RECEITA DE DOCE DE CENOURA INDIANO
Eu adoro esse indiano de cenoura! É delicioso, lindo e sempre surpreende.
Por aqui, não é muito comum encontrar alguém que já tenha experimentado ou ouvido falar numa receita indiana de sobremesa chamada “gajar ka halwa”. É um doce de cenoura escandalosamente bom e, ao mesmo tempo, intrigante.
Há uns bons anos, folheando os meus livros de cozinha indiana, que são muitos, pois sou apaixonada pelo assunto, bati os olhos na receita do tal doce, que era tão lindo e apetitoso que, de ler o texto e ver a foto, já me deu água na boca. Incluí a receita na minha lista “pra experimentar”, mas acabei não fazendo.
Quando estive com a minha mestra queridíssima Julie Sahni (na casa dela e só nós duas!!), falei sobre o doce e ela me contou muito sobre ele, pois é típico da região de Delhi, de onde ela veio. A receita estava nos planos, mas ela sentiu que eu estava morrendo de vontade de experimentar, logo pegou umas cenouras e já me convidou pra ir pro fogão.
O fato é que, depois de um tempo, a gente saboreou o doce de colherada em colherada e acabou com ele. Eu só me perguntava como é que deixei a receita na lista por tanto tempo, mas tudo bem, antes tarde do que nunca.
Voltando pra casa, fui organizar a receita, preparei e servi. Simplesmente adorei ver as reações de surpresa de quem experimentou meio que torcendo o nariz e pediu mais. Afinal de contas, por aqui, só se costuma comer cenoura com açúcar no bolo de cenoura de todo dia.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é pequena e não é complicada, a não ser pelo cardamomo, que não é tão usual, mas é fácil de achar. E se pistache for complicado, tanto por não encontrar, como pelo preço, só usar amêndoa ou outra noz ou castanha.
As cenouras indianas costumam ser mais avermelhada e doces e dão doces mais doces e com a cor mais intensa, mas com as nossas cenouras a receita dá certíssimo, fica deliciosa e linda. O que importa é usar cenouras frescas, firmes, de cascas lisas, suculentas.
Quando tenho a sorte de encontrar cenouras avermelhadas no Instituto Chão, na feira de orgânicos do Parque da Água Branca ou nas gôndolas de alguns supermercados que trabalham com orgânicos e vegetais de pequenos produtores, faço o doce com elas, mas normalmente faço com as cenouras de sempre.
Além das cenouras, a receita então leva ghee (a manteiga indiana clarificada, mas que pode ser a comum), leite, açúcar, cardamomo e canela, pistaches ou amêndoas grosseiramente moídos e uva-passa.
A sobremesa não é difícil de preparar, apenas leva um tempo pra cozinhar em fogo baixo, que é um dos pulos do gato da receita.
Na hora de preparar, eu ralo a cenoura num ralador grosso, coloco numa panela média com a manteiga clarificada e mexo por 5 a 10 minutos, até a cenoura mudar de textura, perder o jeito de legume cru e ficar levemente brilhante.
Então, junto o leite, o açúcar, as especiarias e, mexendo de vez em quando pra não grudar na panela, cozinho em fogo baixo por mais uns 40 minutos, até o leite evaporar totalmente e a cenoura ficar bem macia, perfumada e saborosa.
Em seguida, só juntar o pistache ou a amêndoa e a uva-passa, retirar do fogo, deixar amornar, colocar numa compoteira e servir.
Embora alguns prefiram comer o doce quente, saindo da panela, eu gosto dele mais morno e acompanhado de uma colherada farta de iogurte cremoso ou de uma bola de sorvete de leite.
Como o doce fica perfeito na geladeira por até uma semana, dá pra preparar com antecedência e aquecer no fogo ou no micro-ondas por uns segundos antes de servir. Quem experimenta se encanta e pede mais, e mais, e mais…
Veganos e intolerantes à lactose podem comer o doce apenas substituindo a manteiga clarificada por 3 colheres (sopa) de óleo vegetal e usando um leite vegetal, que pode ser de amêndoa, de castanha de caju ou do Pará ou de coco.
E muito importante: o doce é versátil e combina com mil coisas, não só com pratos indianos.
Que tal preparar uma refeição com samosas indianas assadas ou samosas indianas de massa frita com um ou mais recheios? Aqui a gente tem 3 receitas deliciosas pra rechear as samosas: recheio de batata e cebola, recheio indiano de espinafre com especiarias e castanha e recheio de frango para samosas.
Que tal preparar uma refeição com samosas indianas assadas ou samosas indianas de massa frita com um ou mais recheios? Aqui a gente tem 3 receitas deliciosas pra rechear as samosas: recheio de batata e cebola, recheio indiano de espinafre com especiarias e castanha e recheio de frango para samosas. Um doce perfeito pra servir numa refeição indiana ou em qualquer momento mais especial.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
8 Comentários
Oi Belô
Fiz o doce de cenoura ficou bom, mas ficou um pouco com o gosto da manteiga clarifica, o que posso fazer para não ficar este gosto?
Felipe, bom dia!
O sabor da manteiga é importante em várias receitas indianas, mas se você preferir dá pra substituir por óleo vegetal.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô
Desculpa mas meu corretor do celular errou seu nome.
Não se preocupe!
Oi Helô, fiz o doce de cenoura hoje.
Ficou muito bom. Uma delícia! É um doce diferente do comum.
Obrigado pela receita!
Bom dia!
Obrigada pelo carinho. Gostoso saber que você aproveitou a receita e que ela agora faz parte da sua cozinha.
O doce é delicioso, diferente e sempre surpreende.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Quando criar,comia cenoura ralada com mel e passas, mamãe fazia! Lendo essa receita,me reportei a infância.Vou sim preparar o gajar ka waba,com muita alegria,as receitas indianas são muito saborosas e saudáveis,tem energia positiva,assim como vc ! Este site é a prova disso Gratidão Helô,vou entrar na página 🥰
Yara, bom dia!!
Como é gostoso saber de histórias como a sua, sempre lindo ver a comida trazendo lembranças queridas.
Você tem história linda pra contar com as suas cenouras com mel e passas da infância
Muito obrigada pelo carinho e depois me conta.
Beijos, Helô