RECEITA DE PAÇOCA DOCE DE AMENDOIM COM FARINHA DE MANDIOCA (OU DE MILHO)
A paçoca de amendoim da roça é uma paçoca doce com farinha de mandioca, ou de milho, pra comer de colher. É bem diferente da receita de paçoca simples de amendoim, que também é deliciosa. Eu gosto das duas!
Até o final dos anos 1980, na fazenda, que fica na zona rural de São Luiz do Paraitinga e a uns 18 km da cidade, quase ninguém tinha carro e pão fresco era um luxo. Pro café da manhã, pro lanche e pra acompanhar o cafezinho, as receitas a gente fazia pão de mandioca, que ficava macio por uns dias, bolo de fubá da minha avó com fubá da fazenda, bolinho de chuva, que ficavam prontos em nem meia hora, e a paçoca de hoje que durava bastante.
Na verdade, mesmo tendo o pão, o bolo, e o bolinho de chuva, a lata cheia de paçoca de amendoim era obrigatória. Ninguém abria mão de um punhado de paçoca doce de amendoim pra comer de colher entre um gole e outro de café servido numa caneca de ágata grande.
Preparar a paçoca não era difícil, mas dava um trabalhinho.
Eu torrava o amendoim no forno do fogão a lenha ou numa frigideira de ferro mexendo sem parar, depois abanava com uma peneira enorme de bambu pra pele avermelhada voar e sair, depois socava no pilão com açúcar e farinha. E a farinha podia ser de mandioca não muito torrada ou de milho pra deixar a paçoca mais nutritiva.
Socar era um processo lento, o baque da mão do pilão precisava ser firme e ritmado, não adiantava bater muito forte num momento, espirrar farinha pra fora do pilão e depois bater devagar, era aquele processo devagar e sempre.
Fazendo desse jeito, o óleo do amendoim ia se soltando e se misturando com o açúcar e depois umedecendo a farinha. O fato é que, depois de um tempo socando, tudo se transformava numa farofa grossa, úmida e deliciosa. Essa paçoca ia pra lata e mal durava uma semana.
Abrir a lata já era delicioso, subia o perfume do amendoim com açúcar, e a primeira colherada era demais de bom.
Como hoje em dia quase ninguém tem pilão em casa, a receita hoje é de processador ou de liquidificador. Não é igual, mas fica gostosa também.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é pequena:
- amendoim cru e com pele;
- farinha de mandioca não muito torrada ou farinha de milho;
- açúcar.
Ao contrário do que acontece com a paçoca simples de amendoim, que funciona bem com amendoim torrado e salgado sem pele, daqueles do supermercado, pra de hoje é melhor torrar o amendoim em casa. Os óleos naturais ficam mais intensos e a paçoca fica mais úmida.
Primeiro eu torro o amendoim por uns 20 minutos, até ficar bem perfumado, seco, com a pele rachando e ligeiramente dourado. Depois esfrego o amendoim com as mãos pra soltar a pele, abano com uma peneira pra conseguir descartar toda a pele (ou mexo com as mãos sobre uma assadeira grande e vou separando as peles).
Em seguida, eu coloco o amendoim, a farinha e o açúcar no processador e, com a tecla pulsar, processo até conseguir uma farofa homogênea e úmida.
Passo pra um pote com tampa e sirvo com café, banana, sorvete, iogurte ou utilize como parte de bolos, sobremesas e até de pratos salgados. Ela se conserva bem por até 1 semana fora da geladeira num pote bem fechado.
Gosta de paçoca de amendoim? A gente tem aqui no site algumas receitas bem gostosa pra você: brigadeiro de paçoca e cheesecake de paçoca com cobertura de chocolate.
E quer aprender a preparar um bolinho de chuva delicioso? Tudo bem explicadinho no vídeo do nosso canal do youtube:
Outras receitas com amendoim: paçoca simples de amendoim, brigadeiro de paçoca, torta paulista de amendoim bem gelada, como fazer amendoim japonês caseiro, pasta de amendoim e cheesecake de paçoca com cobertura de chocolate. Ela se conserva bem por até 1 semana fora da geladeira num pote bem fechado.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
37 Comentários
Que delícia!tudo natural sem química e venenos.
Oi, Ede! Assim é muito mais gostoso né?
Amei!!!!!! Da ate para sentir o cheiro qdo abre a lata! ☺️☺️☺️☺️
Oi, Valéria! Uma delícia, né? bjs
Voltei aos meus 12 anos.de idade onde. Minha mãe e uma pessoa chamada Maria na cidade de pindamonhagaba
Na fazende chamada Fazenda Amarela.
Que fasia todo este prosseço e as crianças ficavam todos em volta esperando ficar pronta hummm que bomm.
Já se vão 40 anos.
Wilton, boa noite!
É impressionante como uma colherada de paçoca pode levar a gente pra qualquer lugar e, principalmente, viajar no tempo.
Eu cresci preparando paçoca, socando no pilão e adoro tanto saborear a paçoca pronta, como fazer.
Bom saber que o nosso texto te proporcionou boas sensações.
Continue seguindo o Na Cozinha da Helô, sempre com novidades.
Abraços, Ana e Helô
Minha mãe fazia muito pra nós sempre muito deliciosa está paçoca de pilão huuuuu voltei a minha infância e minha odolessencia que Maravilha.
Olá! Bom saber que a receita te fez pensar em coisas boas. Paçoca de pilão é uma delícia.
Continue seguindo o Na Cozinha da Helô, delícias não faltam.
Abraços, Ana e Helô
Minha avó fazia a de pilão, vou surpreender a família com o mesmo sabor! Obrigada!!
Oi, Vana! Depois me conta o que acharam hein! Bjs
Sucesso total Valeria!!! Minha família se emocionou !! Receita arquivada! Obrigada!!
Desculpa, Heloisa…. ♀️
Bom dia abençoado,, que delícia de infância,eu também me lembro muito tarde deste tempo bom que não volta mais,,, obrigada por passar um pedacinho dêsta história
Moro aqui em S.L. do Paraitinga e com a minha mãe, se usava farinha de milho … não e de mandioca. Também fazia a paçoca de carne com farinha de milho … sdd dela.
Oi, Nilson! Adorei sua mensagem, também cresci com paçocas de farinha de milho, sempre socadas no pilão e adoro! Sempre que posso, preparo em casa tanto a doce quanto a salgada no pilão que tenho ao lado da cozinha. Bjs
Hoje comprei paçoca de rolinho em uma casa de doces naturais… De repente, lembrei que minha mãe fazia paçoca no pilão quando eu era criança. Incrível esta preciosa lembrança tinha se apagado, mas estava guardadinha lá no fundo da minha memória. Então vim procurar aqui na internet e vi a sua receita, Heloísa Bacellar, fiquei tão emocionada, parece que eu estava perto da minha mãe ao lado do pilão. Estou hoje com 66 anos e já faz dez anos que a minha mãezinha foi para o céu… Lágrimas nos olhos. Obrigada pelo bem que você me fez.
Oi, Neuracy! Que linda mensagem, ela com certeza alegrou o meu dia!! É muito gratificante saber que minha receita lhe trouxe uma lembrança tão querida e especial! Bjs
De vez em quando eu também faço paçoca de pilão. É nessas horas que me lembro ainda mais da minha mãe querida que faleceu à mais de cinco anos. Algumas vezes eu substituo a farinha por biscoitos de maizena.
Oi, Luciano! Que memória boa!! bjs
Como estamos no mês de são João,pedi a uma prima para passar a receita de paçoca, e igualzinha a sua, lembrança da infância que não volta mais.
Hoje vou fazer para as netas.
Helena, boa noite!
É mesmo delicioso preparar e servir uma receita carregada de boas lembranças. E quando a gente sabe que está apresenta a receita a crianças, a magia é mais intensa.
Paçoca de amendoim tem sabor de infância.
Abraços, Ana e Helô
Boa tarde,amo suas receitas,vou ao delírio Essa receita em especial me levou até o passado mais lindo da minha vida junto aos meus avós,eu ficava observando como faziam a paçoca, você conseguiu mais uma vez me emocionar,cozinhar pra mim é um ato de amor puro.Muito obrigada
Oi, Carmem! Que mensagem linda! Fiquei muito feliz que a receita pode trazer uma memória tão querida! Obrigada você por me acompanhar e por me escrever! Adorei! bjs
Super fácil de fazer. Uma delícia hummm
Mônica, bom dia! É mesmo muito fácil e uma delícia!! Aproveite!!.
Viajei no tempo! Obrigada, por me levar a minha infancia.
Meu avö fazia uma deliciosa paçoca.
Saudades…….
Mariselma, bom dia!
Delícia saber que você se encantou com o post e até viajou no tempo. Aqui no Na Cozinha da Helô é assim, alma e sentimento transbordam em tudo que a gente faz.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Acabei de fazer ficou uma delicia.obrigada pela dica.
Célia, boa tarde!
Bom saber que a receita deu certo e que você gostou, é o que mais vale!!!
Siga nos acompanhando, temos sempre novas histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô adorei sua receita mas posso substituir a farinha de mandioca pela de milho?
Depois que fizer te falo o que o marido achou… ele ama…
Tina, boa noite!
Você pode usa uma farinha de mandioca mais branca, não daquelas muito torradas, com jeito de farinha de rosca. Aquelas bijus funcionam bem. A farinha de milho dá uma paçoca mais úmida. A gente também adora paçoca de amendoim e sempre prepara em casa.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Fiz agora ficou uma delícia
Vitória, boa noite!
Que gostoso saber que você fez a receita e ficou feliz com o resultado. Agora, dá pra fazer paçoca sempre que der vontade.
Abraços, Ana e Helô
Helô, tudo bem? Apenas na semana passada, 18/6/21, fui a São Francisco Xavier e conheci lá. Comprei um pacote, na padaria local, e trouxe para SP. Uma delícia, mas como eu disfruto de todo esse sabor? É tão somente para acompanhar o café? Já é demais mas se tiver outra forma, me avise. Muito obrigado,
Antonio, boa noite!
Obrigada pelo carinho!
Paçoca de amendoim da roça é tudo de bom. Com café ela fica deliciosa, mas também pode ser usada em receitas. Aqui no site, temos o cheesecake de amendoim e chocolate e o brigadeiro de paçoca.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Essa paçoca na minha infância era deliciosa, minha avó sempre fazia . Pois era um doce que dava para comprar e fazer !
As vezes as coisas simples não são valorizada hoje . Meu sonho seria fazer um projeto social escola para criança e adolescente, resgatar os cadernos de receitas . Fazer receitas antigas que tenho de família , e de outras famílias também ! Mas e um sonho de depende de investimento e ainda não deu . Mas quem sabe um dia pode acontecer .
Cida, boa noite!
A gente adora tudo isso e valoriza demais as receitas e histórias que, há gerações, fazem parte da vida de tanta gente.
Aqui Na Cozinha da Helô você sempre encontrará receitas assim e que merecem toda a valorização possível.
Quem sabe, um dia, você realiza seu sonho.
Abraços, Helô