RECEITA DE SALADA DE CEVADINHA E FRUTAS SECAS
Hoje vou ensinar como fazer salada de cevadinha com frutos secos e cebola caramelizada que é tão boa que faz parte da minha lista de receitas preferidas. Ela tem tudo a ver com refeições de verão e de festas, vale como prato único e arrasa.
Quem me conhece sabe bem o quanto eu adoro grãos e frutos secos em geral e, sempre que posso, tenho um tanto deles em casa.
Só que, no final do ano, vira e mexe a gente acaba juntando pouquinhos de várias delas na despensa e isso acontece com muita gente.
De repente, aparecem tâmaras, figos, damascos, pacotinhos pela metade com uva-passa escura ou clara, frutas tropicais desidratadas, amêndoas, pistaches, nozes comuns e pecãs, castanhas do Brasil/Pará e de caju, avelãs e macadâmias.
Nessa hora, nada como pensar numa receita incrível pra aproveitar tantos ingredientes deliciosos e especiais.
Há uns três ou quatro anos, depois do almoço de Natal, eu fiz um apanhado de frutas e resolvi que ia usar pra uma salada pra ceia do revéillon. Pra deixar a salada substanciosa e com jeito de prato único, decidi usar cevadinha, dar o adocicado com a cebola caramelizada, acrescentar ervas pra dar frescor e temperar com limão, sal e azeite.
O resultado? Uma salada que fez tanto sucesso que virou clássico em casa. Já servi só com uma salada e também como acompanhamento de grelhados ou de assado. Veganos, vegetarianos e intolerantes à lactose também adoram a receita.
Anotei a receita, depois fiz a foto com a Ana e já ensinei bastante gente a preparar. INGREDIENTES E PREPARO
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes ficou assim:
- cevadinha ou mistura de 7 grãos;
- água;
- louro;
- cebola;
- a mistura de frutos secos que quiser (nozes comuns ou pecãs, macadâmias, avelãs, amêndoas, castanhas, uva-passa, figo, damasco, tâmara …);
- limão;
- as ervas frescas que quiser (salsinha, hortelã, manjericão, folhas de erva-doce);
- azeite de oliva;
- sal.
Fiz com cevadinha porque adoro e sempre tenho em casa, mas a receita também pode ser feita com a mistura de sete grãos, que é bem prática e aparece nas prateleiras de qualquer mercado. E intolerantes ao glúten podem preparar a salada com arroz integral.
As ervas são importantes pra dar frescor e cor à receita. Escolhi hortelã e cebolinha, mas cada um usa o que tiver na geladeira.
A cebola caramelizada deixa salada incrível e só precisa de azeite e sal pra ficar deliciosa. Pra variar e dar aquele toque misterioso à salada, dá pra juntar 1 colher (chá) de curry na frigideira.
Como na frigideira cabe realmente de tudo, se quiser acrescente também até 2 xícaras de sobras de alguma carne assada, como peru, pernil de porco ou de cordeiro, leitoa.
Eu cozinho a cevadinha na água com o louro e um pouquinho de sal por uns 45 minutos, até que os grãos fiquem cozidos, mas firmes, escorro e uso. Pra adiantar a vida, dá pra cozinhar na véspera, regar com um fio de azeite pra evitar grumos e deixar na geladeira pra finalizar umas 3 horas antes de servir.
Enquanto isso, douro no azeite a cebola em fatias, então junto os frutos escolhidos, espero aquecer e perfumar e passo pra uma tigela. Depois junto a cevadinha escorrida, o suco de limão e ervas picadas, sal e azeite. Levo à geladeira por umas 3 horas e sirvo.
Outras receitas com grãos que têm tudo a ver com as festas de fim de ano: terrine de grãos com frutos secos e cogumelos, pilaf de arroz com lentilha e frutos secos, ensopado vegano de lentilha com cenoura e especiarias, salada vegetariana de cevadinha com tomate e manjericão e salada francesa de lentilha.
Outras receitas com grãos que têm tudo a ver com as festas de fim de ano: terrine de grãos com frutos secos e cogumelos, pilaf de arroz com lentilha e frutos secos, ensopado vegano de lentilha com cenoura e especiarias, salada vegetariana de cevadinha com tomate e manjericão e salada francesa de lentilha. Se quiser, use mistura de 7 grãos no lugar da cevadinha, também fica uma delícia.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS