RECEITA DE TRUFA DE CHOCOLATE TRADICIONAL
Quer saber como preparar trufa de chocolate bem fácil? Chegou o dia!
Quem nunca comeu ou ganhou uma caixinha com trufas gulosas de chocolate, ou recebeu ao menos uma miudinha no pires com o café levanta a mão?
Elas viraram febre a partir de meados dos anos 1980. No início, apareciam só em lojas, confeitarias e restaurantes especiais ou focados em chocolate e, depois, foram se espalhando tanto que deixaram de causar aqueles “uaus” que tanto causavam. Muita gente começou a preparar trufa em casa e isso só fez com que esse bombom delicioso ficasse conhecido por tudo o quanto é canto. Ainda bem pra quem gosta (eu!).
É verdade que muitas das trufas que se vê por aí não são nada de fora de série e pouco impressionam, sem falar daquelas que levam “chocolates” que nem chocolate são e baunilhas que, de tão artificiais, têm aromas de todos os tipos, menos os da baunilha.
Mas uma trufa preparada com um bom chocolate merece uma mordida gulosa e pode, sim, causar muitos “uaus”.
Eu realmente adoro morder uma trufa com aquela camada de cacau em pó que, de tão esvoaçante, suja de chocolate até a ponta do nariz. Acho uma delícia morder a parte mais firme e a parte de dentro cremosa , tudo com muito chocolate, ou chocolatíssimo como eu brinco sempre. Afinal de contas, eu adoro chocolate!!!!
O chocolate
O chocolate é o que mais importa, ele faz a diferença entre uma trufa de verdade e uma nada de mais. Vale a pena investir num chocolate gostoso, e hoje isso nem é tão complicado, pois as lojas especializadas em produtos pra confeitarias têm várias marcas boas e nos mercados a gente sempre acha bons chocolates.
Com a receita que vai aqui, que é muito simples de preparar e leva pouquíssimos ingredientes, é possível fazer, em poucas horas, umas 20 trufas médias e servir como sobremesa, acompanhando café ou chá, ou simplesmente quando der vontade de chocolate, além de ser um bom presente.
Na verdade, pra presentear, só é importante pensar no calor que faz por aqui, já que elas são bem sensíveis e não só podem amolecer um pouco.
Com a umidade do ar, também acontece delas absorverem rápido a camada do chocolate em pó e acabarem um pouco borradas, mas isso não é grave. Eles serão gostosas sempre. que envolve a parte cremosa e ficam borradas, sem vida.
A RECEITA
Receitas também não faltam. As trufas de puro chocolate começam com uma ganache – a mistura clássica de chocolate em barra e creme de leite e outras têm a base de chocolate e base cremosa de chocolate e manteiga. Eu fiquem com a da manteiga.
O chocolate pode ser do mais amargo, quase puro cacau, ao bem leitoso e mais doce, cada um escolhe como quiser.
A bebida alcoólica que costuma entrar na mistura, pode ser conhaque, whisky, cachaça, licor, cachaça ou mesmo uma boa essência.
E, pra rolar e finalizar a trufa, vale usar chocolate ou cacau em pó, sendo o chocolate em pó um pouco mais suave e mais amarronzado e o cacau em pó mais intenso e escuro.
Pensando nessa trufa simplesmente de chocolate, a parte central é uma porção do creme de chocolate escolhido.
Aí vem a primeira possibilidade, que é um pouco mais trabalhosa, mas dá um resultado com mais textura e mais complexo, que é banhar essa porção cremosa com chocolate, que endurece e forma uma casquinha e depois rolar esse bombom no chocolate ou cacau em pó.
Os ingredientes
Pra facilitar a vida, quer dizer, tanto pra conseguir um recheio cremoso sem tantas dificuldades e pontos, como pra ficar com a receita mais enxuta de “ etapas”, escolhi usar a base de chocolate meio amargo.
Uso chocolate meio amargo, manteiga sem sal, um pouquinho de conhaque e chocolate em pó pra rolar, pois sei que são coisas fáceis de comprar.
Quem tem crianças ou não gosta de chocolates mais amargos pode ficar com o chocolate ao leite e, também, dispensar as bebidas e usar só essência de baunilha (no post essências incríveis eu ensino várias possibilidades).
A manteiga
Ela tem que ser usada em temperatura ambiente, mesmo!!! A mistura vai dar errado se a manteiga estiver derretida (desanda tudo!) ou se estiver gelada (não mistura direito).
PREPARO
Quanto à etapa de derreter o chocolate: o derretimento pode ser feito em banho-maria, mas eu sempre uso a técnica do micro-ondas quando derreto porção de, no máximo, 500 g de chocolate.
Coloco o chocolate apensas quebrado em pedaços numa tigela média e seca, deixo 30 segundos, misturo com uma espátula, deixo mais 30 segundos, mexo de novo e deixo mais um pouquinho, só mesmo até derreter (no máximo, a tarefa leva uns 2 a 3 minutos).
O formato
Trufas são sempre irregulares. O nome vem dos “cogumelos” que nascem sob a terra em alguns lugares do mundo.
Por isso, nem se abale em tentar preparar bolinhas perfeitas (com o calor daqui, o creme derrete com o calor das mãos, começa a grudar … tragédia). Rusticidade é a palavra de ordem.
Eu pego uma porção com uma colher de café, rolo no chocolate em pó, coloco numa forminha de papel, quando tenho em casa, e sirvo.
Outras coisas
Depois de derreter o chocolate e misturar a manteiga, o creme precisa descansar na geladeira por umas 3 horas pra firmar. Só, então, será possível moldar as trufas.
O creme se mantém perfeito na geladeira por uns 3 dias, mas as trufas ficam melhores quando moldadas e roladas no dia de servir, principalmente quando o calor aumenta.
Elas podem até ficar gostosas geladas, mas a camada de chocolate em pó perde o brilho e a textura na geladeira.
Acho que é isso! Dúvidas: só escrever pra gente!
Se você gosta de docinhos pra servir em momentos especiais e pra presentear, que tal experimentar as nossas receitas de bala de coco, bala de café de antigamente e camafeu de nozes?
Se você gosta de docinhos pra servir em momentos especiais e pra presentear, que tal experimentar as nossas receitas de bala de coco, bala de café de antigamente e camafeu de nozes? O chocolate é o que mais importa, ele faz a diferença entre uma trufa de verdade e uma nada de mais.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Sou sua fã, Heloooooooo!!!! E como todas as suas receitas, esta foi perfeita, para comemorar o dia dos namorados, nesta quarentena!!!!!
Simone, boa tarde!
Que mensagem gostosa, alegrou o dia.
Bom saber que as suas trufas deixaram a sua comemoração de dia dos namorados em quarentena mais emocionante.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô