POPOVERS OU PÃEZINHOS AMERICANOS MUITO FOFOS
Essa receita de popovers, que são pãezinhos americanos muito fofos, vai te surpreender. Por aqui, eles não são muito conhecidos, mas por lá todo mundo adora.
Sempre gostei da textura crocante por fora e esburacada, quase sequinha por dentro, das choux ou bombas e carolinas, das broinhas aerosas mineiras e, no mundo inglês, dos popovers, todos com massa saborosa e cheia de ovos. Tanto é verdade que vivo atrás de receitas de pãezinhos desse tipo.
Aprendi essa receita há muitos anos e vira e mexe preparo esses pãezinhos estufados pra acompanhar carne assada, sopa ou salada.
É uma receita clássica, que aparece em livros americanos, como popovers, e nos ingleses com yorskhire pudding, mas com uma diferença básica: os popovers são feitos com manteiga e os yorkshire puddings costumam ser preparados com a gordura da assadeira dos assados.
A RECEITA
Comparando com as receitas das bombas, broas e pães de queijo, a receita dos popovers é bem mais simples, pois não tem que cozinhar a base da massa e não tem que acrescentar os ovos um a um até dar o ponto.
O ideal é assar e servir, mas já preparei uma fornada logo cedo e aqueci no forno pouco antes de servir e já aqueci pro café-da-manhã do dia seguinte e servi com manteiga, requeijão ou geleia e acompanhando a refeição.
Eles são perfeitos pra acompanhar receitas de ensopados e molhos mais encorpados. Fica uma delícia com o frango caipira ensopado com azeitonas e com o pernil de cordeiro assado – gigot d’agneau de 7 heures, com o pernil assado e perfumado de festa.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes é simples:
- manteiga;
- leite;
- ovo;
- mostarda;
- farinha de trigo;
- sal;
- queijo parmesão ralado;
- pimenta-do-reino
Pra variar, já troquei o parmesão por outros queijos bons de ralar, já juntei umas 3 colheres (sopa) de salsinha ou cebolinha picadas ou de folhinhas de tomilho ou de orégano fresco à massa e já fiz também a receita com 1 colher (chá) de curry (fiquei com pãezinhos bem amarelos e perfumados). Quer dizer, a receita é versátil.
Capriche na mostarda (use Dijon ou outra bem saborosa) e coloque pimenta-do-reino, ela faz a diferença.
Pra fazer os popovers, os ingredientes vão pro liquidificador e a gente bate bem, até a massa espumar.
Depois é só assar, no começo no forno bem quente, depois com a temperatura um pouco menor, até conseguir pãezinhos bem estufados, que pulam mesmo pra fora das cavidades, e dourados na superfície.
As forminhas: como, por aqui, forminhas especiais pra popovers não são comuns, a saída é usar assadeiras de metal pra muffins ou forminhas de empada grandes e daquelas mais fundas pra bom-bocado (acho que são as mais interessantes). Claro que, dependendo do tamanho da forminha, a quantidade de massa muda um pouco, mas o que importa é não preencher além de 2/3.
Quanto mais as forminhas forem fundas e com bordas retas, mais altos e estufados ficarão os pãezinhos. A lógica? A massa estufa rápido com a temperatura alta do forno, e quase que explode, a lógica do nome popover é essa: a massa “pop” (estufa) “over” (por cima).
O essencial é levar a assadeira vazia (isso mesmo) ao forno quente pra aquecer muito bem, em seguida retirar, untar com cuidado (o pincel é a melhor solução) e só então despejar a massa nas cavidades.
INGREDIENTES
- 50 g manteiga
- 1 xícara de leite (240 ml)
- 3 ovos
- 1 colher (chá) de mostarda dijon
- 1 xícara de farinha de trigo (120 g)
- 1 colher (chá) de sal
- 1/3 de xícara de queijo parmesão ralado (ou algum outro queijo bom de ralar) – (35g)
- Pimenta-do-reino
Preparo
- Coloque uma assadeira de preferência anti-aderentes e para 12 muffins pequenos ou 8 grandes (ou uma fôrma especial popovers) no forno ainda frio e aqueça a 210ºC (alto) por 10 minutos.
- Enquanto isso, separe de 10 g da manteiga para untar as forminhas, mantendo num só pedaço.
- Coloque os 40 g restantes de manteiga e o leite numa panelinha e, quando ferver, transfira pro liquidificador. Junte os ovos, a mostarda, a farinha, o sal, o queijo e bata até conseguir uma massa lisa e espumando na superfície (se for o caso, junte as ervas ou curry).
- Coloque o pedaço de manteiga de untar numa cavidade e, com cuidado e um pincel, pois a fôrma estará bem quente, lambuze o fundo e as laterais da cavidade e, a seguir, transfira pra cavidade seguinte, unte também e siga assim até terminar.
- Preencha as forminhas com a massa até 2/3 da altura e leve ao forno a 210ºC (alto).
- Passados 10 minutos, diminua a temperatura pra 180ºC (médio) e continue assando por mais uns 25 minutos, até que os pãezinhos estejam bem estufados e dourados (não abra o forno nos primeiros 20 minutos).
- Retire do forno, desenforme (solte com a ajuda da lâmina de uma faca se for preciso) e sirva imediatamente.
Eles são perfeitos pra acompanhar receitas de ensopados e molhos mais encorpados. Fica uma delícia com o frango caipira ensopado com azeitonas e com o pernil de cordeiro assado - gigot d’agneau de 7 heures, com o pernil assado e perfumado de festa
NOTAS
Não é a mesma coisa, mas dá pra preparar os pãezinhos com até 12h de antecedência e aquecer em forno médio por uns 10 minutos antes de servir.
2 Comentários
Não dá certo se usar forma de silicone (entendi que temos que colocar a massa na forma quente, é isso?)?
Oi, Izabel! A minha forma é de metal e, pelos testes que fiz na vida e sempre li e soube, a forma tem que ser fritante de tão quente, por isso o metal, então acho que silicone não rola mesmo. Espero ter ajudado! bjs