RECEITA DE SORVETE DE AVELÃ E CHOCOLATE
O sorvete cremoso de avelã e chocolate é perfeito pra quem ama avelã, chocolate e nutella, e eu sei que muita gente é tem loucura por essa dupla perfeita.
É um sorvete cremoso, que começa com um creme inglês, depois recebe a pasta de avelã e chocolate, mais chocolate e depois avelãs douradas no forno. Quer dizer, muita avelã e muito chocolate como um sorvete que arrasa como sobremesa de qualquer dia especial.
INGREDIENTES
A receita leva:
- gemas;
- açúcar;
- leite;
- pasta de chocolate e avelã (que tal preparar a sua pasta caseira de chocolate e avelã?);
- chocolate meio amargo em cubinhos;
- creme de leite, fresco de preferência, mas pode ser (240 ml, pode ser de caixinha)
- avelã sem casca, mas ainda com a pele escura.
As avelãs entram na receita de duas formas, na pasta com o chocolate e douradas no forno e quebradas em pedaços pra dar crocante ao sorvete. Na lista de ingredientes eu falo da avelã ainda com a pele e depois, no preparo, falo pra esfregar pra soltar grande parte da pele. A pele protege a avelã de dourar demais no forno, por isso é importante.
Claro que dá pra usar a pasta de avelã e chocolate pronta, a querida e amada Nutella, mas vale a pena fazer a sua pasta em casa, só seguir a nossa receita da pasta caseira de chocolate e avelã.
Pra fazer o creme básico do sorvete, eu misturo as gemas passadas por uma peneira e o açúcar e reservo. Numa panela média, aqueço o leite e, quando ferver, despejo na tigela das gemas e misturo.
Volto com tudo para a panela e pro fogo e, sempre mexendo, cozinho até engrossar, mas sem deixar ferver, apenas até surgirem bolhinhas miúdas nas laterais e cobrir o dorso da colher. Pra testar, eu risco o dorso da colher com a ponta do dedo e o vejo se ficou um caminho marcado.
Então, retiro do fogo na hora, pois não pode ferver, misturo a pasta de chocolate e avelã e o chocolate em cubinhos e mexo até dissolver. Junto o creme de leite, passo pra uma tigela limpa e resfrio colocando a tigela sobre gelo.
Depois levo a misturam pra repousar por pelo menos 6 ou até por 12 horas. Com o descanso, os sabores se desenvolve, o creme encorpa e o sorvete fica bem melhor, além de render mais.
Enquanto o creme repousa, eu douro as avelãs no forno, depois esfrego pra retirar a pele fina e quebro em pedaços.
Bato o creme na sorveteira até ficar bem cremoso e com a consistência de sorvete, junto a avelã no final e levo ao freezer até o momento de servir. O tempo na sorveteira pode variar bastante, depende de cada modelo. Coloquei 4 horas pensando em sorveteira e freezer, mas é só uma ideia mesmo.
Se não tiver sorveteira, improvise com umo método simples e que funciona, só não fica tão cremoso. Eu levo o creme ao freezer por 30 minutos, retiro e bato com a batedeira por 5 minutos, volto ao freezer e repito a operação mais 3 vezes.
Adora avelãs como a gente? Aqui também tem: Paris Brest ou doce delicioso com praliné de avelã, pasta de avelã caramelizada e babka ou rosca doce com muito chocolate.
Adora avelãs como a gente? Aqui tem: Paris Brest ou doce delicioso com praliné de avelã, pasta de avelã caramelizada e babka ou rosca doce com muito chocolate. Pra dourar as avelãs no forno: espalhe todas elas numa assadeira pequena fazendo uma camada só e leve ao forno por uns 15 minutos (as pele começam a se soltar e o perfume de avelã invadirá a casa). Saindo do forno, só aguardar uns minutos e esfregar com as mãos pra soltar as peles.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Boa noite, Helô. Você não teria a receita do sorvete de avelã sem o chocolate? Sou apaixonada pelo sorvete de avelã desde que provei.
Oi, Irriade! Essa receita é muito pensado no chocolate, que faz parte da estrutura. Sugiro que você use essa receita aqui https://www.nacozinhadahelo.com.br/receitas/sorvete-crocante-de-leite-de-caju/ e substitua a castanha pela avelã. Beijos!
Aqui é a Verónica Dias, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Oi, Veronica! Fico feliz que tenha gostado! bjs