RECEITA DE BANANA BREAD
Receita de hoje: bolo de banana com castanha e canela ou banana bread, uma receita clássica americana perfeita pra servir no café-da-manhã, no lanche ou num brunch.
É um bolo muito macio e com bastante gosto e aroma de banana, perfeito pra quem adora banana.
Fazia acho que uns 3 anos que não preparava a receita, que estava anotada num dos meus mil cadernos, mas resolvi preparar ontem porque tinha muita banana madura na fruteira e precisa usar (também fiz o picolé de banana caseiro e muito fácil e manezinho araújo com banana). E também precisava de um bolo diferente, já que tenho alguns aqui no site.
Na verdade, fiz tanta coisa porque, na semana passada, comprei uma penca de banana ouro aqui na estrada da praia. A gente comeu muita banana (o Café e o Caju também), mas chegou aquela hora em que amadurecem muitas de uma vez e a solução é cozinhar com elas.
Fui atrás das minhas anotações, pesquisei mais um tanto e fiz mais uns testes até chegar à versão de hoje.
Nos testes, fiquei com bolos mais ou menos doces, uns fofíssimos e uns mais pesados, com mais ou com menos gosto de banana, com manteiga e com óleo. Experimentei receitas que também levavam aveia, coco ralado, castanhas e nozes variadas, uva-passa e chocolate. Juntei dicas, fiz ajustes nas quantidades de farinha, de manteiga, de açúcar, escolhi os extras além da banana, montei uma receita pra um bolo médio e pronto.
Ficou tão bom que acabou rapidinho.

INGREDIENTES
A lista de ingredientes pro bolo de hoje:
- banana bem madura (nanica, ouro ou prata);
- açúcar;
- mel;
- manteiga em temperatura ambiente e bem macia;
- ovo;
- canela em pó;
- sal;
- bicarbonato de sódio;
- raspas de limão;
- castanha do Brasil/Pará ou nozes comuns ou pecãs;
- farinha de trigo
Como a banana é a estrela do bolo, a gente tem que caprichar. Pra saber: a casca tem que estar bem amarela e pintadinha, macia quando a gente toca, bem docinha e com o aroma delicioso de banana pra valer.
Se a banana estiver com um tom de amarelo claro, sem pintinhas, firme demais e sem aroma, o melhor é escolher outra receita de bolo e deixar a de hoje pra um outro dia.
Qual banana usar? Pra bolo, acho que nanica e ouro são as melhores, as duas muito saborosas, com polpa quase que cremosa quando ficam bem maduras e muito doces. Prata funciona, mas o sabor é mais sutil, e banana maçã é gostosa pra comer de mordida, mas não pra cozinhar.
Mas é bom saber que há muitos outros tipos de banana espalhados pelo Brasil e o melhor de tudo é experimentar.
Pra adoçar o bolo, usei uma mistura de mel (amo tudo que leva mel) e de açúcar comum e acho que ficou uma delícia. Se quiser deixar o mel de lado, ou não tiver mel em casa e a vontade de comer o bolo for grande, use 1/2 xícara de açúcar no total.
A manteiga deixa o bolo delicioso e com uma textura macia e boa demais, mas precisa estar em temperatura ambiente e bem macia na hora de usar.
Já fiz o bolo com castanha do Brasil/Pará, com nozes comuns e com nozes pecãs e todos ficaram muito bons, mas o com castanha foi o escolhido, mas faça como preferir.
Nos testes, encontrei receitas de banana bread sem e com canela, sem e com raspas de limão e gostei mais do bolo com canela e com raspas de limão.
Bom saber que muitas versões de banana bread levam uva-passa, mas eu, mesmo adorando uva-passa, preferi não usar, pois achei que ela acabou meio que matando o sabor da banana. Se quiser, só acrescentar 1/4 de xícara de uva-passa clara ou escura. Também dá pra acrescentar 1/3 de xícara de chocolate meio-amargo em cubinhos miúdos, delícia.
A receita não leva mesmo fermento em pó, é o bicarbonato que deixa a massa crescida e fofíssima.
PREPARO
O bolo é bem fácil de preparar, tudo é feito numa tigela, nada de batedeira ou de claras em neve.
Como o preparo é rápido, eu começo colocando o forno pra aquecer a 180ºC (médio). Separo uma fôrma pra bolo inglês média (uns 20 cm), unto com manteiga e polvilho com farinha ou forro com papel manteiga do tipo assa fácil (que não gruda mesmo) e é bem prático.
Coloco as bananas em rodelas numa tigela média e amasso com um garfo (ou com o próprio batedor de arame) até ficar uma pasta.
Em seguida, junto o açúcar e o mel, depois acrescento a manteiga e misturo até conseguir um creme homogêneo.
Então adiciono os ovos, a canela, o sal, o bicarbonato, as raspas do limão, a castanha e mexo de novo. Por último, incorporo a farinha e mexo só o bastante pra conseguir uma massa homogênea.
Coloco a massa na fôrma, espalho pra deixar uniforme e levo ao forno por uns 45 minutos, até ficar crescido, firme, dourado inclusive nas fendas e se soltando das laterais (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Deixo o bolo amornar por mais ou menos 1 hora e meia, desenformo sobre o prato de servir, polvilho com açúcar e canela e sirvo em fatias (com café fica muito bom).
E dá pra servir o bolo quente? Dá, mas as chances dele dar uma quebrada são maiores (no dia da foto, não resisti e cortei depois de meia hora, deu uma esfarelada, mas ficou bom do mesmo jeito).
Gosta de bolo de banana? Aqui Na Cozinha da Helô também tem: bolo de banana que eu adoro, bolo de banana caramelizada, bolo de banana caseiro e também a versão com banana do bolo de fubá da minha avó.
Gosta de bolo de banana? Aqui Na Cozinha da Helô também tem: bolo de banana que eu adoro, bolo de banana caramelizada, bolo de banana caseiro e também a versão com banana do bolo de fubá da minha avó. Use bananas realmente maduros, com casca bem amarela e pintadinha, só assim o bolo vai ter gosto e aroma de banana.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Oi Helô, amei a receita ! Vou fazer! Fiquei em dúvida porque a banana aparece duas vezes nos ingredientes. Pode me esclarecer por favor
Obrigada
Oi Isabela, boa tarde!
Sinceridade total: eu me atrapalhei e deixei em duplicidade, peço mil desculpas pelo erro e te agradeço muito por falar. Só assim, com a ajuda de todos, o Na Cozinha da Helô vai melhorando!
Na verdade, acabei de entender: primeiro eu pensei em dar primeiro a quantidade de banana amassada na xícara e escrevi, mas depois achei que o contrário (escrever 2 a 3 bananas) seria mais fácil, então escrevi de novo e me esqueci de apagar.
Beijo e, uma vez mais, obrigada, Helô