RECEITA DE DOCE DE BANANA CARAMELADA COM SUSPIRO
Que tal aprender como fazer manezinho araújo com banana? É uma sobremesa deliciosa, muito brasileira, com a simplicidade chique que é o máximo e é puro carinho. Hoje eu vou te ensinar como preparar.
Pelo Brasil, o mesmo doce aparece com vários nomes, desde os mais básicos “doce de banana caramelada com creme e suspiro” e “banana com merengue”, aos “banana na travessa”, “banana imperial” e “montanha de banana”, aos bem diferentes “manezinho araújo” e “chico balanceado”.
Dizem que o doce teria sido inventado nos anos 1960 por Manezinho Araújo, músico e dono de um restaurante no Rio de Janeiro, mas o tal Chico Balanceado gaúcho continua sendo um mistério.
O doce tem três camadas e vai à mesa num refratário familiar ou em potinhos individuais. Há uma camada de doce de banana preparado com as rodelas cozidas numa calda de caramelo, uma de creme de confeiteiro, que é aquele feito com maisena com leite, açúcar, baunilha e gemas, e um merengue pra finalizar.
Apesar do doce feito com creme de confeiteiro ser mais saboroso, tem gente que faz um creme com leite condensado.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é fácil de providenciar:
- banana nanica madura;
- açúcar;
- água;
- ovo;
- maisena;
- essência de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseiras?);
- leite.
Pra fazer o doce da banana caramelada, eu descasco e corto as bananas em rodelas de uns 2 cm de espessura e reservo.
A banana também pode variar. Com nanica o doce fica ótimo, mas já fiz muitas vezes com nanicão, que tenho no quintal, com prata e também com ouro.
Se forem nanicas comuns e grandes, uso umas 4, se for nanicão use 3, se forem da prata aumento a quantidade pra 5 e se a ideia for usar um tanto da penca de ouro, corto umas 12, pois elas são bem miúdas.
Coloco o açúcar do doce numa panela média com tamanho pra acomodar as bananas e aqueço. Com atenção pra não queimar, deixo o açúcar no fogo e vou movimentando a panela de vez em quando até que ele derreta e fique com cor de caramelo claro.
Nessa hora, com cuidado mas sem ter medo de derramar, pois o caramelo sobe, mas desce em seguida, eu despejo a água na panela e mexo com uma espátula até dissolver. No começo ele firma, fica com pedaços duros pelo meio, mas logo tudo dissolve e vira calda.
Então, eu junto a banana e mantenho em fogo baixo por uns 5 minutos, até que as rodelas estejam macias e dourada, depois retire do fogo, passo pra uma tigela e deixo amornar.
Enquanto isso, eu faço o creme. Misturo numa tigela o açúcar, as gemas, a maisena e a baunilha, reservo. Aqueço o leite numa panela média, espero ferver e despejo sobre a mistura das gemas.
Mexo com um batedor de arame até obter um creme liso, volto com tudo para a panela e, sempre mexendo, deixo no fogo até ferver e engrossar.
Despejo o creme num refratário médio, ou 6 individuais, cubro rente com filme plástico pra não criar película e deixo amornar por uns 30 minutos.
Espalho as bananas apenas com um pouquinho de calda sobre o creme e reservo. Guardo o restante da calda pra servir com sorvete.
Quanto à ordem das camadas, há quem comece pelo doce de banana e pelo creme, eu prefiro a base de creme com as bananas por cima, porque gosto quando elas afundam um pouco no creme, mas faça como preferir.
Aqueço o forno a 220ºC (alto) ou aqueço a função dourar ou gratinar do forno.
Bato as claras com a batedeira até obter uma espuma bem branca. Sem parar de bater, adiciono o açúcar em três partes, juntando a seguinte só quando a anterior estiver totalmente incorporada às claras.
Bato até o merengue firmar e encorpar e obter picos bem firmes e espalho o merengue sobre a camada de banana.
Levo o doce ao forno bem quente por uns 5 minutos, só pra dourar na superfície. Retiro do forno, espero esfriar e levo à geladeira pra gelar por umas 3 horas antes de servir.
Outras sobremesas deliciosas com banana: torta de bananada caseira, pudim cremoso com muita banana, pudim de pudim de pão com banana e sorvete de banana fácil e cremoso.
Doce de banana Creme Merengue e finalização Outras sobremesas deliciosas com banana: torta de bananada caseira, pudim cremoso com muita banana, pudim de pudim de pão com banana e sorvete de banana fácil e cremoso. Se quiser, substitua a banana nanica por prata ou ouro bem madura. Umas 6 da prata ou umas 8 ou 10 da ouro, a quantidade depende do tamanho delas.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
13 Comentários
Nossa! Essa sobremesa é a preferida da minha familia desde que me conheço por gente kkk. De uns tempos pra cá fizeram o creme com chocolate, vou ser sincera não gosto de banana eentão nem provo, mas em casa ela não falta.
Oi, Cristina! Realmente, quem não gosta de banana não vai gostar dessa sobremesa, hahah… Bjs
Oi Helô tudo bem? Sempre que faço este doce, depois de gelado, junta liquido. Vc saberia me dizer o motivo? Grata
Maria Silvia, boa tarde!
Sinceramente, não temos resposta agora. Vamos dar uma estudada e responderemos. OK?
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Ahhhh… Que DE LÍ CI A ! Faz muito tempo que não faço essa sobremesa! Fazia muito, logo que casei…
SUPER OBRIGADA por compartilhar seu amor, Heloísa!
Você tem um dom PRECIOSO!
Amália, boa noite!
Muito obrigada pelo carinho. Aqui na nossa cozinha tudo é feito com tanto amor e tanta dedicação que mensagens como a sua são deliciosas.
Essa sobremesa também faz parte da vida da gente, é tudo de bom.
Conte com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Nossa o meu fica maravilhoso, faço o caramelo e jogo a banana e vou mexendo com a colher de madeira, depois de a coloco um copo de água e vou mexendo vez outra,,com um garfo fica divino, é o caramelo engrossa bem.. Meu esposo ama é o doce que a avó dele fazia.
Marta, bom dia!
Manezinho Araújo é uma sobremesa deliciosa e traz boas lembranças a muita gente.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Eu conheço o manezinho Araújo pelo nome de Chico Balanceado e é uma delícia
Olá pessoal,
Esta sobremesa é bastante conhecida e feita de várias maneiras! Eu fazia com metade do creme, doce de banana, outra camada do creme e por último o suspiro! Hoje fiz com o creme embaixo, doce de banana com caramelo e por último o meregue!!! A ordem dos fatores não altera o produto!!! Sempre delicia!!!
Léia, boa noite!
A sobremesa é deliciosa e, como você disse, a ordem não muda esse sabor tão bom.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Helô, aqui em casa a turma AMA esse doce! Será uma das sobremesas do Natal! Obrigada! ❤️
Fatima, bom dia!
Que gostoso saber do sucesso do Manezinho na sua casa, é delicioso mesmo, aqui todos adoram também. Tão Brasil, né?
Um feliz Natal pra você e toda a sua família.
Beijo, Helô