate ou com cereja em calda e servir. Com a cereja em calda caseira fica chique demais.
Apesar do tempo ter passado e da sobremesa ser hoje comum, quando a mousse é boa ela sempre agrada. Como ela acaba muito rápido, quase sempre preparo uma receita dupla, pois todos repetem. Vai bem no dia a dia, nas ocasiões mais especiais e faz parte da lista de receitas do tipo sobrevivendo na cozinha.
Quer aprender como fazer a mousse com todas as dicas? No vídeo do nosso canal do youtube eu explico tudo!
Outras sobremesa deliciosas com chocolate: torta macia e deliciosa de chocolate, sorvete de chocolate caseiro, flan delicioso de chocolate com calda de chocolate e um brownie com muito chocolate.

INGREDIENTES
- 500 g de chocolate meio amargo picado miúdo ou ralado grosso
- 1 e ¼ de xícara de creme de leite fresco ou 300 ml se da lata ou de caixinha
- 4 claras
- Raspas de chocolate ou cerejas em calda pra decorar
Preparo
1. Opção A para fazer a ganache com creme de leite fresco ou com o da lata ou da caixinha): derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, depois misture o creme de leite em temperatura ambiente e mexa com um batedor de arame ou espátula até conseguir uma mistura bem homogênea e lisa. Reserve.
2. Opção B, funciona só com creme de leite fresco: ferva o creme de leite e despeje sobre o chocolate e mexa com um batedor de arame ou espátula até conseguir uma mistura bem homogênea e lisa. Reserve.
3. Com a batedeira, bata as claras em neve até que estejam bem firmes e crescidas.
4. Com muita delicadeza, pois só assim se consegue uma mousse bem leve e aerada, incorpore as claras ao creme de chocolate.
5. Transfira pra uma tigela média ou coloque em 6 taças individuais.
6. Cubra com filme plástico e leve a mousse à geladeira por pelo menos 2 horas pra firmar, mas ela perfeita por uns 2 dias.
7. Na hora de servir, decore com raspas de chocolate ou cerejas.
"Outras sobremesa deliciosas com chocolate: torta macia e deliciosa de chocolate, sorvete de chocolate caseiro, flan delicioso de chocolate com calda de chocolate e um brownie com muito chocolate.
NOTAS
Capriche no chocolate, pois ele é o responsável pelo sabor delicioso e pela textura da mousse.
7 Comentários
Muito Top Seu artigo adorei a receita super Recomendo Valeu 🙂
Olá Helô, adoro suas receitas. Fiquei com uma dúvida em relação ao preparo do chocolate para a mousse. Na receita pede-se que derreta o chocolate em banho maria mas, no vídeo, ferve-se o creme de leite e joga-se no chocolate derretendo-o. Tanto faz? Dá-se o mesmo resultado? Obrigada e parabéns.
Oi, Ana! Tanto faz o método, o que importa é não estar os dois quentes, porque ai ultrapassa a temperatura ideal e perde o ponto. Bjs
Oi Helo, será que posso usar essa mesma gase e colocar uns crocantes dentro e levar para congelar para virar um semifredo?
Boa ideia! A gente respondeu ao segundo comentário. Abraços!
Oi Helo, se levar ao congelador poderá virar um semifredo ou precisaria ajustar mais creme de leite?
Marcela, boa noite!
Desculpa pela demora em responder, mas o site passou por umas alterações técnicas nessa última semana e não havia como acessar a página de comentários.
A gente não fez esse teste, mas deve dar certo sim. Talvez seja melhor experimentar com a quantidade de creme indicada e, se for o caso, aumentar um pouquinho. O crocante ficará delicioso.
A sugestão vai pra fila de testes. E se você fizer, não deixe de contar pra gente.
Abraços, Ana e Helô