RECEITA DE PÃO DE CALABRESA
Hoje eu vou ensinar como fazer pão recheado com calabresa e mussarela. Aquele que é servido em fatias gulosas nas cantinas e pizzarias e todo mundo adora.
Nesses lugares, os pães imensos e moldados como guirlanda são assados em fornos a lenha quentíssimos, ficam com o sabor e o aroma da brasa e com a massa estaladiça e muitas vezes são preparados com massa com fermentação natura.
Mas como pouca gente tem forno a lenha em casa, fermentação natural exige mais cuidados, resolvi dar uma receita com fermento biológico, forno caseiro, fácil de fazer e que dá um pão maravilhoso.
Com azeitonas pretas pra acompanhar, você já tem uma entrada pra servir numa refeição italiana e pode transformar a usa casa numa cantina ou trattoria. Lindo, divertido e delicioso.
A MASSA E O RECHEIO
A massa é básica, leva farinha de trigo, que é a base de tudo, fermento biológico, água, um pouquinho de açúcar, azeite e orégano, que dá sabor e perfume ao pão. Deixei o sal de lado porque a linguiça já é salgada.
O recheio tem que ser farto pra que o pão seja de linguiça pra valer e não só com uns pedacinhos de linguiça pelo meio da massa. As quantidade de linguiça calabresa defumada e de queijo parecem bem exageradas no momento da montagem, mas elas se espalham quando a massa cresce e tudo fica equilibrado no final.
O preparo da linguiça é simples, só descartar a pele grossa e triturar num processador ou num liquidificador que tenha motor forte ou passar por um moedor de carne. O queijo é só ralado no ralador grosso.
Pra massa, eu coloco na tigela da batedeira o fermento, a água morna, 1 colher (sopa) de farinha, o açúcar e deixo repousar por uns 10 minutos, até começar a borbulhar.
Então, junto xícaras de farinha, o azeite e o orégano e, usando o gancho e mantendo a velocidade mais baixa, bata até conseguir uma mistura uniforme. Também dá pra fazer numa tigela misturando com as mãos.
Então, passo pra uma velocidade intermediária e continu batendo a massa por mais uns 10 minutos, até ficar bem elástica, macia e descolando totalmente da tigela. Durante o processo, junto farinha apenas aos pouquinhos e se percebo que a massa permanece úmida demais e colando na tigela.
Então, desligo a batedeira, coloco um fiozinho de azeite no fundo da tigela pra massa não colar, cubro com filme plástico ou com um pano e deixo repousar por umas 2 horas, ou até dobrar de volume.
MODELAR E ASSAR
Depois desse descanso, eu modelo o pão.
A modelagem do pão como guirlanda tem os seus motivos. Como é uma roda com um buraco central, o pão grande das cantinas consegue assar por igual e não fica cru no centro.
Mas pros pães menores e caseiros eu faço diferente. Não juntar as pontas pra fazer a guirlanda porque os rolos menores acabam dando discos pequenos, o buraco some quando a massa cresce e o pão não assa direito.
Eu deixo o pão como uma rosca comprida, só que entrelaçada, na foto dá pra ver como fica. Esse entrelaçado não é só pra deixar o pão mais bonito, ele faz com que o recheio se espalhe e não fique só no meio como acontece no rocambolo e a massa também se separa em camadas mais leves. Só fazendo e comendo pra entender pra valer.
Pra modelar, eu primeiro divido a massa ao meio. Em seguida, abro uma metade de massa com um rolo até conseguir um retângulo grande e de espessura bem fina, por cima espalho metade do recheio numa camada uniforme e enrolo como um rocambole pressionando bem e sem me importar com furos e pedaços de linguiça escapando. Depois faço o outro rocambole.
Pra finalizar, eu coloco os rocamboles lado a lado e entrelaço os dois pra deixar o pão fique bem torcido, depois passo pra assadeira. Na cantina, eles uniriam as pontas pra formar a guirlanda e colocariam a guirlanda numa fôrma de buraco no meio bem grande ou numa assadeira redonda forçando pra deixar um anel largo no centro.
Cubro com filme ou com um pano leve e deixo o pão descansar em temperatura ambiente por mais 1 hora. Quando faltam uns 10 minutos pra completar o tempo, aqueço o forno a 180ºC (médio).
Leve o pão pro forno e asso por uns 40 minutos, até ele ficar bem crescido, firme e totalmente dourado, inclusive nas fendas.
O pão fica ótimo bem quentinho, deixo amornar por 10 minutos, fatio e sirvo. E dá pra deixar o pão coberto fora da geladeira e comer no dia seguinte, ele continua delicioso.
Apesar de grande, tenho certeza de que, de fatia em fatia, ele vai terminar em pouco tempo. E se ele realmente for grande pra sua casa, simplesmente divida o pão ao meio ou em três partes, congele por até um mês, depois descongele e aqueça antes de servir.
Não divida a receita, pois não só ela fica desequilibrada, como fica mais difícil de modelar.
Outras versões
Pra variar, só trocar os recheios, deixando a calabresa de lado e usando outros ingredientes.
Dá pra rechear com berinjelas e abobrinhas ou folhas de escarola ou de espinafre refogadas no azeite com alho e alguma erva pra perfumar, com camada de caponata siciliana tradicional, ou de ptomates rústicos com ervas da Helô escorridos do caldo da assadeira, ou de cebolas caramelizados ou mesmo só de uma mistura de queijos.
Pra completar a refeição no estilo cantina ou trattoria, que tal preparar a receita fácil de polenta cremosa, bife enrolado delicioso ou bracciola ou a lasanha à bolonhesa simples?
Com essas ideias o pão pode ser vegetariano e até vegano. Importante: se o recheio não for de linguiça ou de algum outro embutido será preciso juntar 2 colheres de chá de sal à massa.
Que tal ir agora mesmo pra cozinha fazer o incrível pão recheado com calabresa e mussarela?
Pra completar a refeição no estilo cantina ou trattoria, que tal preparar a receita fácil de polenta cremosa, bife enrolado delicioso ou bracciola ou a lasanha à bolonhesa simples? Adoro servir o pão com azeitonas pretas ao lado. O pão vai bem como entrada ou acompanhando uma refeição italiana ou como lanche.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
16 Comentários
Falta a opção de impressãp
Ricardo, boa tarde!
Muito obrigada pela sua informação. Só com ajudas como a sua o site pode melhorar.
A gente se lembra de ter falado sobre o assunto com o programador no ano passado, mas com as confusões da pandemia isso acabou esquecido.
Acabamos de falar com o novo programador pedindo uma solução pra dar print/versão para impressão.
Abraços, Ana e Helô
Olá, gostaria de fazer esta receita, me parece divina, mas não sei qual o tipo de fermento a ser usado nela, se é fermento biológico seco ou fresco?
Claudia, boa noite!
É fermento biológico, de fazer massas de pão e pizza. O mais prático é comprar sachês de fermento biológico seco (fica perto do fermento químico de bolo na prateleira do supermercado. O fermento seco nos sachês têm validade longa, não precisam de geladeira como o fermento fresco, e raramente não funcionam.
Conte depois pra gente como ficou o seu pão.
Abraços, Ana e Helô
Boa tarde, Heloísa e Ana! Agradeço pela sua resposta, vou então fazer com o fermento indicado!!
E depois eu contarei como o pão ficou!!
Abraços
Claudia, bom dia!
Não se esqueça de contar pra gente.
Abraçøs, Ana e Helô
Bom dia, eu fiz o pão neste último fim de semana e ficou maravilhoso!! Ficou grande e bonito, e com muito recheio!! Com certeza vou repetir esta receita, obrigada por compartilhá-la!!
Oi Helo, parabéns pela página e receitas maravilhosas. Essa merecia um vídeo!
Gosto demais das suas receitas.Eu fazia muito esse pão com a difernça que ao invés de azeit,na massa, ia banha.Ficava muito bom mas havia perdido a receita.Que bom que tenho de novo.Obrigada.
Boa noite!
Que gostoso saber que você ficou feliz com a receita. O pão é tudo de bom. Espero que você aproveite a receita.
Os pães com banha, que muita gente ainda prepara, costumam ser macios e saborosos. Uso azeite porque nem sempre a banha faz sucesso, mas ela funciona muito bem.
Conte depois como ficou.
Abraços, Helô
Eu fiz e é maravilhoso!
Ieda, boa tarde!
Muito gostoso saber que a receita agora também faz parte da sua cozinha.
Continue aqui com a gente.
Beijos, Helô
Fiz a sua receita como um presente de aniversário de casamento para os meus pais. Eles amaram (e todos que provaram também)! Muito obrigado por compartilhar não apenas as receitas mas também suas histórias, às vezes venho aqui no site apenas para lê-las, desanuviar a mente da rotina diária e se inspirar! PS: Antes de ver seu aviso de não divida a receita eu já tinha dividido (mas deu certo, o pão ficou muito bom e ENORME kkkkkk). Abs, Franklin.
Franklin, boa tarde!
Que mensagem gostosa, alegra o dia! Escrevo e cozinho com muito amor, carinho e dedicação e saber que isso tudo faz bem a outras pessoas é importante demais pra mim.
Feliz pelo sucesso desse pão tão gostoso na sua casa, agora ele já faz parte da sua cozinha. Quanto ao tamanho, é um pão farto mesmo. Em casa, quando estou só com o meu marido, faço a receita toda porque o trabalho é o mesmo, mas congelo metade.
Um abraço e um bom 2024 pra você, Helô
Helô, muito obrigada pelo seu site cheio de receitas deliciosas. Hoje, fiz 2 delas. A almôndega assada e o pão de calabresa. Foi um sucesso aqui em casa.
Oi Valdice! Que delícia saber que você está aproveitando o Na Cozinha da Helô. Faço de tudo pra o site seja um espaço gostoso e cheio de carinho e quando pessoas como você valorizam, fico feliz demais.
Agora, a almôndega e o pão já fazem parte da sua cozinha, bom né?
Beijo, Helô