RECEITA DE PUDIM DE BRIGADEIRO
Se todo ama pudim de leite condensado e ama brigadeiro, dá pra imaginar o sucesso que faz um pudim de brigadeiro.
Ele arrasa tanto que, pros almoços de domingo ou ocasiões especiais, muita gente já faz receita dobrada de uma vez. E ele acaba num segundo do mesmo jeito, quer dizer, muita gente ama brigadeirão.
A MINHA VERSÃO DO PUDIM
A maioria prepara pudim de brigadeiro como um pudim de leite condensado básico, só acrescentando o chocolate em pó e finalizando com o granulado. Quer dizer, um pudim de leite condensado de chocolate com granulado de chocolate por cima.
Tem gosto de brigadeiro? Tem, pois basta cozinhar leite condensado com chocolate pra ter gosto de brigadeiro.
Só que, depois de experimentar o pudim com mais e com menos chocolate em pó, e até com puro cacau, achei que daria pra deixar a receita mais perto de brigadeiro.
Os ingredientes ficaram os mesmos:
- leite condensado (pode ser sem lactose);
- chocolate em pó (pode ser o básico ou cacau puro pra ter sabor mais intenso);
- ovo;
- leite;
- água;
- açúcar.
O método é que mudou um pouco, ganhou uma etapa: fiz um brigadeiro de colher e usei esse brigadeiro como base do pudim. Ou seja, preparei o pudim como fiz com o pudim de doce de leite.
Importante: o ponto do brigadeiro tem que ser de colher e não de brigadeiro de enrolar, No ponto de enrolar ele fica muito firme e fica difícil misturar os ovos e o leite. Mas se isso acontecer, sem desespero: só aquecer o brigadeiro com o leite por uns minutos até amolecer um pouco, deixar amornar e juntar os ovos.
O meu primeiro pudim feito com a quantidade básica da receita de brigadeiro, quer dizer, com 1 lata de leite condensado e 2 colheres (sopa) de chocolate em pó.
Ficou gostoso, mas achei que dava pra ser bem mais gostoso, então dobrei a receita básica pra 2 latas de leite condensado e 1/4 de xícara de chocolate em pó e ficou delicioso.
O caramelo: tem gente que não faz caramelo quando prepara pudim de brigadeiro, mas acho que sem o caramelo ele fica com jeito de bolo cremoso e não de pudim. Pra mim, com caramelo é pudim de brigadeiro e sem caramelo é brigadeirão.
Apesar do caramelo, achei que, pra ser brigadeiro um pouco de granulado pra finalizar seria essencial, por isso, mesmo sendo gulodice, espalhei por cima do pudim na hora de servir. E quanto ao granulado: tente usar o melhor que encontrar, a maioria não tem gosto de chocolate, só tem cor e textura firme. Um bom granulado faz muita diferença.
Outros pudins fáceis de fazer: pudim cremoso com muita banana, pudim cremoso de milho verde e pudim de padaria delicioso.
INGREDIENTES
- PUDIM
- 2 latas de leite condensado (395 g cada, ou seja, 790 g total)
- ½ xícara de chocolate em pó (60 g)
- 4 ovos
- 1 xícara de leite
- CARAMELO
- 1 xícara de açúcar (150 g)
- ¼ de xícara de água (60 ml)
Preparo
BRIGADEIRO
- Numa panela larga, alta e de fundo grosso, aqueça o leite condensado e o chocolate.
- Cozinhe por uns 20 minutos, sempre mexendo pra não grudar nem queimar no fundo e com cuidado, pois ele espirra bastante. O ponto é de brigadeiro de colher.
- Passe pra uma tigela pra amornar mais rápido.
CARAMELO
- Aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo). Separe uma assadeira que acomode uma fôrma média pra pudim e ferva mais ou menos 1 litro de água pro banho-maria.
- Numa panelinha, misture o açúcar e a água só até dissolver e aqueça. Mantenha no fogo até conseguir um caramelo bem dourado (se for claro ele fica muito doce e se ficar escuro demais ele amarga).
- Despeje o caramelo numa fôrma média pra pudim, sem se preocupar em espalhar, pois ele sobre e forra tudo enquanto cozinha no forno.
FINALIZAÇÃO
- Passe os ovos por uma peneira fina sobre o brigadeiro, junte o leite e misture com um batedor de arame até obter um creme liso (se preferir, bata no liquidificador).
- Despeje o creme na fôrma caramelizada, coloque a fôrma na assadeira com a água fervente ao redor.
- Asse o pudim em banho-maria por 45 minutos a 1 hora, até que o pudim dourado por cima e firme (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).
- Deixe o pudim amornar em temperatura ambiente por mais ou menos 1 hora.
- Leve à geladeira pra gelar e firmar por pelo menos 3 horas e 30 minutos, ou até por 3 dias.
- Antes de servir, desenforme o pudim e espalhe por cima o chocolate granulado.
Outros pudins fáceis de fazer: Pudim cremoso com muita banana, pudim cremoso de milho verde e pudim de padaria delicioso.
NOTAS
Capriche no chocolate granulado, quanto mais gosto de chocolate, melhor o pudim.
1 Comentário
Excelente site. Adorei todo o conteudo. Continue sempre assim. Abraço e sucesso