RECEITA DE TERRINE DE QUEIJO COM TOMATE E ABOBRINHA
Hoje eu vou te ensinar a preparar uma terrine de abobrinha com tomate e queijo cremoso que é perfeita pra servir num dia de verão. É aquela receita mediterrânea pra valer, muito saborosa e colorida.
A receita é simples de preparar e muito prática, dá pra fazer tudo com até 2 dias de antecedência, deixar na geladeira e só desenformar antes de servir. Ela vai bem numa refeição do dia a dia, mas também é perfeita pra receber.
Como entrada, é só cortar fatias não muito grandes e servir com uma saladinha ao lado e, como prato principal, basta aumentar a fatia e colocar uma salada ao lado. E sem se esquecer de um pão gostoso pra acompanhar.
A receita passou a fazer parte da minha vida há uns 30 anos, quando fui passear com o meu marido por uns vilarejos na Provence.
A gente comeu uma terrine parecida com essa num restaurante bem pequeno que ficava entre dois vilarejos lindos. O lugar era super charmoso e a comida era deliciosa, mas eu não me esqueci mesmo da terrine.
Chegando em casa, eu fui pra cozinha, fiz uns testes e cheguei à versão Helô da receita.
A RECEITA
A receita leva:
- tomate maduro;
- alho;
- tomilho;
- manjericão;
- abobrinhas italianas ou comuns não muito grandes;
- queijo macio (minas frescal, ricota, boursin, cream cheese, cabra cremoso, cottage);
- azeitonas pretas sem sementes e fatiadas;
- azeite de oliva extravirgem;
- sal e pimenta-do-reino.
A escolha do queijo depende do momento e do quanto se quer ou se pode gastar, desde um minas frescal, uma ricota mais úmida, um cream cheese, que muitas geladeiras têm, ou, pra um momento mais especial, um cabra macio. No dia da foto eu usei ricota com 1 colher (sopa) de requeijão pra dar cremosidade.
Quem gosta de azeitonas coloca azeitonas, que podem ser pretas ou verdes, e quem não gosta não põe, e também dá pra inventar, acrescentando alcaparras, anchovas em conserva, uma ratatouille no centro no lugar dos tomates.
A receita tem 4 etapas, mas todas muito simples e todas podem ser feitas com antecedência. Tudo bem prático.
Primeiro eu preparo os tomates daquele meu jeito de sempre: os tomates rústicos de forno. Aqueço o forno a uns 160ºC (médio-baixo), coloco os tomates, o alho, as ervas, sal, pimenta e azeite numa tigela que acomode tudo bem junto e asso por uns 45 minutos, até que eles estejam bem macios e perfumados.
Em seguida, puxo e descarto as peles, o alho e as ervas e deixo esfriar. Dá pra deixar os tomates prontos na geladeira por até 3 dias.
Enquanto o tomate assa, eu corto as abobrinhas em rodelas ou em fitas de uns 3mm, da espessura de casca de banana. Pra cortar, dá pra usar uma faca grande afiada ou um fatiador de legumes.
Eu separo duas assadeiras grandes, lambuzo o fundo das assadeiras com azeite, espalho por cima as fitas de abobrinha, polvilho com sal e pimenta de um lado, viro as fatias, polvilho com sal e pimenta do outro lado e rego com um fio de azeite.
Quando retiro os tomates do forno, eu aumento a temperatura pra 180ºC (médio) e levo a abobrinha por forno. Deixo por 10 minutos, viro as rodelas ou as fatias pra que elas dourem por igual e deixo no forno por mais uns 10 minutos, até ficarem macias e levemente douradas.
O tempo de forno pode variar um pouco, depende do forno, da assadeira e da espessura da abobrinha. Ficar de olho é o que importa.
Enquanto as abobrinhas esfriam, eu misturo o queijo escolhido com sal, pimenta e um fio de azeite até obter um creme homogêneo.
Pra montar, eu separo uma fôrma média pra bolo inglês e unto com azeite e forro o fundo e as laterais da fôrma com as rodelas ou as fitas de abobrinha ligeiramente sobrepostas pra não ter espaços livres.
Faço uma camada de queijo, espalho por cima uma camada de tomate com azeitona, cubro com o restante do queijo e termino com uma camada de abobrinha. Cubro com filme e levo à geladeira por pelo menos 1 hora e até por 2 dias pra firmar e gelar.
Na hora de servir, eu desenformo a terrine sobre um prato e levo à mesa.
Costumo fazer uma terrine única quando a refeição é familiar ou pra levar na cesta do piquenique, mas quando quero uma apresentação mais arrumadinha, monto terrines individuais.
Três pães que ficam deliciosos com a terrine de abobrinha: pão maravilhoso na panela de ferro, pão de azeitona, pão rústico de ervas.
Três pães que ficam deliciosos com a terrine de abobrinha: pão maravilhoso na panela de ferro, pão de azeitona, pão rústico de ervas. Use o queijo macio que quiser, pode ser queijo minas frescal, ricota, cottage, queijo de cabra macio ou cream cheese.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Sempre que posso , vejo as receitas do Cozinha da Helo, ela tem um jeitinho todo especial de fazer as suas receitas e encaixam no meu estilo de cozinhar
Vera, boa tarde!
Aqui a Helô, muito feliz com a sua mensagem. Faço tudo com muito carinho e do jeito que acho que a cozinha deve ser: comida gostosa, despretensiosa, descomplicada e cheia de amor e carinho.
Conte sempre comigo e continue aqui na minha cozinha.
Tem alguma sugestão de receita?
Abraço, Helô