RECEITA DE PÃO COM CARNE MOÍDA
Que tal preparar um pão recheado com carne moída pro lanche? Essa receita fácil de fazer, prática e gostosa sempre fez parte da mesa dos lanches de quando eu era criança. Todo mundo corria quando a minha mãe chamava e dizia que tinha pão com picadinho e ele acabava num minuto.
Tudo é bem simples e muito bom, pura comida de casa: pão, carne moída bem temperadinha com molho de tomate, queijo derretido e ovo.
INGREDIENTES E PREPARO
Minha mãe costumava comprar na padaria o filão, que era um pão francês um pouco mais firme e tamanho família, e era ele o pão do picadinho.
Como ele tinha bastante miolo, ele absorvia o molho de um jeito delicioso por dentro, e como a casquinha era crocante, ela regava por cima com mais um pouco de milho, cobria com umas fatias de queijo, levava pro forno e depois servia em fatias.
Só que o tempo passou e as padarias de hoje não fazem mais o mesmo filão. Baguette tem a casca deliciosa, mas falta miolo, os pães mais do tipo italiano, que são a maioria, têm casca muito grossa e bastante miolo, mas o miolo é mais firme e não fica tão úmido.
Sinceramente, depois de experimentar a receita com pães diferentes, achei que usar um pão francês ou de sal, ou algum outro com bastante miolo macia e uma casquinha é a solução. Como esses pães são pequenos, preparar sanduíches individuais passa a ser a solução.
Quanto ao molho, minha mãe fazia um molho de tomate bem básico, juntava uma receita de carne moída caseira e usava pra rechear o lanche.
Dependendo da pressa e o que tenho em casa, eu faço desse jeito, e também preparo assim quando uso sobras da carne moída pra fazer o sanduíche.
O molho de tomate que eu costumo usar nesse caso é o molho saboroso de tomate e manjericão, mas já fiz com molho pronto só retemperado e deu certo. Afinal de contas, é o tipo de receita que pede pra ser prática e rápida.
Mas também dá pra fazer uma receita do molho à bolonhesa simples, que eu ensino a preparar na receita da lasanha, . Pensando nesses outros usos pro bolonhesa, eu vira e mexe dobro a receita na hora de preparar, congelo uma parte e só retiro do freezer e aqueço quando preciso.
Pra receita de hoje, eu fiz um bolonhesa bem rápido, mas chiquezinho pelo vinho branco. Usei:
- manteiga;
- cebola;
- alho;
- carne moída (patinho, coxão mole ou acém);
- leite;
- vinho branco seco;
- polpa de tomate ou 1 lata de tomate pelati, ou até um molho pronto pra adiantar a vida;
- óleo vegetal ou azeite de oliva;
- sal, pimenta-do-reino, noz-moscada e açúcar pra equilibrar a acidez.
Pro molho, eu aqueço metade da manteiga e um fio de azeite ou de óleo e douro ligeiramente a cebola. Junte o alho e, quando perfumar, acrescento a carne. Mexo até soltar os grumos e a carne mudar de cor, adiciono o leite, espero evaporar, junto o vinho, deixo ferver por uns 2 minutos e acrescento a polpa de tomate.
Cozinho em fogo baixo por uns 30 minutos, adicionando um pouco de água se secar demais, até que a carne ficar bem macia e o molho o molho ficar encorpado, saboroso e com uma bolha de gordura na superfície.
Acerto o sal e a pimenta, acrescento a noz-moscada, ajusto a acidez com pitadas de açúcar, descarto o alho e reservo. Dá pra preparar o molho com até 3 dias de antecedência e deixar na geladeira.
Se for assim, vale a pena aquecer antes de rechear o pão, o tempo de forno diminui e o pão não resseca por cima.
Quanto ao ovo: minha mãe às vezes usava rodelas de ovo cozido, outras vezes fritava um por pessoa, mas como eu não sou muito de ovo frito fiquei com o cozido.
O cozido tem a vantagem de poder ser preparado até de véspera, dá pra cozinhar, guardar na geladeira inteiro e com casca e, antes de usar, só descascar e cortar em rodelas.
O queijo pode ser o que tiver por perto e derreta bem. Pode ser mussarela, um minas frescal mais cremoso, um minas meia-cura ou até requeijão cremoso e firme, como catupiry, e também pode ser sem lactose.
Deixei de lado as fatias de queijo por cima, e usei só parmesão, porque o pão francês é leve, ficou encharcado com molho também por cima e, sem o molho, as fatias de queijo ressecam. Com bastante molho no recheio o lanche fica bem gostoso.
Depois de fatiar o pão, eu besunto com a manteiga restante, recheio com uma camada farta do molho com carne, espalho por cima as rodelas de ovo cozido (ou os ovos fritos), cubro com o queijo, tampo o sanduíche e polvilho com parmesão. Em seguida, só levar ao forno quente pra aquecer e o queijo derreter e servir.
Pra adiantar a vida, dá pra preparar o molho e cozinhar os ovos com antecedência e só montar o sanduíche e levar ao forno antes de servir,
Além desses básicos, dá pra variar com o que der vontade. Já troquei a carne por lascas sem pele e desossadas de sobras do frango assado delicioso e fácil de preparar, ou com a carne desfiada do bife enrolado delicioso ou bracciola ou do afogado no capricho ou do barreado paranaense caseiro, com ratatouille ragú provençal de legumes, já variei bastante os queijos, juntei azeitonas e alcaparras.
Dependendo do pão e dos ingredientes do recheio escolhido, o lanche pode virar vegetariano, vegano, sem lactose e até sem glúten, mil possibilidades.
Garanto que adultos e crianças vão adorar essa receita tão caseira e que é perfeita pra entrar na lista de sobrevivendo na cozinha. Tem tudo a ver com refeições rápidas do dia a dia ou de férias.
Outras receitas pro lanche: pizza de tabuleiro caseira e muito fácil, pizza caseira fácil de fazer, sanduíche colorido de festa e sanduíche mediterrâneo vegetariano.
Outras receitas pro lanche: pizza de tabuleiro caseira e muito fácil, pizza caseira fácil de fazer, Sanduíche colorido de festa e sanduíche mediterrâneo vegetariano. Dependendo do pão e dos ingredientes do recheio escolhido, o lanche pode virar vegetariano, vegano, sem lactose e até sem glúten, mil possibilidades.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS