RECEITA DE SAMOSA INDIANA DE FORNO
Essa massa para samosa indiana assada é deliciosa. Eu adoro receitas desses cantos do mundo e as samosas fazem parte da lista das preferidas. Já li muito sobre esses pasteizinhos tão especiais, já tive aulas com a minha querida Julie Sahni sobre elas e não deixo de experimentar algumas quando encontro pela frente.
A Ana também amava isso tudo e a gente sonhava em ir pra Índia passar um mês comendo, cozinhando e experimentando samosas diferentes. Perdi a conta dos roteiros que a gente fez, mas a vida mudou de um segundo pro outro e o sonho acabou.
Fiquei com muitas lembranças da gente se divertindo preparando almoços e jantares indianos só pras duas e sempre com samosas.
A gente ouvia White Album sem parar, George Harrison e Ravi Shankar tocando cítara, falava sobre o tempo em que os Beatles passaram em Rishikesh e imaginava que eles comiam samosas.
Em 2016, a gente estava numa Beatleweek, e na saída de um concerto em homenagem ao George em Liverpool, veio um grupo Hare Krihsna, deu uma samosa deliciosa de abóbora e batata pra mim e uma pra ela e a gente saiu comendo pela rua.
Enfim, samosas fazem parte da minha vida de um jeito intenso e agora, mais do que nunca, samosas forever.
AS SAMOSAS
Quando a gente pensa nos nossos pasteis, o primeiro é o de massa crocante e frita, mas depois vêm os assados de massa mais grossinha e quebradiça ou macia, e os rissoles. E os recheios variam bastante, já que se faz pastel de tudo.
Com as samosas também é assim. Eu já comi com massas mais ou menos crocante, fritas ou assadas, e com recheios sei lá quando recheios. No dia da foto, usei recheio de batata com cebola.
Aqui Na Cozinha da Helô a gente tem pelo menos três possibilidades bem indianas pra usar nas samosas: o recheio de batata indiano, o recheio de frango com especiarias e semente de abóbora e o recheio de espinafre com castanha de caju. Mas no lugar do frango dá pra usar carnes bovina, de cordeiro e até de cabrito, a batata pode ser comum, mas pode ser doce, dá pra usar abóbora e vários outros legumes, outras verduras vão no lugar do espinafre, ricota vai muito bem, a carne moída básica pode receber perfume de alguma especiaria e ervilhas, só mudar.
A MASSA
Qual a massa mais gostosa, a frita ou a assada, a fininha daquela que estala como a do pastel feito em casa, ou a assada que lembras as das receitas da empanada de carne e a do pastel de forno?
Eu gosto das duas, tanto que também tenho aqui a receita das samosas indianas de massa frita.
Experimentei várias massas assadas, muitas bem comuns e nada de emocionantes, até que cheguei às amanteigadas, saborosas e bem crocantes. Dessas crocantes e amanteigadas, achei versões só com manteiga, mas amei algumas que levavam mistura de manteiga e de cream cheese e resolvi ficar com esse mix.
Fiz a primeira massa com mais manteiga e menos cream cheese, como sugeriam algumas receitas, mas achei que ela ficou bem engordurada, aí fiz mais duas, uma com quantidades iguais dos dois ingredientes e outra com menos manteiga e mais cream cheese.
E qual delas? A massa com menos manteiga e mais cream cheese ficou deliciosa de sabor e de textura.
Ao contrário do que muita gente imagina, moldar as samosas não é difícil.
Eu abro um disco de massa, divido o disco ao meio. Depois, pego uma metade, dobro ao meio unindo a parte reta pra conseguir um cone como os de sorvete, aperto pra fechar a emenda, preencho a cavidade com o recheio e fecho a abertura pinçando com os dedos e depois fazendo uma dobra.
Pode ser que as primeiras não saiam perfeitas, mas logo se pega o jeito, garanto.
Dá tranquilamente pra preparar a massa com até dois dias de antecedência e guardar na geladeira e as samosas já moldadas podem ficar na assadeira por até 24 horas e ir ao forno meia hora antes de servir.
Estimei o tempo da receita pensando no preparo da massa, nos repousos na geladeira, da montagem e de forno. Dependendo do recheio escolhido, o tempo total pode aumentar em até 2 horas.
SERVIR
As samosas vão bem tanto como parte de uma refeição indiana, ou como um almoço mais leve só com a saladinha rápida de pepino com iogurte e hortelã e com chutney de tomate e tâmara, chutney de tamarindo e uva passa.
São perfeitas pra festas, pois podem ser assadas com antecedência e aquecidas na hora de servir.
INGREDIENTES
- 1 e 1/3 de xícara de farinha de trigo, aproximadamente (160 g)
- 2 colheres (chá) de sal
- 2 colheres (chá) de raspas de limão (1/2 limão)
- 100 g de manteiga gelada em cubinhos
- 120 g de cream cheese (pode ser sem lactose)
- Farinha de trigo para polvilhar
- 1 receita do recheio escolhido (sugestões no texto que vem antes da receita)
Preparo
- Numa tigela média, misture a farinha, o sal, as raspas de limão e a manteiga e esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa.
- Junte o cream cheese e trabalhe até conseguir uma massa macia e que descole das mãos.
- Envolva em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos ou até por 2 dias.
- Na hora de montar as samosas, polvilhe uma superfície com farinha, divida a massa em 12 partes e faça uma bolinha com cada uma delas.
- Abra com um rolo até conseguir discos bem finos, de uns 12 cm de diâmetro. Com uma faca, corte cada disco ao meio pra conseguir 24 meios-círculos.
- Pegue uma metade, dobre ao meio unindo o lado reto, dê o formato de cone, como casquinha pra sorvete, una bem a emenda. Coloque uma colher de sopa de recheio na cavidade, feche a abertura pinçando com os dedos e depois faça uma dobra.
- Transfira as samosas pra uma assadeira sem untar e leve à geladeira por mais ou menos 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio).
- Asse por 20 a 30 minutos, até que as samosas estejam douradas e crocantes. Sirva as samosas quentes ou em temperatura ambiente com chutney e molho de pimenta.
- Se quiser, monte as samosas, coloque numa assadeira, cubra com filme, leve pra geladeira e asse antes de servir.
As samosas vão bem com saladinha rápida de pepino com iogurte e hortelã e com chutney de tomate e tâmara, chutney de tamarindo e uva passa.
NOTAS
As samosas vão bem num lanche ou numa refeição rápida e como entrada de um almoço ou de um jantar indianos.
1 Comentário
Sempre amei samosas, mas nunca tinha feito. Adorei fazer assadas ,pois não faço frituras em casa. Me senti num restaurante indiano, ficou perfeita. Só achei a massa um pouco difícil , ela rasga facilmente na montagem, mas vale a pena. Sabor perfeito!