RECEITA DE SANDUÍCHE COM BERINJELA, TOMATE E ABOBRINHA
Esse sanduíche mediterrâneo vegetariano é um luxo na cesta de piquenique, numa tábua linda numa refeição ao ar livre num dia de sol ou num lanche da noite. É lindo, é saboroso, é perfumado e tem o frescor que só os legumes e as frutas têm.
O sanduíche tem inspiração no pan bagnat de Nice, que é sempre colorido, delicioso, cheio de contrastes e muita gente adora, como eu. A base do sanduíche é um pão com casca mais firme e miolo denso pra absorver o caldinho dos legumes sem se desmanchar. Sempre que posso, preparo o sanduíche com ciabatta, que tem um bom equilíbrio de casca e miolo.
O recheio do sanduíche de hoje leva camadas de berinjela, tomate, pimentão, abobrinha assados e temperados com com sal, pimenta, alho, azeite e ervas, além de azeitonas e mussarela de búfala.
Mas também há versões com os legumes dourados na frigideira ou grelhados, e também com outros ingredientes, como ovo cozido, atum em conseva e filés de anchovas, rabanetes, rúcula, agrião, alface e outros queijos cremosos de vaca, de ovelha ou de cabra.
A receita é bem livre, na verdade é até mais um método, dá pra usar mais de uma coisa ou de outra dependendo do gosto de cada um. Quem ama berinjela e não gosta de abobrinha pode aumentar a berinjela e deixar a abobrinha de lado e os intolerantes à lactose e veganos simplesmente deixam queijos, ovos, anchovas e atum de lado.
Depois de montado, o sanduíche repousa por algumas hora pra conseguir que os sabores, os aromas e as texturas se mesclem e tudo fique delicioso. O repouso ainda deixa a receita prática, pois ele fica pronto com antecedência, na hora de servir é só levar à mesa e fatiar.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista dos ingredientes:
- pimentão vermelho e pimentão amarelo;
- berinjela;
- abobrinha;
- tomate;
- alho;
- manjericão;
- tomilho;
- vinagre balsâmico;
- pão ciabatta;
- azeitonas verdes ou pretas;
- mussarela de búfala;
- azeite de oliva;
- sal e pimenta-do-reino.
Pra facilitar a vida, gosto de preparar tudo no forno. Como são quatro preparações pra assar – pimentão, berinjela, abobrinha e tomate – dá pra fazer tudo em duas etapas. Costumo fazer pimentão e tomate ao mesmo tempo e depois berinjela e abobrinha, assim que um fica pronto eu já começo a preparar o seguinte.
Enquanto o forno aquece a 180ºC (médio), eu separo os ingredientes e vou montando tudo.
Coloco os pimentões inteiros numa assadeira ou num refratário pequeno sem nada, nem untar precisa, e levo ao forno por uns 40 minutos, até a pele escurecer e começar a se soltar da polpa.
Então retiro os pimentões do forno, coloco num saquinho plástico pra freezer, fecho com um nó para abafar, deixo esfriar e depois puxo a pele, que sairá com facilidade.
Corto os tomates ao meio, retiro só as sementes, coloco as metades num refratário que abrigue tudo bem junto, coloco o alho, 1/4 das folhas de manjericão, o tomilho, o vinagre balsâmico, sal e pimenta, rego com azeite e asso por uns 30 minutos, até amaciar e perfumar.
No final do tempo, puxo e descarto as peles do tomates e acerto o sal e a pimenta do caldinho, que vai ser aproveitado.
Unto 2 assadeiras grandes com azeite, corte as berinjelas e as abobrinhas em rodelas de 0,5 cm e, sem amontoar, espalho as de berinjela numa assadeira e as de abobrinha na outra. Polvilho com sal e pimenta, rego com azeite e levo ao forno por uns 20 minutos, virando na metade do tempo, até amaciar e dourar.
Com os legumes prontos, eu monto o sanduíche. Com uma faca de serra, corto 1 tampa não muito grossa na parte de cima do pão, escavo com uma colher para descartar quase todo o miolo, pois o recheio vai preencher a cavidade do pão.
Preencho o pão com camadas de pimentão, berinjela, abobrinha, tomate, azeitona, mussarela o manjericão restante, polvilhando sempre com sal e pimenta e regando com o caldinho dos tomates.
No final, pressiono pra firmar, fecho com a tampa de pão, embrulho em papel alumínio e leve à geladeira por pelo menos 3 hora, ou por até 2 dias.
Na hora de servir, só desembrulhar e fatiar. Com um vinho branco ou um rosé bem frescos, dá até pra imaginar que se está em plena Provence, no meio de um bosque de oliveiras, ou em Nice com um sol lindo demais
Outras receitas vegetarianas deliciosas: torta de tomate e cebola caramelizada deliciosa, torta de espinafre rústica com farofa crocante e ratatouille ragú provençal de legumes.
Outras receitas vegetarianas deliciosas: torta de tomate e cebola caramelizada deliciosa, torta de espinafre rústica com farofa crocante e ratatouille ragú provençal de legumes. A receita é simples de preparar e prática, pois pode ficar pronta na geladeira por até 2 dias.
INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado
Juliano, boa noite!
Gostoso saber que você aproveitando o Na Cozinha da Helô. Continue com a gente, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô