RECEITA DE BISCOITO COM GLACÊ REAL CASEIRO
Já pensou em fazer um biscoitinho decorado com glacê real tingido com corante natural e feito em casa? É um biscoito assim que a gente vai preparar hoje.
Fiz uns biscoitos amanteigados bem saborosos e crocantes, que já são bem diferentes daqueles mais sem graça que a gente vê por aí, quase que só pra decoração. Aromatizei os biscoitos com a minha essência natural caseiras de baunilha, nada de aromatizantes artificiais.
Preparei o glacê real ou royal em casa, nada de usar os prontos das lojas de produtos pra confeitaria.
E tingi o glacê caseiro com os corantes 100% naturais que eu fiz a partir de frutas, verduras e legumes. Quer dizer, tudo muito gostoso, verdadeiro e divertido, e sem nadinha de nadinha de corantes artificiais. No post corantes naturais caseiros para glacês e cremes eu explico como fazer tudo passo a passo.
Como, no dia da foto, a Páscoa estava chegando, fiz biscoitinhos com cortadores de coelho e ovalado pra parecer ovo e dei de presente pra família toda e as pessoas amaram.
Mas mudando os formatos e as cores dá pra fazer biscoitinhos pra Natal, dias das mães, namorados, pais, crianças, festas de aniversários com temas bem variados. É só inventar.
Eu, que adoro fazer tudo em casa e sempre tive os dois pés atrás com bolachas decoradas cheias de açúcar e coloridas com cores vivas e impossíveis de conseguir na natureza, achei o máximo fazer esses biscoitinhos do começo ao fim.
Pode dar um trabalhinho, mas compensa. E o resultado é tão lindo e verdadeiro que as crianças, quando descobrem o processo e entendem as diferenças entre o artificial e o natural, passam a enxergar que as cores da natureza são as cores que existem pra valer.
Eles ficam lindos e são perfeitos pra preparar com as crianças e também pra presentear.
OS BISCOITOS
A lista de ingredientes:
- farinha de trigo;
- açúcar;
- manteiga em temperatura ambiente;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?) ou canela em pó.
O biscoito é açucarado e amanteigado, feito só com farinha, açúcar e manteiga e baunilha, ou canela. Fica saborosos e crocantes, mas pra pra isso tem que assar até as bordas começarem a dourar. Saindo do forno, o biscoito precisa esfriar completamente antes de decorar com o glacê.
Pra fazer a massa, eu misturo a farinha, o açúcar, a manteiga e a baunilha numa tigela até conseguir uma massa lisa que se descole das mãos e, se for preciso, junto um pouquinho de água ou de farinha pra dar o ponto. Embrulho em filme plástico e levo à geladeira por 30 minutos.
Depois abro a massa com um rolo até ficar com uns 2 mm de espessura, como casca de banana, corto com os cortadores escolhidos, espalho os biscoitos na assadeira e levo pro freezer por uns 15 minutos. Quanto mais gelados eles forem pro forno, mais crocantes eles vão ficar.
Asso os biscoitos no forno a 180°C (médio) por 12 a 15 minutos, até começarem a dourar nas bordas, retiro do forno e deixo esfriar totalmente antes de decorar.
O GLACÊ
A maioria das receitas de glacê pede açúcar de confeiteiro, suco de limão e leite, mas pro glacê de hoje eu deixei de lado o leite e consegui um glacê mais firme. Precisava de um glacê mais duro porque os corantes naturais caseiros são mais líquidos e não dá pra usar menos, pois com menos eles não tingem.
Escolhi 4 cores pros biscoitinhos de Páscoa: rosa (feito com morango), amarelo (feito com manga), lilás (feito com mirtilo) e verde claro (feito com salsinha). Usei 1 colher (sopa) de cada corante pra tingir cada 1/4 de glacê pra decorar 1/4 da massa.
Não precisa se preocupar com sabor dos vegetais escolhidos, nenhum corante fica com gosto, só sobram as cores. O verde não tem gosto de salsinha mesmo!
Pra fazer o glacê branco, que é a base de todos, eu coloque o açúcar de confeiteiro numa tigela grande, junto o suco de limão e misturo com uma espátula até obter uma pasta branca e lisa. Pra fazer com 4 cores, eu divido em 4 partes e coloco em 4 tigelas pequenas.
Tinjo cada parte com um dos corante, mais ou menos 1 colher (sopa) de corante e, se for preciso, acerto a consistência com um pouco açúcar de confeiteiro. O ponto certo: passando uma espátula que raspe o fundo da tigela, o glacê leva uns segundos pra voltar.
Improvisei o saco de confeitar com um saquinho plástico firme, não dá mesmo pra usar os de freezer, que são muito frágeis e arrebentam com a pressão. Cortei uma mini pontinha num dos cantos do saquinho e usei.
Escolhi a decoração mais simples de todas, tanto porque não sou boa de desenhos e nem pra esses tipos de miudeza, como pra ensinar uma possibilidade bem fácil, até mesmo pra fazer com as crianças.
Pra fazer desse jeito mais simples e fácil do mundo, quer dizer, só uma única cor por biscoito, sigo a dica básica dos especialistas no assunto: começo pelo contorno pra demarcar a área a ser preenchida e depois preencha o miolo.
O importante é deixar os biscoitos bem quietos, sem mexer mesmo, descansando em temperatura ambiente por umas 12 horas, pois só com esse tempo o glacê firma e seca bem.
Se o tempo estiver muito úmido, pode ser que a secagem leve ainda mais umas horas. Pra garantir, é melhor preparar os biscoitos com uns 2 dias de antecedência.
Quanto à durabilidade dos biscoito, é importante saber que os decorados com glacês coloridos com pastas artificiais duram bastante, pois basta 1 pontinha de colher (chá) de corante pra tingir uma quantidade grande de glacê.
Como os corantes naturais são mais líquidos, a umidade do glacê é maior e a massa acaba perdendo o crocante depois de uns 5 dias, mesmo guardando em potes bem fechados.
Quanto ao rendimento, escolhi dar porções e não unidades porque os tamanhos dos cortadores variam muito. Só pra dar uma ideia, a massa rende uns 80 biscoitos médios e de 120 a 130 bem pequenos. O que vale é pensar que dá pra montar uns 12 saquinhos pra presentear.
Outros guloseimas: o melhor biscoito crocante com caramelo e chocolate, casadinhos variados, como fazer maria mole caseira, bala de goma natural e feita em casa e coquinho praliné caseiro.
Biscoitos Glacê Finalização Outros guloseimas: o melhor biscoito crocante com caramelo e chocolate, casadinhos variados, como fazer maria mole caseira, bala de goma natural e feita em casa e coquinho praliné caseiro. A dica de traçar primeiro uma linha de glacê na borda de cada biscoito e depois preencher o centro com glacê é muito boa!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
11 Comentários
Boa tarde, Helô
Parabéns pelo site e obrigada por compartilhar suas delícias. Fiz o licor de jabuticaba. Divino! Fiquei em dúvida quanto aos corantes naturais… Onde posso comprá-los? É o morango em pó, manga em pó etc, que encontramos em lojas de produtos naturais e nas que vendem especiarias?
Oi, Ana! Clique no link https://www.nacozinhadahelo.com.br/corantes-naturais/, que explico tudinho sobre os corantes naturais, usei a fruta mesmo, picadinhas. Quanto ao licor, fico muito feliz que tenha gostado! Ele faz o maior sucesso aqui no site! bjs
Fizemos os biscoitinhos para a pascoa com as criancas! Muito divertido e elas adoraram! O glace da muito certo com os corantes! Segui direitinho e deu certo!
Gisela, bom dia!
Obrigada pelo carinho. Delícia receber mensagem com a sua. Além de gostosos e divertidos, ainda mostram pras crianças que tudo pode ser feito em casa e de um jeito muito natural. Agora, a receita já faz parte da sua cozinha.
Continue aqui com a gente!
Abraços, Ana e Helô
Conheci a receita através das redes sociais e não parei mais de fazer as receitas da Helo 🙂
Olá Vanderlei, bom dia!!
Que bom que gostou, continue acompanhando nossas receitas
Conheci a receita através das redes sociais e não parei mais de fazer as receitas da Helo 🙂 Recomendo de +
Olá Vanderlei, bom dia!!
Que bom que gostou, continue acompanhando nossas receitas e preparando essas delícias.
Receita muito boa de fazer
Olá Pablo, bem vindo.
Obrigado pelo comentário e nos acompanhar, continue fazendo nossas receitas 🙂
Muito obrigado por nos acompanhar