RECEITA DE PIZZA SIMPLES
Encontrar uma receita de pizza simples de fazer e funcione bem no forno de casa é sonho de muita gente. Eu, que adoro pizza, e passo muito tempo na fazenda ou na praia, sem pizzarias por perto, preparo a receita quando não é o caso de acender o forno de barro e fazer pizza pra mais gente.
Na verdade, quando a gente quer comer pizzas incríveis, que assume a função é o Felipe, meu sobrinho, que é um pizzaiolo de mão cheia.
Quem ama pizza desse jeito, com certeza adora as italianíssimas que respeitam as tradições desde a escolha dos ingredientes, ao preparo da massa, muitas vezes de fermentação lenta e natural, e ao assar no forno de barro com a lenha em brasa.
Essas pizzas chegam à mesa com as bordas altas tostadas por fora e com um leve puxa-puxa por dentro, e coberturas irresistíveis, principalmente quando há queijos que derretem e borbulham.
A receita de hoje é bem mais simples, pensada na vida real da maioria das pessoas nos dias comum. Acho, sinceramente, que pizzarias boas não são pra todo dia e a maioria das pizzas de delivery não satisfa, então em melhor preparar a sua própria pizza.
Fiz a receita com recheios metade de queijo e metade de cogumelo com presunto cru e sálvia, mas recheie como quiser.
Pizza no forno comum: a tarefa pede cuidados, mas não impossível
Pra começar, o primeiro passo é compreender que a tarefa de reproduzir com perfeição a receita da pizzaria italianíssima. num forno comum é bem complicada.
Além da temperatura instável, e nem elevada como é preciso, os fornos domésticos não costumam ter uma base plana, que não seja grade ou chapa de metal, pra receber a massa e transmitir o calor de forma correta, nem pra mais, nem pra menos, exatamente como acontece num forno de barro.
A instabilidade e a precisão da temperatura sempre acontecem nos fornos caseiros e também não têm muita medida, cada caso é um caso.
Pra base do forno, que é o local em que a gente coloca a pizza pra assar, há uma solução prática e com custo bem acessível que é a pedra pra assar pizza.
Ela pode ser de material refratário, ou de pedra mesmo, que aquece bastante e faz com que a massa asse por baixo com perfeição. Se for pedra, tem que ser uma que transmita bem o calor, bom conferir. Quem ama pizza e quer fazer em casa pizzas mais gostosas, pode investir numa dessas, na internet tem de monte.
Só que, pra hoje, pensei em algo bem básico, pra assar numa assadeira comum, apenas forrada com papel manteiga pra facilitar o processo de retirada da assadeira e transporte pra tábua em que a pizza irá à mesa.
Essa pizza não terá a consistência meio que de pão que as italianas têm, mas será bem gostosa e deixará a refeição bem emocionante. Se for assada na pedra pra assar pizza, a receita fica ainda melhor..
A MASSA
A massa da pizza caseira muito simples de fazer, leva apenas água, açúcar, fermento biológico, sal, azeite e farinha de trigo.
Eu costumo misturar a água morna, o açúcar e o fermento na tigela da batedeira, espero borbulhar, então acrescento os demais ingredientes e bato com o gancho por uns 5 minutos, até a massa ficar bem macia.
Então, cubro a massa com um pano ou com filme, deixo repousar por 1 a 2 horas, até dobrar de volume.
Em seguida, corto um quadrado de uns 40 cm de papel manteiga (mas também pode ser um retângulo ou um disco com mais ou menos a mesma área) e abro a massa diretamente sobre o papel e até cobrir tudo.
Deixo uma borda de mais ou menos 1 cm de largura e 1 cm de altura e a parte central com mais ou menos 0,5 cm de espessura.
OS RECHEIOS
Chega, então, a parte mais divertida, que é a da cobertura da pizza.
A cobertura depende do gosto de cada um e do que se tem na geladeira. No dia da foto, eu tinha metade de uma bisnaga de requeijão cremoso Catupiry, mussarela grosseiramente ralada e parmesão ralado, cogumelo portobello, uns 50 g de presunto cru, um pouco do meu molho saboroso de tomate e manjericão e folhas de sálvia da horta.
Espalhei o molho de tomate na superfície, deixando sem molho a borda em toda a volta, e cobri metade da pizza com um refogado de cogumelos, por cima espalhei as fatias do presunto cru e as folhas rasgadas de sálvia.
Na outra metade espalhei o Catupiry, cobri com a mussarela e finalizei com parmesão ralado. Deixei a pizza repousar por uns 30 minutos enquanto o forno aquecia a uns 220ºC (bem quente).
Levei a assadeira ao forno, mantive a temperatura bem quente por uns 10 minutos, baixei pra uns 180ºC (médio) e deixei no forno por mais uns 20 minutos, até conseguir que a base ficasse bem dourada e aparentemente crocante e o recheio também ficasse dourado e apetitoso.
Não é preciso dizer que, saindo do forno, a pizza foi direto pra mesa e terminou num piscar de olhos.
Quanto aos recheios, só usar e abusar da imaginação, mas aqui vão os 2 que fiz no dia da foto.
Se quiser rechear com calabresa, corte a calabresa em fatias finas, coloque na frigideira com um fio de azeite e deixe murchar por uns 5 minutos antes de usar. Ela doura no forno.
Outras receitas de pizza caseira: pizza enrolada caseira e pizza de tabuleiro (que muita gente conhece por pan pizza).
Massa COGUMELOS Modelar e assar Outras receitas de pizza caseira: pizza enrolada caseira e pizza de tabuleiro (que muita gente conhece por pan pizza). Se você, como eu, gosta de pizza, pense em comprar uma pedra pra assar pizza. Vale a pena.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Amando suas receitas
Me manda se possível a de bolo de milho que tem nas lojinhas
Eu amo aquele bolo
Silvana, bom dia!
Delîcia saber que você gosta do nosso bolo de milho. A receita é a do bolo de milho da fazenda.
Pra conseguir bons resultados é essencial usar milho verde fresco ralado, pois a receita não funciona com milho verde congelado ou em conserva.
Abraços, Ana e Helô
Helo k luxo tuas receitas – luxo pq é acessível a todas as mãos. Sua receita virou a refeição mais esperada do sábado à noite, a pedidos tem todos os sábados. Abraços quentinhos de Brasília!!
Adriana, boa noite!
Obrigada pelo carinho!!! Muito gostoso saber que vocês aprovaram a receita e que ela agora já faz parte da sua cozinha.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô