RECEITA DE PARIS BREST
O Paris Brest é um doce delicioso com praliné de avelã que eu amo, amo e amo! Acho quase impossível entrar numa pâtisserie francesa, que seja famosa pelo seu Paris Brest ou que tenha um bem lindo na vitrine, e sair de lá sem comer pelo menos unzinho. A verdade é, quando encontro uma confeitaria conhecida pelo doce, acabo comendo o Paris Brest e mais algum outro…
Eu me apaixonei pelo doce quando estive na França pela primeira vez, e olha que os que eu comi nem eram os melhores, e a Pâtisserie des Rêves não existia nem em sonho…
A sobremesa, nascida em 1910 pra homenagear uma competição de ciclismo que fazia o circuito Paris – Brest, na Bretanha, foi imaginada a partir de uma roda de bicicleta.
O aro seria o disco de pâte à choux, que é a massa das bombas. E o pneu ficaria por conta do creme de confeiteiro leve e amanteigado enriquecido com a pasta de avelã caramelizada que é um creme mousseline com pasta de avelãs. Pra finalizar, umas amêndoas laminadas e douradas e a polvilhada clássica com açúcar de confeiteiro.
Por décadas, a receita tradicional foi feita e refeita por confeitarias da França inteira, só com uma coisinha ou outra de diferente. Só que, em 2009, o Chef-Pâtissier Philipe Conticini, mantendo a alma do clássico, chegou com a sua versão divina e ultra contemporânea do Paris Brest, daquelas coisas que só comendo mesmo pra entender.
O aro deixou de ser um disco único e passou a ser um conjunto de mini bombas redondinhas colocadas uma a lado da outra, o cordão de creme mousseline praliné ganhou um “recheio” também de mais praliné, só que numa consistência um tanto mais consistente, e, coroando a massa, no lugar das amêndoas laminadas, surgiu a camada fina de “craquelin” (um crocante irresistível feito com açúcar, manteiga e farinha).
A Pâtisserie de Rêves se foi e hoje o Chef-Pâtissier Philipe Conticini continua preparando o seu Paris Brest que é de morrer de bom.
É claro que só pensava nesse Paris Brest tão especial quando parei pra escrever a receita, mas achei melhor ficar com a versão tradicional pra facilitar a vida, dando uma receita mais viável de ser preparada com frequência e sem tantas etapas e dificuldades.
Ela é trabalhosinha, não dá pra negar, mas querendo e seguindo a receita passo a passo eu tenho certeza de que você consegue um Paris Brest delicioso.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra preparar o Paris Brest:
- água;
- manteiga;
- açúcar;
- farinha de trigo;
- ovo;
- sal;
- amêndoa laminada;
- maisena;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?)
- leite;
- gelatina incolor e sem sabor;
- Praliné – pasta de avelã caramelizada;
- açúcar de confeiteiro pra polvilhar.
Água, manteiga, açúcar, farinha de trigo, ovo, sal, amêndoa laminada, maisena, leite, essência natural de baunilha caseira, gelatina incolor sem sabor e açúcar de confeiteiro são ingredientes fáceis de encontrar nos mercados.
A pasta de avelã caramelizada, que é tudo na receita, é mais complicada de achar aqui no Brasil. Algumas lojas especializadas em confeitaria até vendem, mas nem sempre são boas e custam um absurdo.
Como eu gosto de fazer tudo em casa e sei que, aqui no Brasil, é bem complicado comprar a pasta de avelã caramelizada, ou praliné de avelã, dei a receita da pasta de avelã caseira, que é simples de preparar, é de verdade e pode ser feita com antecedência.
Ainda quanto à pasta, é bom pensar que é claro que dá um trabalhinho fazer a sua pasta, mas ela pode ser preparada com até um mês de antecedência e ficar pronta na geladeira. E quanto à quantidade, não vejo mal algum em usar uns 2/3 da pasta na receita do Paris Brest e ficar com o restante pra comer com pão ou rechear biscoitos.
O recheio começa com um creme de confeiteiro básico, mas depois ele leva gelatina, amorna e vai pra batedeira pra ganhar leveza e receber a pasta de avelã e a manteiga.
Quanto à doçura do creme, é importante pensar que o creme leva açúcar e que as pastas de avelã também, o que é super normal e esperado, só que há pastas mais e menos doces, por isso é sempre bom experimentar e ajustar.
A massa é a pâte à choux de sempre, sem mistérios, e que vai explicada tim-tim-por-tim-tim. A quantidade de massa é suficiente pra preparar 2 aros, ou seja, para 2 sobremesas, mas isso também não é grave, pois o doce é leve e fica bem na geladeira por 2 a 3 dias.
Acho, com sinceridade, que não compensa fazer meia massa, os ingredientes são poucos e, se não quiser usar os 2 aros de uma vez, congele um deles depois de assado pra rechear e servir quando quiser (ou faça bombas pequenas).
O recheio é suficiente pra rechear dois aros de massa, mas se sobrar também pode ser comido às colheradas (garanto que ninguém vai reclamar). Acredite, também, que a manteiga é importante pra maior cremosidade e leveza do recheio, não é exagero.
Quanto ao tempo estimado pra preparar a receita, é importante saber que considerei que a pasta de avelãs já estará pronta. Como a receita é um tanto trabalhosa mesmo, coloquei 4 horas de tempo, mas pode aumentar ou diminuir um pouco dependendo da prática de cada um.
Outras receitas deliciosas com avelã: pasta caseira de chocolate e avelã, sorvete com crocante caramelizado de avelãs, picolé delicioso de pasta de avelã e chocolate.
INGREDIENTES
- MASSA
- ¾ de xícara de água (180 ml)
- 100 g de manteiga gelada em cubinhos
- 1 colher (sopa) de açúcar (15 g)
- 1 xícara de farinha de trigo (120 g)
- 4 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 gema pra pincelar (já diluída numas 2 colheres de sopa de água)
- ¼ de xícara de amêndoas laminadas pra finalizar
- CREME DE FINALIZAÇÃO
- 2/3 de xícara de açúcar (100 g)
- 2 ovos
- 4 gemas
- 1/3 de xícara de maisena (40 g)
- 1 colher (chá) de essência natural de baunilha
- 2 xícaras de leite (480 ml)
- 2 colheres (chá) de gelatina incolor e sem sabor
- 4 colheres (sopa) de água (60 ml)
- 2/3 de xícara de praliné caseiro de avelã (veja a nossa receita da pasta de avelã caramelizada)
- 125 g de manteiga em temperatura ambiente, bem macia
- Açúcar de confeiteiro pra polvilhar
Preparo
Massa
- Aqueça o forno a 180ºC (médio).
- Separe 2 assadeiras grandes e corte 2 pedaços de papel manteiga do tipo assa fácil, daquele que não gruda mesmo.
- Usando uma tampa de panela de uns 20 cm de diâmetro, risque um círculo no centro de cada papel (prefiro usar o papel manteiga justamente pra conseguir um aro de massa mais perfeito, já que não dá pra riscar um tapete de silicone). Coloque um papel em cada assadeira.
- Separe um saco de confeitar com um bico liso de 1 cm de diâmetro.
- Numa panela média, aqueça a água, a manteiga, o açúcar e uma pitada de sal, espere ferver, junte a farinha de uma só vez e, sem parar de mexer, cozinhe até a massa formar uma bola que se solte totalmente da panela.
- Passe a massa pra tigela da batedeira e deixe amornar por 5 minutos.
- Em seguida, sempre batendo, junte os ovos um a um e continue bata até que a massa esteja firme, lisa e brilhante (risque a superfície com a ponta do dedo indicador e veja se fica um caminho marcado).
- Coloque a massa no saco de confeitar e, seguindo a linha, molde um aro de massa em cada assadeira.
- Pincele a superfície de cada aro com a gema e, por cima, espalhe as lâminas das amêndoas.
- Asse por 30 a 40 minutos, até que os discos estejam crescidos e bem dourados de todos os lados.
- Retire do forno, deixe esfriar e solte da assadeira. Se quiser, prepare na véspera e guarde num pote bem fechado, ou congele por até 1 mês.
Creme
- Enquanto a massa assa, prepare o creme de confeiteiro que é a base do recheio.
- Misture numa tigela o açúcar, os ovos, as gemas e a maisena. Coloque a gelatina numa tigelinha, junte a água e deixe hidratar.
- Aqueça o leite numa panela média, espere ferver e despeje mais ou menos metade do leite sobre a mistura da maisena. Então, misture bem, volte com tudo pra panela e mantenha no fogo, sem parar de mexer, até ferver e engrossar.
- Desligue o fogo, misture a junte a gelatina e mexa até dissolver. Deixe amornar por uns 30 minutos.
- Coloque o creme na batedeira e bata até começar a ganhar leveza. Acrescente a pasta praliné de avelã caramelizada e, sempre batendo, vá juntando a manteiga de pouco em pouco (de 1/5 em 1/5), só juntado a parte seguinte quando a anterior estiver totalmente incorporada ao creme.
- Deixe o creme firmar na geladeira por 15 minutos antes de usar.
Finalização
- Coloque o creme num saco de confeitar com bico pitanga.
- Com uma faca serrilhada, corte uma tampa em cada disco, separe as tampas e preencha as cavidades fundas com uma camada farta de recheio.
- Tampe, cubra com filme e leve à geladeira por 1 hora ou até por uns 2 dias, mas no dia em que preparado o Paris Brest fica sempre melhor.
- Retire da geladeira uns 10 minutos de servir, polvilhe com o açúcar de confeiteiro e leve à mesa.
Outras receitas deliciosas com avelã: pasta caseira de chocolate e avelã, sorvete com crocante caramelizado de avelãs, picolé delicioso de pasta de avelã e chocolate.
NOTAS
Pra fatiar o Paris Brest use uma faca de serra e use a espátula só pra transferir as fatias pro prato.