RECEITA DE SALADA DE CEVADINHA COM TOMATE E MANJERICÃO
Acho deliciosa essa salada vegetariana de cevadinha com tomate e manjericão e sempre faço em casa. Ela vai bem como acompanhamento, mas também é perfeita como prato principal de uma refeição mais leve de verão.
Pra completar, ela é bem prática. Dá pra preparar a base da salada com até dois dias de antecedência, deixar na geladeira e só finalizar antes de servir. Na verdade, com o descanso na geladeira ela fica ainda melhor.
Pra deixar a salada ainda mais gostosa, costumo juntar um pouco de mussarela de búfala, que dá mais sabor e cremosidade, mas faça como preferir.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra preparar a salada:
- cebola;
- alho;
- cevadinha;
- água;
- louro;
- vinagre balsâmico;
- azeite de oliva extravirgem’
- tomate cereja;
- manjericão;
- sal e pimenta-do-reino;
- se quiser: 250 g de mussarela de búfala em pedaços médios ou minas frescal em cubos médios.
Quanto à cevadinha, é fato que nem sempre é fácil de encontrar nos supermercados comuns, mas toda loja de produtos naturais vende. Se não encontrar, use arroz integral ou mistura 7 grãos.
Cozinho a cevadinha como cozinho arroz, tudo bem simples, só o tempo de fogo é um pouco maior. Dependendo da cevadinha, ela leva de 45 minutos a 1 hora pra cozinhar depois da fervura. Quanto mais novos os grãos, menor o tempo de fogo.
Com essas diferenças, a quantidade da água também pode variar um pouco. A gente tem que ir experimentando pra sentir se os grãos ainda precisam de mais cozimento e, se for preciso, acrescentar água aos pouquinhos. E se os grãos estiverem cozidos com um pouco de água sobrando na panela, a saída é escorrer pela peneira e descartar o excesso de líquido.
O que importa é ficar com cozidos, mas ainda firmes e soltinhos. melhor escorrer e descartarra cozinhar pode variar um pouco, já que os grãos mais velhos são ainda mais duros (já cozinhei em 30min, 45min e 1h, só experimentando pra sentir se estão cozidos). Se já estiverem cozidos, mas ainda restar líquido na panela, só deixar escorrer passando por uma peneira.
O cozimento merece atenção, pois os grãos devem estar cozidos no final, mas ainda firmes e soltinhos.
Assim como acontece com a salada francesa de batata e a salada francesa de lentilha, é importante temperar com sal, pimenta, vinagre e azeite enquanto os grãos ainda estiverem quentes. Fazendo assim a salada fica muito mais saborosa. E, depois de temperada, ela precisa descansar na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
Normalmente, junto o tomate, o manjericão e, se for o caso a mussarela, depois desse repouso, mas confesso que, várias vezes, já misturei tudo de uma vez e a salada ficou ainda mais saborosa, ainda que com o tomate e o queijo com menos brilho e o manjericão não tão verde.
Se preferir, substitua a mussarela por lascas de parmesão, ou deixe o queijo de lado se quiser uma salada vegana (também fica deliciosa com cubos de tofu).
Bora preparar uma salada de cevadinha com tomate e manjericão, então?
INGREDIENTES
- 1 cebola média em cubinhos miúdos (150 g)
- 1 dente de alho picadinho
- 1 e ½ xícara de cevadinha lavada e escorrida (300 g)
- 1 litro de água (aproximadamente)
- 1 folha de louro
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico (30 ml)
- ¼ de xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem (aproximadamente, 60 ml)
- 24 tomates-cereja bem vermelhos e maduros cortados ao meio
- 3 colheres (sopa) de folhas de manjericão (uns 3 ramos grandes)
- Sal e pimenta-do-reino
- Opcional: 250 g de mussarela de búfala em cerejinhas ou em pedaços pequenos
Preparo
- Numa panela média, aqueça um fio de azeite e doure ligeiramente a cebola. Junte o alho, espere perfumar e acrescente a cevadinha, a água, o louro e 1 colher (chá) de sal.
- Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais ou menos 1 hora, até que os grãos estejam cozidos, mas firmes, e o líquido tenha secado.
- Se a água secar e os grãos ainda estiverem firmes, junte mais um pouquinho de líquido. E se experimentar uns grãos e eles já estiverem cozidos, mais ainda houver um pouco de água, retire a panela de fogo e passe tudo por uma peneira pra escorrer o excedente de líquido.
- Coloque o vinagre, o sal e a pimenta numa tigela média, misture até dissolver, depois incorpore o azeite e junte a cevadinha ainda quente.
- Misture bem, ajuste o sal, a pimenta e deixe amornar. Acrescente o tomate, o manjericão e, se quiser, a mussarela, cubra com filme plástico e leve à geladeira por umas 2 horas e sirva.
- Se quiser, deixe a cevadinha já temperada com o vinagre e o azeite na geladeira por até 2 dias, mas deixe pra juntar o tomate, o manjericão e, se for o caso, a mussarela perto da hora de servir.
- Antes de servir, ajuste o sal e a pimenta e regue com mais um fio de azeite.
Outras saladas que valem pela refeição: salada de couscous marroquino da Helô, salada de grão de bico com nozes e frutas secas, salada de polvo com tomate, cebola e coentro, salada francesa de batata e salada francesa de lentilha.
NOTAS
Se quiser, deixe a cevadinha já temperada com vinagre e azeite na geladeira por até 2 dias, mas deixe pra juntar o tomate, o manjericão e, se for o caso, mussarela pouco antes de servir.