RECEITA DE BOLO DE IOGURTE E LIMÃO DE LIQUIDIFICADOR
Em casa sempre tem bolo e acho que uma vez por semana tem esse bolo rápido de iogurte e limão.
Falando desses básicos, sem coberturas e recheios mais complexos, no máximo com a calda açucarada ou com a calda rapidinha de chocolate, acho que esse bolo de hoje faz parte da lista dos mais simples e rápidos de preparar. Tudo se resolve no liquidificador, sem claras em neve e várias etapas.
Pra variar e conseguir um bolo simples com canela e baunilha eu deixo as raspas de limão da massa de lado e, no lugar dela uso 1 colher (chá) de canela em pó e 2 colheres (chá) da minha essência naturai caseira de baunilha. Também deixo a cobertura açucarada de lado e polvilho o bolo já frio com açúcar e canela.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes pra fazer esse bolo com a massa perfumada com limão e a caldinha açucarada por cima, a gente precisa de:
- farinha de trigo;
- açúcar;
- óleo vegetal (o óleo que você quiser)
- ovo;
- iogurte;
- limão;
- fermento em pó.
Dá pra usar o limão que quiser e tiver em casa, pode ser tahiti, galego, cravo (ou rosado, caipira ou capeta) ou siciliano. O bolo fica bom com qualquer um deles. As raspas do limão vão na massa e o suco na cobertura.
O iogurte dá sabor e delicadeza ao bolo e ainda realça o sabor do limão. O óleo deixa a massa leve e muito fofinha.
Como o iogurte pode ser sem lactose, o bolo ainda pode deixar os intolerantes à lactose bem felizes.
PREPARO
O preparo da massa leva uns 15 minutos, mas pensando em separar ingredientes, untar e polvilhar a fôrma e misturar e espalhar a cobertura, eu coloquei 30 minutos. No forno, o bolo costuma levar uns 45 minutos, mas dei 1 hora porque cada forno é um e as fôrmas também mudam. O mais difícil é esperar uns 45 minutos pro bolo amornar e a cobertura de açúcar com limão virar casquinha.
Os ingredientes vão todos pro liquidificador e em nem 5 minutos a massa fica homogênea e pronta pra ir pra fôrma.
Enquanto o bolo assa por mais ou menos 45 minutos, até ficar crescido, firme e bem dourados, eu misturo numa tigelinha o suco de limão e o açúcar da cobertura. A cobertura não vai ao fogo.
Na saída do forno, eu espalho metade da cobertura sobre o bolo bem quente, espero 5 minutos e espalho o que sobrar. A casquinha se forma na hora.
O bolo fica perfeito por uns 3 dias fora da geladeira, mas com ele é um bolo médio e gostoso demais, com certeza acaba antes. Ainda mais quando se tem café por perto.
Se, na sua casa, a quantidade for grande, congele metade do bolo rápido de iogurte e limão por até um mês, fica perfeito.
Outros bolos bem fáceis de fazer que são perfeitos pro café da manhã, pro lanche, pro chá da tarde, pro piquenique, pro brunch e até pra sobremesa, e sobrevivendo na cozinha total: bolo de laranja simples, bolo de cenoura simples, bolo de chocolate rapidinho e bolo de banana que eu adoro.
Aqui no nosso canal do youtube tem o vídeo que eu fiz mostrando como fazer esse bolo tão gostoso e simples:
Dá pra usar o limão que quiser e tiver em casa, pode ser tahiti, galego, cravo (ou rosado, caipira ou capeta) ou siciliano.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
44 Comentários
Faço sempre … Uma delícia! Super fofinho!
Oi, Mariane! Amo esse bolo também! bjs
Fiz hoje e amei!
Márcia, Boa tarde!! Que notícia gostosa. Como a gente sempre diz, muito fácil e muito bom.
Abraços, Ana e Helô
Olá! Essa receita está com uma cara ótima! 🙂
Uma dúvida: óleo vegetal pode ser óleo de milho, de soja? Ou… será que substituir por óleo de coco fica bom?
Obrigada!
Ps: sou leiga mas agora já quarentena estou me aventurando nos bolos. Sua página é ótima!
Bianca, boa tarde!
Delícia receber mensagem como a sua e saber que você está se aventurando nos bolos.
Pode ser qualquer óleo vegetal, como milho, canola, soja, girassol. O óleo de coco também funciona, mas não altera o sabor em nada e custa muito mais caro, acho que não vale a pena. Com azeite de oliva também dá certo, os portugueses acrescentam amêndoas (que combinam com azeite) e fica incrível, um bolo com um gostinho de azeite no fundo, mas o custo também sobe bastante. Quer dizer, os mais comuns, qualquer um deles, valem mais a pena pros bolos Vá contando as suas experiências pra gente!
Abraços, Ana e Helô
m, mas há 2 questões: o azeite de ol
Ótimo!
Muito obrigada!
Olá, para fazer a calda uso acucar refinado normal ou precisa se acucar de confeiteiro ? Pq a minha calda nunca da certo p ficar casquinha.
Erika, bom dia!
Em casa, a gente usa açúcar refinado comum, não é necessário usar o de confeiteiro. Pra conseguir casquinha: a mistura de suco de limão e de açúcar precisa estar grossista e esbranquiçada, pois se ficar líquida demais ela não terá tempo de se transformar em casquinha, o processo tem que ser rápido. Prepare a calda enquanto o bolo estiver no forno e ao lado de onde você apoiará o bolo saindo do forno. O que importa é retirar o bolo do forno e pincelar ou espalhar rápido com uma colher metade da calda, é esse contato com contraste da temperatura entre o bolo muito quente e a calda úmida que dá casquinha (o líquido evapora e sobra açúcar. Em seguida, deixe descansar por 10 minutos e pincele com a calda restante, deixe firmar. É assim que a gente faz. Quer dizer, as 2 coisas importantes: textura da calda e momentos de pincelar.
Conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
o meu problema tb é esse, não consigo fazer a calda pra ficar branca e durinha
Maria, bom dia!
Para conseguir a calda açúcarada:
– não misture a calda no fogo;
– use a proporção dada na receita de açúcar e limão, pois com muito açúcar ela fica dura e não se espalha e com muito limão ela não firma. íquida e com muito. Ela tem que ficar grossiha.
– Retire o bolo do forno e em seguida pincele metade da calda na superfície, depois aguarde uns minutinhos e pincele o restante. Não pincele tudo de uma vez, pois o bolo quente absorve muito e vai encharcar.
Depois conte pra gente como ficou.
Abraços,
Ana e Helˆø
Helo, querida!
Quero te contar que esse bolo de limão já é tradição aqui em casa.
Amo as suas receitas e seu jeito de escrever.
Obrigada por tanto!
Cátia querida, que alegria receber uma mensagem como a sua pra começar o dia. Que bom que você gostou da receita e que ela já se tornou um “clássico” na sua casa. A gente estuda, testa, escreve, produz e fotografa com tanto amor, tanto carinho e tanta dedicação que o que você disse é tudo de maravilhoso.
Vá contando sempre pra gente!
Abraços, Ana e Helô
Muy rico o bizcocho gracias
Obrigada!!
O bolo é uma delícia e muito fofinho! Estou adorando descobrir as suas receitas e histórias. Muito obrigada por compartilhar
Regina, boa tarde!
Delicioso saber que você está se divertindo com as receitas e histórias que acontecem aqui na nossa cozinha.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Deu super certo, e facílimo! Obrigada!
Marcia, bom dia!
Bom saber que deu certo, é simples e deliciosa.
Agora, aproveite o bolo de limão e divirta-se pelo “Na cozinha da Helô” para descobrir muitas outras receitas gostosas.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
O bolo fica uma delicia, coloquei blueberies (claro que ficaram tudo no fundo, eu ja sabia que ia acontecer isso ) mas ficou uma delcia mesmo assim. Tem algua dica para conseguir acrescentar as blueberies sem afundarem , diminuir algum ingrediente ou aumentar, para a massa ficar mais densa e aguentar? ?
Obrigada pelas receitas deliciosas.
Ana Paula, boa tarde!
Se as frutas forem secas, como nozes, uva passa, banana passa, ou se forem cubinhos de goiabada, a solução é polvilhar de leve com farinha de trigo. Polvilhados, os pedaços aderem na massa e afundam tanto.
A técnica não funciona para frutos frescos, pois eles absorvem a farinha e encharcam. Quer dizer, os frescos afundarão mesmo quando usadas massas mais moles, como a da receita do bolo de iogurte. Pra não afundar, é preciso usar massas mais encorpadas, como a da cuca de banana, ou a do bolo lindo de maçãs.
Abraços, Ana e Helô
Querida Helô, tudo bem?
Me diga um coisa, considero 200g de ovos certo? Tendo aí ovos de mais ou menos 50g.
Muito obrigada ❤️
Márcia, bom dia!
Sim, a gente sempre considera ovos de 50g, sendo 30g de clara e 20g de gema. É claro que existem mesmo variações, grande e super chegam a 65 e os pequenos a uns 45, mas caseiramente a gente usa essa média de 50g. Num bolo caseiro de 4 ovos, 5g ou 10 g a mais não significam mudanças. As alterações acontecem quando se faz alguma coisa em quantidade grande, então é sempre melhor pesar.
Conte sempre com a gente e continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Boa noite, qual limão utilizar?
Ana Paula, boa tarde!
Você pode usar o limão que preferir e tiver por perto. A gente já fez com tahiti, galego, siciliano e cravo (ou caipira, rosa ou capeta) e o bolo fica sempre delicioso.
Continue aqui com a gente, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Que delícia de bolo! Fiz aqui em casa deu super certo, a massa fica super fofinha mesmo. Numa proxima vez vou tentar fazer com a outra opção de calda. A outra seria só misturar a canela com baunilha? É isso mesmo Helô?
Adriana, boa noite!
A massa desse bolo é mesmo fofinha e a receita é simples demais de preparar.
Se for limão, ou raspas de laranja, a gente prepara a caldinha. Se quiser usar canela, que a gente ama, basta eliminar as raspas de limão da massa e no lugar colocar uma polvilhada de canela em pó e, depois de assar, deixar de lado a caldinha de suco e polvilhar o bolo com bastante açúcar e canela.
Continue aqui com a gente!
Abraços, Ana e Helô
Boa tarde, qual açúcar usar na calda ?
Ana Paula, boa tarde!
A gente usa açúcar branco comum, o refinado de sempre.
Conte depois como o seu bolo ficou.
Abraços, Ana e Helô
Considerado aqui em casa um dos melhores bolos que já fiz!
Amando suas receitas!!!
Muito obrigada!
Fatima, bom dia!
Que gostoso saber que você e a sua família estão aproveitando a receita e que ela agora já faz parte da sua cozinha.
Obrigada pelo carinho e continue aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Adorei este bolo e fez o maior sucesso aqui em casa!!
Claudia, boa noite!
Que gostoso saber que vocês aproveitaram a receita e que ela agora já faz parte da sua cozinha.
Nada como um bolo gostoso pra alegrar o dia, né?
Conte sempre com a gente.
Abraço, Ana e Helô
Vou tentar hoje, porque sei que suas receitas são fáceis e de resultados maravilhosos
Olá Heloisa, pretendo fazer a receita hoje, mas me ocorreu uma dúvida: as raspas são suficientes para dar sabor ao bolo? Como amo limão, poderia acrescentar o suco de 1 limão sem alterar o sucesso da receita?
Patrícia, boa tarde!
Desculpas pela demora em responder, mas com a perda da minha querida Ana a minha vida virou do avesso…
As raspas deixam o bolo bem saboroso, e você pode dobrar a quantidade de raspas se quiser. A cobertura açucarada também dá bastante sabor e aroma de limão ao bolo.
O iogurte dá um tanto de acidez ao bolo, mas acho que dá sim pra acrescentar umas 2 colheres (sopa) de limão sem mexer no resultados. Não testei, mas deve dar certo sim.
Conte depois como ficou.
Abraços, Helô
Oi Helô
Adoro suas receitas! E mais ainda os bolos e as geléias.
Posso substituir o óleo por manteiga? Vc conhece a proporção?? Queria testar no bolo de maçã.
Obrigada
Mara, boa tarde!
Desculpas pela demora em responder, mas tive um evento fora de São Paulo e foi bem corrido.
As duas receitas, bolo rápido de iogurte e limão, e bolo de maçã, são feitas com óleo pra conseguir massas bem leves sem precisar de manteiga batida com açúcar e gemas e, depois, com as claras em neve. São métodos diferentes de preparo de massas.
Você pode tentar preparar a receita usando 100 g de manteiga derretida já fria no lugar do óleo, acho que vai dar certo, mesmo ficando com a massa um pouco mais pesada.
Sempre considero 200 g de manteiga equivalendo a 1 xícara de manteiga, mesmo que derretida fique um pouco menos de meia xícara. Como a manteiga é mais densa que o óleo, se a quantidade for exatamente igual o bolo vai ficar engordurado.
Depois me conta! Abraços, Helô
Helo!! Amo suas receitas, amo sua coleção de galinhas, te assisto no canal “ Sabor e arte”, sou uma carioca que admira a mineira, “ Ô trem bom, sô!!!”
😘
Eleonora, que delícia de mensagem, alegrou o meu dia!
Bom saber que tenho pessoas queridas pelo Brasil.
Beijos, Helô
Uma delícia esse bolo! Parabéns! 👏
Oi Patrícia!! Que gostoso saber disso, fico feliz quando tudo dá certo. Agora, ele já faz parte da sua cozinha. Beijo, Helô
Helô, bom diaaa… se o óleo fosse em gramas, quanto seria? Você saberia me dizer, por favor? Obrigadaa!
Oi Márcia, bom dia!
Pode calcular 150g de óleo.
Beijo, Helô