RECEITA DE SORVETE COM CROCANTE DE AVELÃ
O sorvete cremoso com avelã caramelizada, que se transforma num crocante delicioso depois de quebrada em pedacinhos, é perfeito pra servir como sobremesa de uma refeição mais especial.
Quem gosta de sorvete com base cremosa, de avelã e de caramelo tem tudo pra se apaixonar por ele. Pra completar, a cor suave do sorvete com os brilhos do crocante pelo meio ainda deixam a mesa delicada e linda.
Um dia, eu estava testando uma receita de um bolo de festa e fiz um crocante de avelã pra usar no recheio, mas exagerei na quantidade e acabou sobrando um xícara dele já estilhaçado no processador. Como estava quente e úmido e fiquei com medo do crocante melar ainda naquele dia, resolvi usar logo numa outra receita.
A Ana, que era apaixonada por avelãs, falou que um sorvete cremoso com crocante de avelãs seria perfeito pro calor da semana e resolvi fazer. Só que eu estava correndo, bateu uma preguiça de fazer um creme inglês e resolvi um sorvete de leite simples.
Ficou tão gostoso que fiz de novo uns dias depois, anotei tudo, a gente fotografou e escrevi o post. Depois disso, já fiz o sorvete algumas vezes e todo mundo gostou. Depois do descanso no freezer, os pedacinhos caramelizados dão uma amolecida e o sorvete fica cheio de crocantes envolvidos por um caramelo úmido, muito gostoso mesmo.
A BASE DO SORVETE
Como o sorvete precisa de um tempo no freezer pra firmar, o ideal é preparar a base cremosa com pelo menos 8 horas de antecedência.
Eu aqueço metade do leite e o açúcar numa panelinha, espero levantar fervura e retiro do fogo. Passo esse leite fervente pra uma tigela média, junto o leite restante e o creme de leite, misturo até obter um creme homogêneo e espero amornar por uns 30 minutos.
Em seguida, levo pro freezer pra firmar por mais ou menos 1 hora e meia. Enquanto isso, faço o crocante.
Dá pra deixar essa base cremosa firmar só no freezer, mas quando quero adiantar a vida e conseguir um sorvete mais cremoso, eu coloco pra turbinar na sorveteira ou faço o processo de deixar no freezer por meia hora, bater 5 minutos com a batedeira repetindo mais 2 vezes. O crocante entra no final.
Depois dessa hora e meia no freezer, eu misturo o crocante, passo pra tigela de servir, cubro e volto ao freezer pra firmar pra valer por umas 6 horas antes de levar à mesa.
Como o sorvete não fica cremosíssimo, é importante retirar do freezer uns 10 minutos antes de servir.
O CROCANTE
Não tenha medo de encarar o preparo do crocante, só seguir as etapas da receita e vai dar certo.
Eu começo levando as avelãs ao forno por uns 20 minutos pra elas perdererem o sabor “cru”, secar, darem um e facilitar a retiradas das peles. Retiro do forno, espalho as avelãs sobre um pano limpo e esfregar pra descartar o máximo possível das peles.
Então vem o caramelo, que não é bicho-de-sete-cabeças, tem sabor, aroma e cor únicos. Quando o caramelo chega ao dourado lindo, que nem é claro demais, nem escuro, eu misturo as avelãs até envolver tudo muito bem, despejo no tapete de silicone e espero endurecer por uma meia hora.
Depois disso, quebro a placa em pedaços, como se fosse pé-de-moleque, coloco no liquidificador ou no processador e trituro até conseguir um pó grosso com uns brilhinhos.
Fiz o crocante com avelã, mas dá pra fazer o mesmo com nozes comuns ou pecãs, amêndoas ou castanha-do-Brasil/Pará.
Outros sorvetes gostosos aqui Na Cozinha da Helô: sorvete de chocolate caseiro, sorvete de banana fácil e cremoso, sorvete muito lindo de jabuticaba, sorvete carimbó com castanha e cupuaçu.
INGREDIENTES
- SORVETE
- 2 xícaras de leite (480 ml)
- 2/3 de xícara de açúcar (100 g)
- 1 xícara de creme de leite, fresco de preferência, mas também pode ser de lata ou de caixinha (240 ml)
- CROCANTE
- 1 xícara de avelãs cruas e com pele (125 g)
- 1/4 de xícara de água (60 ml)
- 1 xícara de açúcar (150 g)
Preparo
Sorvete
- Com umas 8 horas, ou até 3 dias de antecedência, aqueça metade do leite e o açúcar numa panelinha, espere levantar fervura e retire do fogo.
- Imediatamente, transfira esse leite fervente pra uma tigela média, junte o leite restante e o creme de leite, misture até obter um creme homogêneo e espere esfriar.
- Quando esfriar, leve ao freezer por mais ou menos 1 hora e 30 minuto pro creme começar a encorpar e firmar nas bordas, momento em que o crocante deve ser misturado. Se for usar sorveteira, deixe o creme na geladeira e coloque pra turbinar só quando o crocante estiver pronto, pois nela tudo é mais rápido.
Crocante
- Enquanto o creme firma no freezer, prepare o crocante de avelãs.
- Aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo), espalhe as avelãs numa assadeira pequena e leve ao forno por uns 20 minutos, até ficarem levemente tostadas, perfumadas e com as peles rachando.
- Retire do forno, coloque as avelãs sobre um pano limpo e esfregue pra soltar e descartar o máximo possível de pele, reserve.
- Separe um tapete de silicone ou unte com manteiga uma superfície de mármore de uns 30×30 cm.
- Pro caramelo do crocante, que é o passo seguinte, misture a água e o açúcar numa panelinha até dissolver.
- Aqueça e, movimentando a panela de vez em quando, deixe no fogo até chegar a um caramelo dourado (se muito claro, ficará muito doce e não terá sabor de caramelo e ele amarga quando escurece demais).
- Imediatamente, retire a panela do fogo, misture as avelãs apenas até envolver todas elas com o caramelo e despeje sobre o tapete silicone. Não se preocupe com o formato e nem com a espessura da placa, só tente espalhar um pouco. Deixe amornar por uns 30 minutos ou até firmar e ficar no ponto de quebrar.
- Solte a placa de caramelo, quebre em pedaços irregulares de uns 3 cm, coloque no liquidificador ou no processador e pulse algumas vezes pra triturar, mas cuidando pra deixar uns pedacinhos maiores e brilhantes.
Finalização
- Junte o crocante ao creme gelado já encorpado e batido ou coloque na cuba da sorveteira quando o sorvete começar a firmar.
- Com a sorveteira, bata até chegar ao ponto de sorvete e depois leve ao freezer (ele se conserva bem por até 1 mês).
- Sem sorveteira, volte com o creme ao freezer depois de misturar o crocante, deixe lá por uns 30 minutos, ou até firmar de novo nas bordas, misture bem com uma espátula pra conseguir um pouco de leveza e repita o processo mais 2 vezes.
- Retire o sorvete do freezer uns 10 minutos antes de servir.
Outros sorvetes gostosos aqui Na Cozinha da Helô: sorvete de chocolate caseiro, sorvete de banana fácil e cremoso, sorvete muito lindo de jabuticaba, sorvete carimbó com castanha e cupuaçu.
NOTAS
Pra fazer o crocante, o mais simples é quebrar a placa de caramelo com avelã em pedaços irregulares de uns 3 cm e triturar no liquidificador ou no processador até conseguir um pó grosso com pedacinhos maiores e brilhantes pelo meio.