Receita de cogumelos com crosta de pão e queijo
Quer aprender como fazer cogumelos com crosta de ervas e parmesão? Um prato bem versátil, daqueles que vão bem como acompanhamento, principal, entrada e até petisco.
Vou te ensinar um método pra preparar cogumelos de um jeito muito rápido, fácil, prático e prático, pois dá pra ajustar a receita ao tipo e à quantidade que se tem em casa e, claro, ao gosto de cada um. A receita é mais um método, nada de muito certinho.
A receita é vegetariana e pode virar vegana e sem qualquer traço de laticínio de um jeito simples, só usar pão só de farinha, sal e água e, se quiser dar mais emoção à crosta, basta juntar alguma castanha moída.
Que tal ir pra cozinha experimentar?
Ingredientes e preparo
A lista de ingredientes é pequena e simples de providenciar:
- cogumelos frescos de um só tipo ou um mix (portobello, paris, shiitake, shimeji);
- alho;
- salsinha, tomilho ou orégano fresco;
- pão esmigalhado;
- parmesão ralado;
- azeite de oliva;
- sal e pimenta-do-reino.
Dá pra preparar a receita com qualquer cogumelo, pode ser o comum, que também é conhecido por Paris, ou com o Portobello, que pra mim é o mais saboroso, ou o shiitake ou o shimeji branco. E também dá pra usar um tipo de cogumelo ou uma mistura daqueles que quiser.
A limpeza dos cogumelos merece atenção. Quando tenho cogumelos limpíssimos e de procedência confiável, eu esfrego um a um bem de leve com uma escovinha macia, ou com um pano e uso.
Mas quando eles vêm com muita terra, eu passo tudo bem rápido pela água corrente (rápido mesmo), só mesmo pra descarar o excesso e limpo com a escovinha macia ou com o pano. É fundamente nunca deixar cogumelos de molho, pois eles encharcam e perdem o sabor, a textura e os nutrientes quando isso acontece.
Dependendo do tamanho e do tipo do cogumelo, ele pode entrar na receita inteiro, cortado ao meio, em 4 ou em fatias grossas. Pra receita de hoje, quanto mais pedaçudo, mais gostosa ela vai ficar.
Pra temperar os cogumelos, que vão crus pro forno e cozinham enquanto a crosta doura e ganha o crocante, só misturar o alho, o sal, a pimenta-do-reino e um fio de azeite direto na assadeira e experimentar pra ajustar o sal. Sem sal, eles ficam sem graça.
A crosta também leva poucos ingredientes e é perfeita pra aproveitar sobras de pão velho.
Os pães de miolo mais firme, como italiano ou de fermentação natural, dão crostas mais crocantes, mas dá pra usar qualquer pão que esmigalhe bem, até com pão de fôrma a receita funciona.
Quanto ao pão francês, é bom saber que ele também funciona, mas precisa estar mais seco, no ponto de ralar, quer dizer, com já com uns 2 a 3 dias.
Além do pão, a crosta leva queijo parmesão ralado (mas pode ser algum outro firme e que rale bem), ervas frescas (escolhi salsinha e tomilho, ou orégano), sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva pra umedecer.
Pra fazer a crosta, só misturar o pão com o queijo e as ervas, temperar com sal e pimenta, que dependem do queijo e do pão escolhidos, e regar com azeite o bastante pra conseguir uma farofa úmida.
De preparo, são uns 15 minutos, no máximo meia hora, e de forno também é por aí, depende do tamanho dos cogumelos, da altura da camada e, á claro, do forno de cada um. O que interessa é deixar no forno o tempo necessário pra deixar os cogumelos macios e a farofa se transformar numa crosta dourar e crocante.
Muito importante: o refratário tem que ser médio mesmo, pra acomodar os cogumelos bem juntos e numa camada alta. Se eles ficarem muito espalhados ainda crus, eles secam no forno. E como murcham muito depois de prontos, no refratário maior eles quase que somem. E não precisa untar o refratário, o azeite usado nos cogumelos já é suficiente.
Outras receitas com cogumelos: como fazer shimeji na manteiga com shoyu e cebolinha, como fazer sopa de cogumelo cremosa, spaghetti com molho cremoso de cogumelos, recheio vegano com cogumelo e bolo salgado de presunto com queijo e azeitona.
Outras receitas com cogumelo: como fazer shimeji na manteiga com shoyu e cebolinha, como fazer sopa de cogumelo cremosa, spaghetti com molho cremoso de cogumelos, recheio vegano com cogumelo e bolo salgado de presunto com queijo e azeitona. Usei cogumelo portobello no dia da foto, mas pode ser paris, shiitake ou shimeji.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS