RECEITA DE TUTU DE FEIJÃO COMPLETO
Essa receita de tutu de feijão completo, que aqui vai na versão de potinho, mas que também pode ser preparada num refratário grande pra todo mundo se servir, é pura comida caseira gostosa.
É um prato único que faz parte da minha vida desde sempre, minha mão prepara em casa desde que eu me conheço por gente.
A receita simples de feijão e o arroz branco de todo dia são a base do prato, é perfeito pra aproveitar as sobras de feijão e de arroz da véspera. Mas nada impede que se faça arroz e feijão pra usar só nessa receita.
O feijão já refogado vira o tutu e vai pro refratário como primeira camada. Por cima do feijão, vêm as camadas de rodelas de linguiça bem douradas, couve refogada na manteiga, fatias de ovo cozido, do arroz branco de todo dia e do queijo pra derreter e dourar no final.
Ela sempre montou esse tutu completo no refratário no dia de servir, ou até no dia anterior, deixou na geladeira e levou pro forno pra aquecer e gratinar antes de servir.
Com uma salada verde temperada com um molho básico, a mesa está posta. Que tal espiar os nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
TUTU OU VIRADO?
A discussão é grande, teorias não faltam. Em São Paulo costuma ser feijão virado, um feijão refogado com caldo que, quando ferve, recebe a farinha, que enxuga e engrossa o caldo, virando uma pasta grossa que envolve os grãos do feijão e fica boa demais (ou boa de um tanto, como diz a minha mãe).
Os mineiros usam os mesmos temperos, só que, antes da farinha ir pra panela, eles batem o feijão como se fosse pra fazer uma sopa. A essência de sabor é a mesma, mudam a consistência e a textura, pois tutu vira um papa homogênea, lisa e brilhante pela mandioca.
Quanto à farinha, em São Paulo a farinha pode ser de milho ou de mandioca, em casa sempre foi de milho, e em Minas a mandioca é a preferida.
Como a minha mão sempre bateu o feijão pra receita que vai aqui, ficou tutu, mas pode ser virado também.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é simples e bem caseira:
- feijão cozido e com caldo, pode ser carioquinha, jalo, vermelho, bolinha ou preto;
- bacon;
- cebola;
- alho;
- farinha de mandioca,
- linguiça fresca;
- couve;
- manteiga;
- arroz branco;
- louro;
- ovo;
- queijo (se quiser gratinar);
- sal;
- óleo vegetal
A parte do feijão se resolve muito rápido, tanto se for feijão já refogado da véspera, como se for só cozido pra refogar na hora. Usei bacon pra deixar o prato mais saboroso, mas só deixar de fora se preferir. Engrossar com a farinha é coisa que acontece no fogo em nem 5 minutos.
O arroz é o mais básico de todos. Quando penso na receita com uns dois dias de antecedência, costumo já fazer uma quantidade maior de arroz na véspera pra guardar uma parte pra receita que vai aqui. Na lista de ingredientes, coloquei 3 xícaras de arroz branco pronto.
O tempo: pensei em 1 hora e 30 minutos de tempo total contando o feijão já cozido e o arroz pronto, mas ele pode ser um pouco maior se for preciso cozinhar o feijão e o arroz no dia.
VERSÃO POTINHO
Num dia bem frio de junho, eu tive que improvisar um almoço pra uns amigos bem de casa e pensei nesse tutu completo. Só que eu queria dar um charme junino à mesa e tive a ideia de fazer o de sempre, só que porções individuais e todo mundo gostou. Simplicidade chique total!
Um tempo depois, pra uma festa junina bem maior, eu fiz a mesma coisa, só que em versão mini e virou tutu no potinho.
Como eu fiquei com medo de colocar as canequinhas de vidro bem simples no forno, eu mudei a ordem das camadas pro arroz não ficar solto por cima e não ressecar, deixei o gratinado de lado e finalizei com ovo de codorna. Na verdade, eu aqueci cada uma das coisas em panela diferentes e só montei na hora de servir.
A quantidade das porções varia muito, depende do tamanho dos potinhos, mas rende bem. Se quiser fazer como a minha mãe, monte tudo num refratário médio, coloque o ovo sob o arroz pra não ressecar, termine com queijo e forno pra gratinar (dá umas 4 porções como refeição).
Ideia pra versão vegetariana: deixe o bacon do tutu de lado e troque as rodelas de linguiça pela abóbora de forno com ervas.
Feijão Couve Linguiça Montagem Gosta de feijão? Aqui tem como fazer virado de feijão em casa, receita simples de sopa de feijão com macarrão e mix saboroso de feijão. Se quiser preparar tudo num único refratário, espalhe o tutu de feição na base, depois siga com as camadas de couve, linguiça, arroz, rodelas de ovo, polvilhe com o queijo e leve ao forno pra aquecer e gratinar. INGREDIENTES
Preparo
NOTAS