RECEITA DE PIZZA MASSA PAN
A pizza de tabuleiro caseira e muito fácil é bem gostosa, tem tudo a ver com dia a dia e todo mundo adora.
Há um tempo, saiu uma matéria na revista online da Elle sobre 4 pães de 4 pessoas diferentes pro dia a dia, 2 receitas usando fermento biológico e 2 com fermento químico e um deles era o pãozinho de minuto da Helô. O outro. era é pão com bicarbonato feito pela Renata Constantino, do Instagram @goriahuk.
Conversando com ela sobre a matéria, surgiu a ideia dela escolher uma receita no Na Cozinha da Helô e a gente escolher uma das dela, depois preparar exatamente como aparecem nos respectivos posts e publicar, e tudo fazendo surpresa.
A Renata, que no perfil é Goria Huk – faz pães maravilhosos de fermentação natural, deliciosos e lindos, mas que pedem não só um fermento ativo, como um pouco de conhecimento do assunto.
Como a ideia seria apresentar algo rápido e que desse pra fazer em casa de um jeito bem simples, eu escolhi pizza de tabuleiro, com massa pan, como muita gente chama por aí, tinha um método prático e a foto era linda.
A receita de hoje é a minha versão da pizza que a Renata faz. Dá pra fazer pro jantar de hoje ou pro lanche do final de semana. Crianças e adultos vão adorar.
A MASSA
A massa, que é bem hidratada e não dá trabalho mesmo. Dá pra misturar na tigela da batedeira usando a raquete ou numa tigela comum só mexendo com um espátula. Como nem precisa sovar, só mexer mesmo, fiz com a espátula.
Numa tigela, eu misturo os ingredientes secos, ou seja, a farinha, o açúcar e o fermento biológico, depois metade da mistura de água e óleo, o sal e em seguida a outra metade do líquido.
Ela fica muito mole e tão grudenta que é difícil acreditar que a pizza vai dar certo. Cubro com filme plástico e deixo repousar fora da geladeira por umas 2 horas, até dobrar de volume.
E quanto às quantidades dos ingredientes da massa: normalmente a gente coloca primeiro em xícaras ou colheres e depois, entre parênteses, as equivalências em quilos, gramas, litro ou mililitros, mas aqui, pra seguir a receita como dada pela Renata, o padrão do Na Cozinha da Helô foi invertido
O MOLHO E A COBERTURA
Enquanto a massa repousa, eu cuido do recheio, que é livre, dá pra usar o que a gente tem vontade e tem na geladeira no dia. Dependendo das coberturas escolhidas, a receita virar sem lactose, vegana e vegetariana.
No dia da foto, eu usei mussarela ralada grossa com linguiça defumada em fatias muito finas e uma polvilhada de parmesão pra cobrir metade da pizza e, pra outra metade, eu usei uma camada de fatias finas de tomate temperados com sal e pimenta-do-reino moída na hora, bolas grandes de mussarela de búfala em rodelas grossas e folhas de manjericão.
Depois separo os ingredientes do molho, faço a base e deixo só pra finalizar antes de usar.
Bato no liquidificador meia lata de tomate pelati com os temperos que tenho na hora por perto. Usei os mesmo do dia da foto, que deram uma pizza gostosa: sal, pimenta-do-reino comum (não tinha pimenta-calabresa na despensa), orégano seco, alho grande, um fio de azeite e uma pitada de pitada de açúcar.
Aqueço o molho batido numa panelinha, deixo ferver por 10 minutos e desligo o fogo, mas mantenho na panela pra ferver de novo antes de colocar a massa no forno.
MONTAR A ASSAR
Depois de 2 horas, eu rego o fundo de uma assadeira grande com azeite e espalho, despejo por cima massa grudenta, unto a palma de uma das mãos com azeite e pressiono pra formar uma camada uniforme.
Em seguida, ligo o forno numa temperatura bem alta (forno a gás a uns 250ºC e elétrico a uns 220ºC) pra aquecer bem. Enquanto a massa massa repousa por 15 minutos.
Passados 10 minutos, seguindo o pulo do gato da Renata, eu volto com a panelinha do molho por fogo e deixo ferver por 1 minuto. Despejo o molho quente sobre a massa da pizza e imediatamente levo a assadeira pro forno.
Asso a base da pizza por 25 a 30 minutos, até a massa crescer e dourar bem.
Então, então, retiro a assadeira do forno, espalho a cobertura sobre a pizza e volto pro forno por mais uns 5 minutos, só pra queijo derreter. Depois é só servir.
Em, no máximo 3 horas, sem precisar sovar massa e de abrir com as mãos ou com o rolo, a pizza vai pra mesa. Mesmo quem nunca fez massas em casa pode se aventurar na cozinha e servir a pizza de hoje..
No verão, o preparo acontece ainda mais rápido, o tempo da massa crescer pode cair pra mais ou menos 1 hora e meia.
Boa receita pra lista sobrevivendo na cozinha.
Outras receitas boas pra fazer pro lanche: sanduíche mediterrâneo vegetariano, sanduíche colorido de festa, coxinha de frango tradicional, torta de frango caipira com recheio cremoso e torta de palmito caseira.
MASSA RECHEIOS E MOLHO MONTAR E ASSAR Outras receitas boas pra fazer pro lanche: sanduíche mediterrâneo vegetariano, sanduíche colorido de festa, coxinha de frango tradicional, torta de frango caipira com recheio cremoso e torta de palmito caseira. O ponto da massa é bem diferente do da massa de pão. Ela tem que ficar bem mole e grudenta e vai pra assadeira despejada, não dá pra abrir. E o molho vai pra massa ainda fervente. São os pulos do gato da receita!!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
1 Comentário
Esta pizza é maravilhosa!! Facil de fazer, é só uma questão de se programar! O molho de tomate um super coringa, uso até para o macarrão! Helo! Vc é top! Força e fé, querida!