A MELHOR RECEITA DE LICOR DE JABUTICABA
Adora jabuticaba, tem muita jabuticaba por perto e quer aprender como fazer licor de jabuticaba caseiro? Esse post é pra você!!!
Aqui vai a melhor receita de licor de jabuticaba que já fiz e que já experimentei. Também já recebi centenas de mensagens de gente que fez e adorou.
Licor caseiro é coisa de antigamente, de casa de avó ou de bisavó, que vai à mesa numa bandeja com toalhinha de crochê, numa garrafa linda de vidro ou de cristal rodeada por tacinhas ou copinhos também lindos.
Claro que licor não é coisa pra tomar todo dia, mas sim pra encerrar refeições especiais, e nem . Não é bebida que se bebe em grandes quantidades, mas sim doses pequenas.
Os licores de frutas têm tudo a ver com o meu jeito rústico e “do campo” do ser. Eles têm a ver com as estações, com o aproveitar a colheita ao máximo.
Se é pra servir um licor, que seja um feito em casa e preparado com frutas nossas, é outra coisa, outra emoção. Fazendo em casa, dá pra conseguir um licor que não seja melado de doce, nem forte demais. O licor pode ficar doce na medida certa, delicado e gostoso.
TESTANDO RECEITAS
Quando fui atrás de versões de licor dssa frutinha querida, doce e azedinha na perfeição, vi um pouco de tudo.
Achei receitas simplérrimas, que apenas diziam pra colocar frutas esmagadas numa garrafa com açúcar e cachaça, mexer e deixar descansar por uns 3 meses (experimentei e achei com pouco sabor de fruta e álcool agressivo).
A maior parte das receitas pedia pra deixar frutas esmagadas ou inteiras num pote com cachaça, vodka ou álcool de cereais por 15 a 30 dias, então peneirar, misturar uma calda de açúcar e então servir (o licor já ficou melhor, mas ainda faltava alguma coisa).
Outras alternativas falavam pra colocar jabuticabas inteiras ou esmagadas num pote com açúcar pra fermentar por 15 a 30 dias, pra então peneirar, juntar a cachaça e servir (também ficou bom, mas achei o álcool muito marcante e poderia ser melhor).
Aí vi uma sugestão de mesclar técnicas, resolvi experimentar, dei umas mexidas e cheguei à versão de um licor bem equilibrado, nada agressivo e com muito sabor, perfume e uma cor linda. Ele se desenvolve por um mês e de duas formas, que se juntam no final.
O PREPARO
A receita de licor de jabuticaba nem ao fogo vai, não se leva mais de 30 minutos pra preparar.
Apenas o descanso é de um mês, mas não é preciso fazer absolutamente nada durante esse tempo, além de sonhar com o primeiro gole.
Depois do repouso, basta peneirar, juntar os líquidos dos dois potes, colocar tudo na garrafa e servir.
Se quiser deixar descansar por mais um mês, o licor fica ainda melhor e se conserva bem por uns seis meses.
Dá pra servir em temperatura ambiente, gelado, puro ou até como “kir royale” bem brasileiro. É só colocar uma dose do licor numa tacinha e completar com um espumante, muito bom.
Mais receitas com jabuticaba: sorvete muito lindo de jabuticaba, como fazer geleia de jabuticaba caseira, bolo delicioso e lindo de jabuticaba e pudim de jabuticaba delicioso.
Mais receitas com jabuticaba: sorvete muito lindo de jabuticaba, como fazer geleia de jabuticaba caseira, bolo delicioso e lindo de jabuticaba e pudim de jabuticaba delicioso. Dica: que tal preparar um “kir royale” bem brasileiro? Coloque uma porção do licor numa taça, complete com um espumante e sirva.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
311 Comentários
Não precisa ser decantado? Ou seja passar por filtro de papel? Por exemplo.
Erotildes, boa tarde!
decantar não precisa, só peneirar simplesmente para descartar as bolinhas murchas.
Fica muito bom!
bj, Helô
Olá Helô, primeiramente sinto muitíssimo por sua filha! Que Deus conceda refrigério ao seu coração!
Agora quanto ao licor, gostaria de saber o tempo de validade! Estava pretendo fazer uma bebida mais artesanal para comercializar. Não sei se essa receita daria! Mas tô ansiosa por fazê-la..
Obrigada..
Mary, boa noite!
Muito obrigada pelo carinho nesse momento tão triste da minha vida.
Estou tentando seguir, mas é muito sofrido …
Quanto ao licor: a receita é deliciosa e o licor costuma fazer muito sucesso. Como você está pensando em comercializar, acho que o ideal seria buscar informações sobre validade e armazenamento adequados em portais como Sebrae e com pessoas que tenham formação em nutrição e conservação de alimentos.
Pra uso doméstico, já tive licor que ficou perfeito por 3 meses fora da geladeira e por 6 meses na geladeira, mas isso tudo depende das condições de esterilização das garrafas, do armazenamento em lugar protegido da luz.
Estarei sempre por aqui.
Abraços, Helô
Olá Helô, vou fazer uma quantidade grande de licor. Você acha que posso usar o vasilhame de água mineral de 25 litros para essa finalidade?
Já fiz outras vezes e ficou ótimo, obrigado!
Sérgio, boa tarde!
Feliz em saber do sucesso do licor na sua casa! Eu também fiz bastante, agora aguardando.
Só usei potes de vidro grandes, nunca usei plástico, mas acho que deve funcionar.
Depois me conta.
Abraço, Helô
Boa noite Helô!
Será que pode ser feito com açúcar demerara?
Renato, bom dia!
A gente não testou com açúcar demarara, mas se funciona com açúcar cristal, que também é granulado, deve dar certo com o demerada. A única coisa é que pode levar um tempo maior pro açúcar dissolver nos sucos da jabuticaba, mas o tempo de repouso total deve ser o mesmo.
Conte sempre com a gente.
E desculpas pela demora na resposta, mas a minha vida virou de cabeça pra baixo com a tristeza imensa diante do falecimento da minha querida filha Ana, que era a minha grande companheira e também fazia todas as fotos aqui da Cozinha da Helô. Estou tentando seguir com a vida, mas respeitando o meu tempo.
Abraços, Helô
Bom dia,pode fazer com jabuticabas congeladas,colhi muitas jabuticabas e congelei
Eurides, bom dia!
Desculpas pela demora na respostas, mas com as mudanças do site eu não estava conseguindo acesso à pagina de comentários e só ontem o programador liberou.
Normalmente, as jabuticabas não congelam muito bem inteiras… uma pena. O ideal é congelar a polpa da seguinte forma: eu coloco as frutas numa panela vazia, tampo e aqueço por uns 5 minutos, até as bolinhas começarem a estourar e surgir um líquido rosado, mas não precisa estourar tudo. Quando isso acontecer, desligue o fogo e deixe amornar por uns 10 minutos. Passe tudo pro liquidificador com 1 xícara de água e bata por no máximo 1 minuto (se bater muito a casca fica pegando na boca). Passe por uma peneira sem apertar demais pelo mesmo motivo de pegar na boca, depois descarte a casca com os caroços e congele a polpa.
É assim que eu faço sempre que tenho bastante jabuticaba.
Abraços, Helô
Adorei a receita e já fiz, agora é só ter paciência e aguardar os mínimos 30 dias.
Rosa, boa tarde!!!
Esperar é preciso, mas é a parte mais difícil!! Dá vontade de experimentar …
Depois me conta, beijo, Helô
eu tô meio com dúvida nesse processo, as bolinhas com açucar não vão gerar fungos? e o pote deve ser tampado com plástico filme de que forma, pra não entrar ar?
Também tenho a mesma duvida ! Se açúcar não estraga com as jabuti sem ir ao fogo.
Oi, Fernanda! Não mofa, pq o açúcar e a jabuticaba reagem juntos. Beijos
Faça tudo com o máximo de higiene que não tem perigo. Passe alcool 70 no vidro e utensílios antes se quiser paz de espírito. Esse processo de fruta e açúcar se usa para fazer xarope desde muito antes da invenção da esterilização, não se preocupe. Há muita neurose infundada hoje em dia, as pessoas perderam suas raízes, e isso gera uma baixa ingestão de probióticos/fermentados, que tem cobrado seu preço em nossa saúde, porque as pessoas ficam com “nojinho”. A bisavó da Helô com certeza não esterilizava nada.
Concordo
Fiz e fixa m a r a v i l h o s o! A cor então, divina!
Oi, Luciana! Que bom que gostou, a cor realmente é linda! Beijos
Eu tbm fiz e fica divino o jeito que vc ensinou e exatamente o jeito que minha bisavô e vó fazia
Na época da minha infância que maravilha poder lembrar isso vou passar essa receita para meus alunos
Olá, bom dia!
Que gostoso saber que a receita ficou deliciosa e ainda trouxe lembranças os licores das suas avó e bisavó. Cozinhar envolve sensações deliciosas! Agora, a receita já faz parte da sua cozinha.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Sim, os fungos gerados é que fermentam a fruta e faz o licor, assim como no pão, iogurte, queijos…
Bom dia Helô!, vc pode me ajudar para fazer o licor com a Jabuticaba híbrida a receita e a mesma ou modifica alguma coisa?, obrigado, fico no aguardo,
Oi, respondida. Abraços!
Fiz e mofou. Ficou com aquela nuvem branca na parte superior. Perdi meu trabalho.
Janice, bom dia!
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
O mofo provavelmente aconteceu pela presença de umidade do ar dentro do pote com açúcar e jabuticaba. Será que você cobriu a última camada de jabuticaba com açúcar e cobriu o pote com filme? Se as frutas ficam sem açúcar por cima elas demoram mais pra soltar os sucos e podem começar a azedar, e o ar traz umidade e faz embolorar. A fermentação só acontece direito se tudo ficar nem protegido do ar e da luz.
Que tal experimentar mais uma vez? Vai dar certo.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Helô
Fiz tudo bem direitinho mas, apareceu bolor na jaboticaba com açúcar.
Alguém sabe me dizer o que aconteceu de errado?
Ah nem tô triste
Carla, bom dia!
Será que você espalhou uma última camada de açúcar sobre as jabuticabas e cobriu o pote com filme? Sem o açúcar por cima a última camada de jabuticabas fica exposta no início, não junta líquido e pode mesmo embolorar. E também é essencial cobrir com filme para conseguir que a fermentação aconteça sem a umidade do ar.
Experimente dessa forma e depois conte pra gente.
Abraços, Helô
adorei
Que bom que gostou!! Beijos
Nossa, muito boa a receita, mas a sua impressão sobre as outras formas de preparar foi muito elucidativa pra eu decidir por essa. Tb não gosto do sabor forte se álcool! Esperando a próxima temporada das Jabuticabas. Obrigada, Helô!
Núbia, essa mensagem é tão deliciosa de se ler quanto jabuticabas! Beijos
E o tempo da jabuticaba chegou e eu vim correndo aqui reler essa receita, vou preparar amanhã já na intenção de servir na ceia de natal.
Fiz o licor e amei, é realmente delicioso.
Débora, bom dia!
Que delícia saber do sucesso do licor na sua casa!!!
Conte sempre comigo, abraço, Helô
gostei da sua receita da cor do licor. que resolvi fazer.Daqui uns quarenta e cinco dias, te
se é delicioso.
Ansiosa para saber como ficou, Nadir! Beijos
Ola Helo, você disse que se descansar por mais um mês fica melhor ainda. Minha dúvida: deixa direto por dois meses os dois potes curtindo ou após coar e misturar, deixa por um mês mais antes de consumir. Super obrigada! Marta
Oi, Marta, em 1 mês já da pra consumir mas com mais um mes de descanso depois de peneirar ele fica ainda melhor! Beijos
Oiii
Helô
Sabe aproximadamente quanto rende?
Obrigada bjinhos
Mônica, geralmente rende uns 750 ml, mas depende muito da jabuticaba: se estiverem bem suculentas elas renderam mais, se forem mais cascudas e secas, mais polpa, darão menos suco. Beijos!
Irei faser depois de 60 dias solto outro comentário bora faser
Boa, Cleiton! Beijos
Helo, qdo vc diz pressionar no vidro, seria apertar para estourar as frutinhas e acomodar melhor no vidro.? Aguardo sua orientação,???
Isso mesmo, Helenice, é pra acomodar, não precisa se preocupar em estourar. Beijos
Olá Helô!
Sua receita é simplesmente PERFEITA!
Fiz o licor ano passado e ele fez o maior sucesso. Estou aguardando ansiosamente as jaboticabas pra fazer mais… Obg!
Abraço!
Cláudia, o licor é uma delícia, né? Também não vejo a hora da temporada das jabuticabas voltar! Beijos
Olá Helô!
Olha eu aqui de novo, e festejando a temporada das jabuticabas c a sua receita “MARAVILHOSA”. Já estou a todo vapor fazendo o licor pras festas de fim de ano.
O melhor licor da Vida!
Obrigada por compartilhá-la! Bjão!
Olá.
Fiz igual você disse, mas apareceu uma larva bem pequena e branca.
Será que terei que jogar tudo no lixo ou esperar a formação do álcool?
Tem aproximadamente uma semana que fiz.
Oi Eza, que triste! Talvez tenha sido algum bichinho dentro de alguma bolinha de jabuticaba, não vejo outra explicação. Juro que não sei te dizer, mas talvez seja prudente descartar e recomeçar. Fruta é fruta, né? Beijo, Helô
olá helo! estou com jabuticabas mas elas estão congeladas… vc acha q da certo assim pra fazer o licor?
Débora, não fiz ainda com jabuticaba congeladas, mas acho que dá certo sim! Se testar, me diz depois como ficou, hein. Beijos
Tem que tampar com o filme de modo que não entre ar é isso?
Oi, sim o filme é pra não entrar ar, e uso ele nessa fase simplesmente pq não causa tanta confusao se transbordar. Beijos
Oi, Helo!
Acabei de ver a sua receita e abaixada para testá-la. Venho testando outras receitas há um tempo, mas nunca ficou do meu total agrado.
Pergunta:
Se eu quiser fazer a sua receita, mas usando outras frutas (aonde eu moro não tem jabuticaba, infelizmente), como morango, amora, framboesa ou o próprio abacaxi, por exemplo, você indicaria as mesmas medidas de açúcar e cachaça?
Acredito que o processo possa ser o mesmo, não é?
Espero que possa me dar uma luz! Obrigada por compartilhar a sua receita!
Gabriela, boa tarde!
Um licor saboroso e com textura adequada não é muito fácil de conseguir. A gente testou muito até chegar à receita do licor de método da jabuticaba. É provável que a receita funcione da mesma forma com uva preta, que tem casca mais firme e rica em tanino. As frutas de polpa, como as amoras, pedem outros cuidados.
Assim que der, a gente faz uns estudos e posta uma outra receita de licor, pode ser?
Abraços, Ana e Helô
Olá, Helô e Ana!
Acabei de ver a sua resposta. Hoje fiz a sua receita, mas usando mirtilo. Vamos ver como ficará o resultado, enviarei fotos! E por favor mais testes de licores! Animada!!! Abraço e obrigada
Por via das dúvidas deixe esse vidro dentro de uma panelinha, se transbordar não mancha a atoalha 🙂
Tenho uma dúvida. Somente as jabuticabas com açúcar não estraga nem mofa sem ir ao fogo ?
Acabei de fazer o meu… Volto depois pra contar… BEIJOS
Que legal, Cris! Volte mesmo, hein! Beijos
Acabei de fazer, seguirei as orientações!
Depois me conta como ficou, hein! Beijos!
Olá
Qual o rendimento dessa receita?
Oi, Alessandra, geralmente rende uns 750 ml, mas depende muito da jabuticaba: se estiverem bem suculentas elas renderam mais, se forem mais cascudas e secas, mais polpa, darão menos suco. Beijos!
Olá!
Tenho 2 dúvidas, quais sejam:
1- As jabuticabas devem ser colocadas inteiras ou abertas nos potes?
2- Você fala na possibilidade de transbordar durante a fermentação. Caso isso aconteça, qual deve ser o procedimento?
Oi, Vini, elas devem ir inteiras e caso transborde, é só limpar o pote e fechar de novo com filme. Espero ter ajudado! Beijos
Helo na receita fala pra separar as bolinhas delicadamente, precisa coar na peneira?
Oi, Mônica! Exatamente, é preciso coar. Beijos
Olá, Helô. Tudo bem?
Primeiramente, obrigado por compartilhar experiências gastronômicas.
Uma dúvida sobre esta receita: ao invés de misturar o conteúdo dos 2 potes em um terceiro, posso colocar o conteúdo do pote com álcool no pote com açúcar, afim de evitar maiores problemas com mofo, e só depois descartar as frutas?
Oi, Léo! Não pode, o importante é justamente conseguir num pote a fermentação doce e no outro, o álcool pra depois misturar. Esse é o pulo do gato! Beijos
Bom dia, pretendo fazer uma quantidade considerável de licor… Posso dobrar ou triplicar a receita nos potes, ou isso alteraria o sabor? Tenho 15kg de jabuticaba recém-colhidas e já estou enjoado de consumir in natura… Já mandei 10kg pra fazerem geleia, e agora estou com esses 15kg pra produzir licor… E a cachaça, qual recomenda?
Oi, Juliano! Pode triplicar sim! Na verdade, a questão é ter potes pra tudo isso, haha! Quanto a cachaça, recomendo uma de boa qualidade, mas comum. Depois me conta como ficou, hein! Beijos
Posso fazer com sake !?
E o açúcar , é melhor que seja refinado ou não interfere se for o cristal ou o demerara, e o mascavo daria interferência muito grande no sabor!?
Oi, Yara! Não sugiro usar o sake, mas se quiser, pode juntar um espumante, vinho, cachaça ou vodka. Quanto o açúcar, o cristal funciona melhor porque dilui aos poucos e de forma mais equilibrada, mas dá certo com o refinado também! Beijos
No lugar do açúcar cristal posso usar o refinado? Ou precisa ser necessariamente o cristal?
Oi, Bruna! O cristal funciona melhor porque dilui aos poucos e de forma mais equilibradas, mas dá certo com o refinado! Beijos
Bom diaaa Helô tudo bem?
Sua receita é sensacional… Eu fiz dia 27 do mês passado e hoje completou 1 mês. Acabei de finalizar a receita e ficou simplesmente maravilhoso!
Helô, bom dia! Já ouvi dizer que é bom colocar um pedaço de carvão junto a cada mistura para não formar fungo. Isso procede ou realmente não há necessidade? Grata!
Oi, Denise! Nunca ouvi falar, mas acho que não tem necessidade, porque o açúcar e a cachaça dão conta. Beijos!
Fiz desta maneira o licor o ano passado, ficou otimo! vi em um video na internet se nao me engano. Para quem tem grande quantidade,a cada 1kg de jabuticaba vai +-100gramas açúcar. em um vidro grande coloque a jabuticaba e açúcar intwrcaladamente.Em um vidro menor, coloque jabuticaba e cubra com cachaça. o processo é o mesmo q fiz. a melhor receita! este ano meu armario esta cheio de vidros de jabuticaba hehehe.Daleee licor p ano todo!
Uma dúvida, nao posso dacrar totalmente os vidros pq pode estourar?
Oi, Luciana! Lacrar não é bom, pelo menos no início, pois os gases da fermentação fazem força pra sair e a tampa pode estourar, então o filme é a melhor solução. Beijos
Olá.
Uma dúvida.
O volume da mistura (açúcar + jabuticaba) aumenta nesses 30 dias ?
Pergunto para saber se devo deixar um volume livre no recipiente.
Oi, Elton! Não é bem aumentar a quantidade, ele fermenta e borbulha, por isso o recipiente tem que ter espaço. Beijos
Olá!!! Quanto tempo o licor dura?? É bom armazenar na geladeira??
Oi, Milena! O licor se conserva bem por uns seis meses. E ele não precisa de geladeira, mas se você preferir servir o licor gelado ou como base pra drinks, pode colocar lá sem problemas! Beijos
Olá me tira uma dúvida por favor , fiz um licor assim para cada 2 litros de jabuticaba 1 litro de cachaça e 1 kilo de açúcar e deixei na garrafa em um lugar escuro , só q já faz mais de um ano lá guardado será q ainda presta ? Porq não mexi mais até agora
Denise, bom dia!
Sinceramente, só abrindo, sentindo o aroma e dando uma experimentadinha pra saber. Uma vez, esqueci uma garrafa que acabou ficando num canto, como a sua, e o licor estava perfeito, justamente diante do açúcar, do álcool e da jabuticaba fermentada.
Só não experimente se houver bolor, que significa que estragou, aí é lixo.
Abraços, Ana e Helô
Bom dia! Será que posso fazer esse processo da fermentação em uma vasilha de plástico?
Nete, bom dia!
Não fiz esse teste e até pode ser que funcione, mas acho que o vidro, que não interfere em sabor e aroma, é melhor.
Abraços, Helô
Helo, acabei de preparar minhas misturas, fiz direitinho como explicou, ansiosa pra saber o resultado daqui 30 dias, rs
Gratidão por esclarecer tão bem os diferentes processos. Bjs mando notícias daqui 1 mês rs
Oi, Márcia! Estou aqui pra isso! Ansiosa para ver como ficou! Beijos
Preparei o meu licor hoje, só na expectativa pra passar logo esses 30 dias .Depois te falo como ficou.vlw.
Oi, Josiel! E eu estou na expectativa que você goste do licor! Ansiosa pra ler como ficou! Beijos
Qd vc diz pressionar, é para estourar a jabuticaba ou não?
Oi, Giovanna, estoure um pouco, mas não se preocupe em estourar tudo. Beijos!
Oi Helô, adorei a receita e a explicação, preparei o meu licor dia 29 e hoje fui conferir se estava tudo certo na questão de transbordar e reparei que no vidro da jabuticaba com açúcar está formando um pouco de fungo nas frutas do topo e tem também umas bolhas brancas. Como proceder? A receita vai ser perdida por conta disso?
Oi, Rebeca! Descarte as de cima com uma concha, mas se estiver com cara de bolor, é melhor recomeçar tudo. Beijos!
Obrigada por compartilhar essa receita e sua primorosa opinião sobre as outras. Eu vi várias formas e meu medo era que o gosto do álcool ficasse marcante, o modo como você descreveu as técnicas foi o que me fez decidir fazer a sua. Fiz hoje, coloquei dividido, tudo certinho e agora vou esquecer delas. Espero que dê certo, pois será meu presente de fim de ano para algumas pessoas.
Oi, Leidiane! Obrigada você por acompanhar o site! Ansiosa para saber como ficou o seu licor, depois me conta, hein. Beijos!
Oi Helò, ganhei sacos de jabuticaba. Nem tidas estao docinhas. Da pra fazer licir ou geleia c elas? Ou o nelhor é q estejam bem doces?
Oi, Drica! Não tem problema não estarem muito doces, da pra fazer tantl o licor quanto a geléia. Beijos!
Olá Helô! E se eu não colocar o açúcar? Somente a fruta dentro da cachaça , qual a diferença d sabor? Ficará mais marcante ? Qual o papel d açúcar?
Obrigado
Oi, Samuel! O açúcar é essencial pra fazer o licor! Só ele é capaz de causar a fermentação, sem ele, será apenas uma cachaça com sabor de jabuticaba. Beijos!
Olá Helô amei achar vce gostei das receitas muito muito,estou experimentando fazer licor kkk já perdi até alguns,inclusive estou fazendo de jabuticaba e mandaram eu por uma medida de águá, hummmm agora fiquei com muita duvida pois vim verificar e achei sua pagina pode me ajudar?Obrigada.
Oi, Lidia! Essa receita não vai água mesmo, o líquido que surgirá será puro suco da fruta que fermentará com o açúcar. Beijos!
Helô, fiz as misturas em potes separados, não segui a receita a risca pq tinha jabuticaba demais, e sou exagerado, aparentemente está tudo certo preciso fazer a fusão, nessa parte q estou um tanto confuso, eu passo primeiro o do açúcar da peneira e descarto as frutas, e depois faço o mesmo com o do álcool, no final mesclo tudo? Fiz a mistura do açúcar num pote grande de palmito, não posso jogar simplesmente a mistura do álcool peneirando na mistura com açúcar e deixar curtindo as frutinhas do açúcar. Mais um mês já com o álcool?
Oi, Syllas! Um mês em 2 potes separadas, ai retire as bolinhas e misture os líquidos. Passando esse tempo, as bolinhas não servem pra mais nada. Beijos!
Olá Helô,
Tenho uma dúvida.:
• Eu cubro o pote com o plástico filme, e não é preciso fazer nenhum furo no plástico, para que não corra o risco de estourar pela fermentação.?
•Após o processo de fermentação, eu irei coar as jabuticabas que estao no açúcar e adicionar no que já coei que estava na bebida alcoólica.?
Oi, Carla! Não precisa fazer furo, o plástico é maleável, a tampa fechada que pode dar problema. E sim, você vai coar, assim todas as bolinhas vazias vão ser descartadas e os líquidos a gente mistura. Beijos
Coloquei tudo no pote mas não cobril as jabujabuticabas esta certo
Oi, Nirtes! Infelizmente acho que não deu certo, porque é essencial o líquido cobrir as jabuticabas. Beijos
Oi Helô, super obrigado pela receita, ficou uma delícia. Ficou tão bom que pensei em fazer com amoras, será que dá certo? O que você acha? Bjos!
Oi, Dienes! A princípio da certo, sim! Beijos
Aproveitando, se quiser, me manda uma foto do seu licor para o email contato@54.39.252.53, adoro ver a produção dos meus leitores! Beijos
Essa receita é maravilhosa! Fiz ano passado e hj estou fazendo novamente, dessa vez com o triplo de fruta pra não acabar tão rápido rs. A proporção de açúcar e cachaça é perfeita.
Oi, Marcus! Que bom! Mande uma foto do seu licor pra contato@54.39.252.53, adoro ver as produções dos meus leitores! Beijos
Boa noite Helô!
Gostaria de saber se dá certo se eu fizer com jabuticabas que tenham 4 dias de colhidas e conservadas na geladeira? Obrigada!
Oi, Elizeth! Se elas estiverem firmes, com a polpa branca e não rosada, ainda dá pra usar. Beijos
Helô, que receita maravilhosa! E que licor delicioso!! Hoje, passados os 30 dias do preparo inicial, fiz o licor. Não sei se dura 30 dias para apurar o gosto!
Obrigada por compartilhar sua experiência!!
Oi, Jussara! Fiquei muito feliz com a sua mensagem! Obrigada você por acompanhar o site! bjs
Achei muito interessante essa receita, resolci fazer hoje , agora vou deixar no escurinho e te falo daqui 30 dias. Obrigada.
Oi, Cida! Estou ansiosa pra saber se deu certo! Não esqueça de me mandar uma foto no email contato@54.39.252.53, adoro ver a produção dos meus leitores! Beijos
Aqui para mim não deu certo! Virou um vinagre… Pq será?
Oi, Ingrhid! Poxa, sinto muito que deu errado! Não sei dizer onde que a receita desandou, mas não desanime e tente de novo! Beijos
Oi Heloísa, as jabuticabas que vão junto com a cachaça devem ser inteiras ou devo estourá-las? Não sou muito fã de cachaça, vi que vc sugere usar espumante ou vodka tbm. Vc acha que com essas bebidas fica mais suave? Devo usar as mesmas proporções da cachaça? Obrigada!
Oi, Maida! Não precisa estourar. E o gosto da cachaça não fica forte, mas com vodka da certíssimo e é mais neutro usando as mesmas proporções. Beijos!
Muito obrigada pela receita e pela dua atenção em tirar todasas dúvidas. Fiz 3 receitas com cachaça e 3 com vodka. Daqui 30 dias te conto como ficou!!! 🙂
Fiz essa receita e o licor ficou maravilhoso!! Eu estava com medo de fungar as jabuticabas com açúcar e do álcool (vodka) retirar aquele amargo da casca, mas deu super certo! O cheiro delas fermentadas estava perfeito e é a primeira vez que tomo um licor realmente do meu gosto, que não é apenas álcool ou doce de mais. Sabor e aroma equilibrados. Não sou de comentar em páginas, mas essa receita vale a pena!
Oi, Sabrina! Que mensagem gostosa de se ler! Fico muito feliz em saber que o licor deu certo e agradou! Seja sempre bem vinda ao site! Beijos
é com jabuticaba seca ou madura?
Oi, Alexsandro! A jabuticaba precisar ser a fresca, madura. Beijos!
Heloisa,
e alcool de cereal? por exemplo, para fazer limoncello a melhor opcao ‘e alcool de cereal…
embora eu goste muito de cachaca
Oi, Paulo! A princípio dá certo sim, mas nunca testei. Beijos!
Boa noite! Depois de pronto devo guardar em geladeira ou pode ficar fora?
Oi, Amanda! Não precisa de geladeira, mas eu gosto de servir geladinho (fica mais gostoso!), então fica ao seu critério. Beijos!
Bom diaaa Helô tudo bem?
Sua receita é sensacional… Eu fiz dia 27 do mês passado e já completou 1 mês. Finalizei a receita após os 30 dias e ficou simplesmente maravilhoso!
Oi, Bruna! Fico super feliz em saber que o licor deu certo. Beijos!
Finalmente ficou pronto, muito obrigado pelas dicas! Usei pinga de um alambique próximo, separei em 3 partes, houve formação de fungos em um dos recipientes com açúcar, e o açúcar não derreteu por completo, ficou mais ou menos 1/3 no fundo em todos, mas o gosto ficou bom. Também não transbordou e não vi formação de gás, mas dava para sentir um cheiro bom durante a fermentação, então acho que estava acontecendo alguma coisa :). Ainda não decidi se misturo o conteúdo do recipiente que mofou, o que você acha? Seguem fotos do processo para quem quiser se inspirar: https://photos.app.goo.gl/2N1tGdd52tueqHqN6
Oi, William! Às vezes a gente não vê o gás, mas ele com certeza existe! Quanto ao recipiente que embolorou, não tenho como dar certeza de que está ok, só experimentando pra saber mesmo. Beijos! p.s. obrigada por compartilhar suas fotos!
Misturei tudo, ficou bom. Experimentei e ainda não morri. Perfumado, azedinho, doce e adstringente, quente, mas sem ardência de álcool. Espero não ter sido sorte de principiante, ano que vem tem mais! Obrigado!
Dá pra aproveitar as frutas depois desse processo e transformar numa geleia?
Oi, Daniele! Infelizmente não dá, as bolinhas da cachaça ficam secas e as do açúcar estufam e mudam completamente. Beijos!
Oi Helo! Fiquei contando nos dedos estes 30 dias, minha primeira experiência, acabei de abrir, mas não tenho certeza se deu certo… as bolinhas não estouraram, estavam estufadas… a cor parece normal (apesar de eu achar que ficaria mais roxo e mais viscoso, tinha uma lembrança assim de licor),
(Continuação) e o gosto não é muito doce, mas o cheiro está bom. Não vi os potes durante o período, ficaram bem quietinhos no fundo do armário, tinha um pouco de espuminha roxa, mas não parecia bolor. Só achei estranho elas não terem estourado… li todos os comentários, tbm vi sobre elas serem bem frescas. As minhas não eram, já estavam colhidas a alguns dias. Obrigada pelas explicações.
(Atualizando) Misturei os dois e achei perfeito! Suave, muito bom. Acho que fiquei com medo atoa. Desculpe os comentários ansiosos. Muito obrigada
Oi, Dayana! Não tem problema, pode comentar o quanto quiser! Abri um licor no domingo e estava ótimo, mas as bolinhas de um dos potes estavam secas e a do outro estufada, e não estouradas, mas o líquido estava perfeito. O licor não é viscoso. Beijos!
Helo parabens pela receita! Sera q se furarmos as jabuticabas com um palito de dente isso aceleraria o processo ou talvez deixaria mais doce o licor? Ou sera q sera q estragaria? O que voce acha? Beijos
Oi, Guilherme! Acho que o tempo de macerar não vai mudar muito se furar as bolinhas. O que vale é o tempo de fermentação. Também acho que não deve alterar a doçura natural, pois com esse repouso o açúcar da fruta se mescla ao açúcar e forma suco, que fermenta. Beijos@
Boa tarde, gostei das dicas e vou fazer assim como descrito mas eu já havia feito 2 porções a 1 mês atraz e estou achando q ficou muito doce e a consistência do licor me parece Grosso, não sei se é p certo pq eu nunca vi licor pessoalmente, a minha receita foi a seguinte. 2 litros de jabuticaba, e cerca de 150 g de açúcar, coloquei num litro de refri e coloquei a açúcar em camadas e deixei fermentar por 30 dias tirando o gaz todos os dias.
ulisses, boa tarde! para o líquido se transformar em licor, é realmente necessária uma quantidade mínima de açúcar, pois ele é o responsável pela fermentação. na receita que eu dei, deixei as proporções certinhas e, assim, tanto em sabor, quanto em consistência, o licor acontece de forma correta. pode ser que o método que você utilizou funcione, mas não testei. abraços!
Boa noite! Fiz o licor e depois de obedecer aos prazos, achei que ficou com sabor forte, como se tivesse soltado muito aquele “aperto” da casca. É assim mesmo?
Sou marinheira de primeira viagem é preciso tirar essa dúvida, se o sabor final deve ser suave ou se é marcante mesmo, estilo vinho seco.
Um abraço!
elisangela, boa noite! o sabor depende muito da jabuticaba utilizada, algumas têm mais tanino na casca e, assim, o licor fica mais forte e mais seco. já usei jabuticabas da jabuticabeira de casa e algumas compradas e sempre os resultados mudam… um abraço
Olá, mandei uma primeira mensagem, mas por alguma razão, não apareceu. Cumpri prazos certos solicitados na receita e quanto ao resultado surgiu uma dúvida, talvez de principiante. O sabor deve ser suave, ou fica encorpado, tipo vinho seco? Estou com essa dúvida. Um abraço, obrigada desde já.
oi! respondi a outra!
Oi Heloísa,
Muito obrigada pela resposta. Então vi que deu certo. Na próxima, procurarei Jaboticabas mais doces, pois essas que usei
foram realmente mais cascudas e mais azedinhas. Na oportunidade, a parabenizo pela humildade em compartilhar seus experimentos e conhecimentos.
Um abraço!
Oi Heloísa,
Muito obrigada pela resposta. Então vi que deu certo. Na próxima, procurarei Jaboticabas mais doces, pois essas que usei
foram realmente mais cascudas e mais azedinhas. Na oportunidade, a parabenizo pela humildade em compartilhar seus experimentos e conhecimentos.
Um abraço!
Com esta técnica é possível fazer com outras frutas?
Oi, Rodrigo! Não testei o método com outras frutas, mas pela lógica, com uva preta deve ser parecido, mas não posso garantir. Bj
Estou ansiosa vou fazer agora pra tomar no mês de junho são João a cara do nordeste amo
Oi, Marcielly! Já até consigo imaginar! Nordeste total! Bjs
Meu Deus, melhor licor da vida! Amei! Obrigada por compartilhar essa receita incrível!
Oi, Paty! Fico super feliz em saber que você gostou do licor! Não imaginei que ele fosse fazer tanto sucesso no site! Bj
Oi, Helô!
Obrigado pela receita, fiz e vou ver como fica. Segui tudo certinho, exceto que eu estourei as jabuticabas ao invés de acomodar, tem problema?
Obrigado e parabéns pelo blog, estou amando!!!
Oi, André! Deve funcionar do jeito que você fez sim! E fico super feliz que esteja acompanhando o site, seja sempre bem vindo! Bja
Bom dia Helo,primeiro quero te parabenizar pela receita,ano passado deu certinho.Esse ano fiz de novo,mas o sabor do álcool prevalece.Sera que tem como “consertar”?Agradeço pela sua atenção e parabéns pelo site.
Oi, Josiel! Obrigada por acompanhar o site! Caso você tenha usado cachaça, ela pode ter sido muito marcante. Tente com vodka, acho que o sabor será mais sutil. Bjs
Muito legal o seu site. Conteudo de qualidade. Obrigado por compartilhar. Abraço e sucesso
O pode com a jabuticaba e o açúcar não cobriu totalmente a jabuticaba, vai dar certo? Não irá mofar?
Oi, Gisele! No pote de 3x de jabuticaba e de açúcar no início não cobre nada, mas rapidinho começa a juntar suco e não vai mofar, pois o suco cobre e a fermentação começa. Bjs
Oi Helô, vi começou a fica branquinho por cima , fiquei com medo de mofar e abri pa tirar no 10 dia, esperar terminar o prazo pra ver se dará certo, aí volto aqui pra comentar, anciosa pra tomar meu licor obrigada pelas dicas!
Olá, quero usar o álcool de cereais no licor de jabuticaba. tenho que diluir em água? ele vem com 92 °. qual o procedimento pra diminuir esse teor alcoólico?
Oi, Maria. Fiz o licor de jabuticaba e o de leite (que estará no site em breve), com cachaça porque é fácil de encontrar e já vem com diluição perfeita. Como a jabuticaba tem sabor pronunciado e boa acidez, o sabor da cana de açúcar na cachaça se neutraliza. Até mesmo no licor de leite o gosto da cachaça some. Eu não fiz com álcool de cereais porque é mais difícil de achar, normalmente precisa ser diluído pelo teor alcoólico (costuma ser 1,4L de água pura para 1L de álcool). O uso do álcool também requer alguns cuidados a mais para manuseio. Para mais detalhes será necessário pesquisar. Espero ter ajudado! bjs
Hummmmm Trouxe jabuticabas colhidas no pé da casa da vizinha no interior, Casa Branca (SP). Vou fazer essa receira. Quero algo mais encorpado para testar em algumas receitas, é possível?
Oi, Geraldo! Temos algumas receitas com jabuticaba aqui no site, sendo a calda e a geleias as mais encorpadas. bjs
Bom dia Helô,
Acabei de filalizar o meu licor, após 01 mês, retirei as jabuticabas com uma colher, não achei necessário coar.
Fiz com Vodka, o sabor ficou excelente, mas pretendo deixar descansar mais tempo, acredito que o álcool evapora um pouco mais e ficará mais saboroso.
O doce ficou na medida certa.
A mistura de jabuticabas não mofou, elas secarm e as que não estouraram estavam ocas.
Acrescentei a mistura da vodka, sem as jabuticabas, ao pote do açúcar também sem as jabuticabas, achei que aproveitaria mais a mistura, o açúcar.
Coloquei o licor em 02 garrafas, uma ficara no escuro e a outra em local mais claro, por mais 01 mês. Quero ver se dará diferença no sabor.
Muito obrigada pela receita.
Bjs
Raquel
Oi, Raquel! Fico muito feliz que tenha gostado da receita, ela faz o maior sucesso! Obrigada você por acompanhar o site. Bjs
1 ano após a publicação e vou tentar meu primeiro licor seguindo a sua receita!!! <3
Fiquei preocupada com fungo e foi bom ler o pessoal falando que licor é feito desde antes de existir esse " nojinho"… hahhahaha
vou lá e daqui a 1 mês falo o que achei!!!
Oi, Debora! Pode fazer sem medo! Estou ansiosa para saber o que você vai achar do licor! Bjs
Helô, boa tarde!
no primeiro pote, quando você diz que pra colocar as jabuticabas intercalando com acuçar e pressionar, as bolinhas devem estourar?
obrigada
Oi, Maria! Não, não precisa estourar as bolinhas, tá? Espero ter ajudado! bjs
olá, Helô
devo furar o filme que fecha? começou a fermentação e o filme está estudando
*estufando
Oi, Fábio! Não precisa furar, é só esperar, ele estufa e depois volta. bjs
Bom dia. Comecei ontem a fazer. Vamos esperar o tempo de pausa…. Ansiosa….
O açúcar não cobriu todas as jabuticabas. É assim mesmo?
Será que consigo fazer o licor com outras frutas, por exemplo, figo, abacaxi, pêssego? Obrigada
Oi Helô, tudo bem? Fiz sua receita de licor e falar apenas 3 dias para eu coar, o problema é que ela está com cheiro de ACETONA… Juro!! Se vc abre o armário da a impressão que entrou em um salão de manicure, kkkkkk. Estou até com medo de provar. Me diz, o que eu fiz de errado?????
Oi, Adriana! Olha, não sei dizer o que aconteceu. Tente coar e veja se passa. Normalmente não haveria motivo pra isso, pois a cachaça já é um destilado (se foi vodka, idem), e o açúcar com a fruta dão apenas a fermentação natural. Bjs
Também fiz e ficou com um super cheiro de acetona.
Paulo, bom dia!
A gente sente muito em saber que a receita não funcionou pra você. Normalmente os resultados são muito positivos.
Possíveis causas: ou se espremeu demais as cascas na hora de peneirar, pois peneirando de leve evita-se que o excesso de tanino passe pro licor, ou alguma questão envolvendo a cachaça.
Abraços, Ana e Helô
Oi, gostaria de saber se tenho que dar uma rasgadinha com a faca, tipo fazer um X nas jabuticabas ou coloco inteirinhas sem machucar? Posso fazer tranquilamente com vodka? Posso usar açucar cristal orgânico? É que só tenho esse aqui. Desde já agradeço o retorno, comprei hj as jabuticabas e quero fazer ainda hj ou no max amanhã..por isso preciso das orientações.
Oi, Adriana! Não precisa de um X, pode ser vodka e pode ser açúcar orgânico ou normal. Depois me conta o que achou, hein, boa sorte! bjs
Todos os anos eu faço, desse mesmo jeitinho. Aliás acabei de fazer um litro. É maravilhoso!
E feito em casa com amor fica mais gostoso.
Oi, Luana! É uma delícia, né? bjs
Oi Helô, gosto muito do seu canal! Parabéns.
Ontem preparei as jabuticabas para o licor. E como é tempo de amoras, temos muitas por aqui.
Você tem alguma receita de licor de amoras?
Ou pode ser preparado da mesma forma que o de jabuticabas?
Obrigado e um abraço.
Helio
Oi, Helio! Fiquei muito feliz em saber que gostou do licor. Infelizmente não é a mesma receita, então não pode ser preparado da mesma forma com amoras, mas quem sabe no futuro posto aqui também! bjs
Já fiz esse licor! E as crianças adoravam brincar de apertar as bolinhas depois do licor coado, pois, elas ficam sequinhas por dentro e cheias de ar! Era muito divertido!
Oi, Rose! O licor faz o maior sucesso, né? bjs
Helô,amo essa receita faço e da super certo , não bebo mais faço para presentear!
Oi, Fran! Que coisa boa! É uma delícia, né? bjs
Oi Helô! Tudo bem?
Fiz o licor, hoje deu 30 dias de descanso, ficou tudo bom, só que ficou uma camada de um resíduo branco por cima, é anormal? Devo coar em filtro de café?
Obrigada pela atenção,bjo.
Oi, Maria! A Capa branca, infelizmente, é um tanto arriscado utilizar. Provavelmente deve ter entrado ar, oxigênio, e criou capa de bolor. Se fosse uma geleia, uma conserva com picles etc… Eu descartaria por mais triste que fosse. Esses fungos ou bactérias podem ser muito nocivos à saúde. É bem raro isso acontecer, sinto muito! Quem sabe você prepara uma nova receita? bjs
Melhor receita de licor. Fiz com vodka, pois acho mais suave que cachaça. E ficou muito boa, docinha, com o gosto da jabuticaba bem presente e uma cor linda. Foi só seguir certinho e ter cuidado com os vidros bem lavadinhos e esterilizados com água quente.
Fiz uma outra receita em que mistura tudo e deixava curtir por 15 dias e achei muito forte.
Guardarei sua receita para a próxima safra. R
Oi, Regiane! Fico muito feliz que tenha gostado da receita! Pelo jeito, ano que vem tem mais! bjs
OI, Helo! Amei a receita!!!! Já vou fazer! Sabe se da pra fazer essa receita com cereja?!!!!
Oi, Dri! Olha, não testei. Tenho minhas dúvidas, pois as duas frutinhas têm polpas muitas diferentes, a da cereja é carnuda, a da jabuticaba é mais gelatinosa. Precisaria experimentar pra saber… Bjs
Boa tarde Helo eu fiz e ficou muito forte o que devo fazer pra deixar mais fraco ! Obrigada !
Oi, Cidinha! Depois de pronto, a única ideia que me passa pela cabeça é servir gelado com gelo e folhas de hortelã. A fermentação a gente controla até determinado ponto, às vezes acontece de ficar mais ou menos forte, dependendo da cachaça, do açúcar, da jabuticaba… Espero ter ajudado! bjs
Achei que ficou muito forte… Como faço p equibrar o sabor(mais fraco)??? Já tem três meses que está descansando…
Oi, Azemar! Depois de pronto, a única ideia que me passa pela cabeça é servir gelado com gelo e folhas de hortelã. A fermentação a gente controla até determinado ponto, às vezes acontece de ficar mais ou menos forte, dependendo da cachaça, do açúcar, da jabuticaba… Espero ter ajudado! bjs
Boa tarde
Vc não vende o licor ,estou interessada em comprar .
Obrigado
Oi, Pabianni! Infelizmente não, só faço pra uso pessoal. Mas sugiro que você faça em casa, é uma delícia! bjs
Boa noite Helô, realmente o licor é maravilhoso! Obrigada por compartilhar.
Será que se eu fizer o mesmo processo com outras frutas, dará certo? Pensei em pitanga(tenho no quintal) ou amora.
Obrigada
Oi, Maria! Fico muito feliz que tenha gostado! Preciso testar o mesmo processo com outras frutas. Provavelmente teremos diferenças pelo tipo de polpa e de casca. Mas prometo que em breve, terei mais receitas como essa! bjs
Bom dia.
quase 1 ano depois e ainda tem gente comentando..rsrsrs ebaaaa..posso comentar tb.
Aqui acaba uma garrafa desse licor já faço outra. O pé de Jabu é abençoado , então sempre tem!! ( acabamos de colher 10kilos e ainda tem para os pássaros, fiz 3 receitas essa semana).
Sempre dá certo, é a quarta vez que estou fazendo, não tem uma pessoa que não goste!!!! Agora busco receita de licor de amora ( as de árvores não as silvetres)
Debora, boa noite!
Delícia saber que a receita do licor fez tamanho sucesso na sua casa que passou a fazer parte da sua vida.
O método da jabuticaba deve funcionar pra uva, que tb tem casca e tb tem tanino. As frutas de polpa, como as amoras, pedem outros cuidados.
Assim que der, a gente faz uns estudos e posta uma outra receita de licor, pode ser?
Abraços, Ana e Helô
Helô
Não estava com sua receita quando iniciei o preparo do licor de jabuticaba, então não segui as quantidades indicadas. Você poderia me informar qual a proporção entre o líquido gerado pela fermentação (açúcar e jabuticaba) e o álcool que ficou em contato com a jabuticaba na hora de concluir o preparo do licor ?
Seria mais ou menos a mesma quantidade de cada um dos dois ?
Paulo, boa tarde!
Desculpe-me pela demora, mas estava aqui pensando na sua questão.
A receita inicia com 600 g de fruta para 150 g de açúcar para 240 ml de álcool, mas não tenho como lhe responder sobre o álcool resultante da fermentação com precisão, pois a receita é caseira e há frutas são mais e menos suculentas. Como, no final, chega-se a uns 800 ml de licor, poderíamos imaginar que seriam uns 500 ml de líquido gerado pelo açúcar e pela jabuticaba e uns 240 ml do álcool inicial.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Muito obrigado Helô e parabéns pelo seu trabalho!
Paulo, obrigada! Abraços
Testando a receita com extra de cachaça hehe Gostei muito da ideia, da explicação e da sua paciência! Sucesso 🙂
Natália, boa tarde!
Espero que você goste do licor.
Bom saber que você gostou das nossas explicações, fazemos tudo com muito amor e carinho.
Siga nos acompanhando, pois novidades não faltam por aqui.
Abraços, Ana e Helô
Ola helo, tudo bem ?
Eu fiz a receita e hoje após 30 dias eu misturei os dois vidros. Na jarra onde despejei os líquidos juntos fico umas coisinhas brancas em cima. É normal ? Ou deu errado ?
Beatriz, boa tarde!
Já falamos pelo instragram, certo? Abraços, Ana e Helô
Posso fazer essa receita com outras frutas?
Lídia, bom dia!
As receitas de licor variam muito em função da fruta escolhida, pois cada uma reage de uma forma durante o processo todo de fermentação. Como a jabuticana tem casca rica em tanino, como acontece com a uva, e essa riqueza é característica forte, o método foi pensado pra ela. Com uva preta também funciona.
Vamos pensar em outros licores. Siga nos acompanhando, pois histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas não faltam por aqui.
Abraços, Ana e Helô
Após o preparo deixa fora ou na geladeira
Maria, boa tarde!
Teoricamente não é preciso, o álcoal conserva, mas como é tudo muito natural e o calor anda de matar, acho que não custa nada manter na geladeira. Aliás, gelado é uma delícia.
Continue Na Cozinha da Helô, pois aqui não faltam receitas, fotos, histórias e dicas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Já respondida!
Não Posso fazer com Jaboticabas frescas?
José, boa noite!
A receita leva jabuticabas frescas. Aproveita o tempo de jabuticabas, que é tudo de bom.
Abraços, Helô
Entendi. Obrigada. Com uva deve ficar muito bom também. Queria tentar com amora, mas não sei se funcionaria de essa maneira.
Após o preparo deixa dentro ou fora da geladeira.
Maria, boa noite!
Como é alcoólico, ele pode ficar fora da geladeira, mas aqui em casa a gente prefere deixar na geladeira e servir gelado.
Abraços, Ana e Helô
Helô, você acha que posso usar essa mesma técnica pra fazer um licor de pitanga?
Anaya, boa noite!
A gente ainda não fez esse teste, mas em tese as duas frutas são bem diferentes e provavelmente a pitanga exija outra forma de preparar. Sei que funciona com uva preta, que tb tem casca com tanino como a jabuticaba. No licor de jabuticaba, a casca tem toda a importância.
Conte sempre com a gente!
Abraços, Ana e Helô
Olá Helô!
Parabéns pela receita!
Eu posso fazer sem o álcool?
Olá, boa noite!
Infelizmente, só com a mistura do álcool com o açúcar e a fruta é que acontece a fermentação e a transformação em licor.
Se você quiser fazer sem álcool, uma ideia é preparar a receita da calda de jabuticaba e acrescentar água pra ter um refresco.
Conte com a gente!
Abraços, Ana e Helô
Eu gostaria de saber, quantos kilos de açúcar eu devo colocar pra cada 4 litros de jabuticabas
Marcos, boa tarde!
A gente não mediu as jabuticabas pensando em L e sim em Kg. Se 1 kg de jabuticabas for equivalente a 1 kg (a gente não tem como conferir agora por falta de jabuticabas), pra fazer esses 4 litros você estaria multiplicando a receita praticamente por 7 e, assim, necessitaria de aproximadamente 1 kg de açúcar.
É também importante dizer que a gente já até triplicou a receita, mas além dessa medida é preciso verificar como tudo se comporta. Só mesmo testando pra ver.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Helo, por favor compartilhe como separar as cascas e sementes (?) no pote de açúcar sem mexer demais pra não oxidar; era essa a dúvida na receita original que espero que vc consiga boa ajudar depois de já ter testado a receita E muito obrigada pelos comentários sobre as outras formas de fazer, ajuda muito a entender como será o resultado e a sonhar com o gostinho
Camila, boa tarde!
Você pode usar uma peneira pequena, tipo coador de leite, ou uma escumadeira não muito grande, que passe pelas bocas dos potes. Como as bolinhas ficam ocas, dá até pra “pescar” com uma colher.
Conte depois como ficou, a gente adora saber!
Abraços, Ana e Helô
Bom dia Helô!, vc pode me ajudar para fazer o licor com a Jabuticaba híbrida a receita e a mesma ou modifica alguma coisa?, obrigado, fico no aguardo,
Geraldo, boa tarde!
Acredito que a receita funcione normalmente. No quinta de casa e no pomar da fazenda da minha família há muitas jabuticabeiras e de vários tipos. Já fizemos licor com praticamente todas elas e sempre fica bom. Só ficaram de fora as duas mais diferentes, a jabuticaba branca, que quando amadurece fica verde com uns risquinhos por fora, é ácida e um pouco docinha, mas não tem o sabor intenso, a cor e o aroma das roxas clássicas; e a vermelha/escarlate, que também é interessante, fica manchada meio cor de vinho por fora e é saborosa, mas também não é a jabuticaba que tem gosto, cor e perfume de jabuticaba.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Amei essa receita, achei simples e fantástica! Estou louco de vontade de fazer aqui em casa, deixa só chegar a época das jaboticabas
Rafael, boa noite!
Experimente preparar o licor assim que puder. O mais difícil é esperar o licor ficar pronto.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Não vejo a hora de chegar o tempo das jabuticabas…vou fazer, com certeza. Enquanto isto vou testar com a uva preta…volto para dizer se deu certo.
Carmen, boa noite!
Desculpe pela demora na resposta.
Muito gostoso esperar pelas jabuticabas. A receita deve funcionar com uva preta, que tem características parecidas.
Assim que der um tempinho, a gente testa. Se você testar antes, não se esqueça de contar como ficou.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Ja fiz uma vez. Fiquei excelente. Estou fazendo prla segunda vez. Coloquei quando pronto em uma licoreira de cristal. Ficou show e o saboe delicado
Acabei de preparar tudo! Em setembro mistura as garrafas e em outubro vou experimentar e voltar para dizer se deu certo 🙂
Beatriz, bom dia!
Que gostoso saber que você preparou o licor. Agora é esperar (o mais difícil!!).
Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Helô
Oi
Depois de pronto pode colocar na geladeira
Marilda, boa noite!
Pode sim. Na geladeira ele se conserva por mais tempo e ainda fica delicioso geladinho.
Abraços, Helô
meu pai fez e a garrafa explodiu então ele refez só que tirado a pressão de tempos em tempos
Eduardo, bom dia!
Será que o seu pai preparou as duas bases do licor (açúcar e jabuticada/cachaça e jabuticaba) em garrafas e tampou?
É preciso colocar em potes, não em garrafas, cobrir com filme e só apoiar a tampa, sem fechar pra valer, pois a fermentação faz com que a tampa estoure. Só depois do descanso de 1 mês e com a mistura dos dois diferentes líquidos é que o licor vai pras garrafas e pode ser tampado.
Experimente fazer dessa forma e depois conte pra gente. Como temos muitas jabuticabeiras no pomar, fazemos sempre o licor e sempre dá certo.
Abraços, Helô
Eu posso fazer em maior quantidade. Por exemplo triplicar as porções num mesmo pote, só q maior? Ou isso implica no processo?
Ou vc indica que se quero quantidades maiores fazer em separado nessas mesmas medidas?
Graciela, boa noite!
Já dobrei e já tripliquei a receita e as quantidades funcionaram bem. Não sei te dizer sobre quantidades ainda maiores, pois não fiz o teste. Eu escolheria preparar no máximo uma receita tripla por vez, fazendo outras em potes diferentes.
Conte depois se deu certo.
Abraços, Helô
Ola Helo,
me tira uma duvida.
Eu posso usar essa receita de licor mudando apenas as frutas ou só serve para a jabuticaba.
Boa noite!
As receitas de licor de frutas variam bastante e dependem de cada fruta. Testei a mesma receita do licor de jabuticaba com uva preta, que também é doce e tem casca roxa e com bastante tanino, e ficou bem gostoso.
Em breve, postarei receitas que funcionam com frutas diferentes.
Abraços, Helô
Outra duvida é com relação ao pote, tem que ser de vidro ou de plástico.
na hora de fechar com o filme, ele tem que ficar rente ao produto ou o pote pode grande sobrando espaço nele.
Boa noite de novo!
Potes de vidro são sempre os mais adequados, pois o vidro não absorve sabores e odores e afasta interferência de fungos indesejados.
Uso filme pra fechar a boca do pote, apenas estico e pressiono para fechar bem. O espaço que fica vazio no pote é importante pra conseguir uma boa fermentação.
Conte sempre comigo e escreva quando quiser.
Abraços, Helô
Helo,
Eu posso usar outras frutas com essa receita ou ela so serve para jabuticabas.
Outra duvida é com relação ao pote, tem que ser de vidro ou de plástico.
na hora de fechar com o filme, ele tem que ficar rente ao produto ou o pote pode grande sobrando espaço nele.
Oi! respondidas as perguntas, certo?
Abraços, Helô
Oi, HelIo. Sinto muito por sua perda….vi ao ler os comentários ao revisitar essa sua receita maravilhosa.
Força querida, você inspira muita gente e sua comida é puro afeto.
Revisitei a receita para tirar dúvidas pq fiz o ano passado. Ficou tão perfeita e maravilhosa a bebida, que vou repetir agora. Minhas jabuticabeiras estão lotadas! A geléia também fiz o ano passado e refiz agora. Sou produtora de frutas orgânicas aqui ao lado de SP (2,5 h). Fico imaginando que legal seria uma oficina aqui…com você…. usando a produção orgânica.
Beijo querida!
Querida Helô, descobrir você foi um grande presente na minha vida e pra minha família. Um belo dia, procurando receita de licor de jabuticaba na internet, achei sua página sem querer. E, de fato, é a melhor receita de licor de jabuticaba que existe! O jeito como escreve os textos e explica suas receitas é de tirar o chapéu! É uma página feita pensando na gente! Quem te acompanha percebe o quanto gosta de ensinar o que aprende e que faz tudo com muito amor! Todas as suas receitas que fiz até hoje ficaram perfeitas! Às vezes nem acredito que fui eu quem fiz. Parece até que você está aqui do meu lado guiando minhas mãos! Obrigada por tanto!
Sandra, bom dia!
Peço desculpas pela demora na resposta. O site começou a ter problemas de funcionamento em agosto do ano passado e passei o ano sem acesso à página de comentários. O novo site entrou no ar há uns dias, ainda em fase de ajustes. Só ontem o programador liberou o meu acesso aos comentários e estou começando a responder.
Fiquei muito feliz com a sua mensagem, pois faço tudo com muito carinho. Bom demais saber que passei a fazer parte da sua vida e da sua cozinha.
Conte sempre comigo, abraços, Helô
Olá,boa tarde. Depois de descartar as bolinhas, e juntar os líquidos, preciso manter em geladeira?? Quanto tempo ele dura??
Arlete, bom dia!
O licor se conserva bem fora da geladeira por uns 6 meses, mas ee preciso guardar num lugar escuro e protegido do sol e de umidade. Como a gente gosta do licor geladinho e ele fica perfeito na geladeira por muito tempo (na geladeira de casa tenho licor delicioso que fiz com as jabuticabas do ano passado), geladeira é a melhor solução.
De qualquer jeito, é importantíssimo guardar o licor em garrafas de vidro limpíssimas e secas.
Se a ideia for comercializar o licor, a gente sugere que você procure orientações de segurança alimentar no Sebrae.
Conte sempre com a gente.
E desculpas pela demora na resposta, mas com a tristeza imensa diante do falecimento da minha querida filha Ana, que também fazia as fotos lindas aqui da Cozinha da Helô, a minha vida virou de cabeça pra baixo. Estou tentando seguir com a vida, mas respeitando o meu tempo.
Abraços, Helô
Abraços
Olá, to chegando agora por aqui. Tenho jabuticabeira no quintal a vida toda, e olha que é muito tempo. Mas nunca tinha feito nada. E agora com tempo tô descobrindo o prazer de transformar esta frutinha em delícias. Fiz geleia e já vendi, acabei de preparar o licor, vou aguardar, depois conto. Obrigada
Sonia, bom dia!
Que gostoso saber que você está aproveitando as suas jabuticabas preciosas preparando as receitas aqui da cozinha da Helô.
A geleia e o licor são deliciosos. Experimente também a calda e o bolo, acho que vai gostar.
Conte sempre com a gente.
E desculpas pela demora na resposta, mas com a tristeza imensa diante do falecimento da minha filha Ana, minha companheira de vida e que também fazia todas as fotos aqui da cozinha da Helô, eu tenho feito o que posso, mas no meu tempo.
Abraços, Helô
Olá! Eu fiz o licor, porém, coloquei pouco açúcar, existe uma forma de adoçar depois de pronto?
Fred, bom dia!
Infelizmente, depois de descansar, não há como acrescentar mais açúcar. Uma pena…
No próximo você acerta!
Conte sempre com a gente.
E desculpas pela demora na resposta, mas com a tristeza imensa diante do falecimento da minha querida filha Ana, que era a minha grande companheira e também fazia as fotos de tudo aqui Na Cozinha da Helô, a minha vida virou de cabeça pra baixo. Estou seguindo com a vida, mas no meu tempo.
Abraço, Helô
Oi Helo! Acompanho vc e te dou meus sinceros sentimentos!
Vou fazer esse licor e me ficou uma dúvida, não precisa chacoalhar nem abrir nenhum dos dois potes ?
Obrigada !
Adriana, bom dia!
Muito obrigada pelo carinho nesse momento tão triste da minha vida. O seu apoio me conforta.
Peço desculpas pela demora na resposta, mas estou seguindo com a vida como posso, no meu tempo.
Não precisa chacoalhar e nem abrir o pote, deixe tudo parado.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Helô
Me parece fácil de fazer, mas a medida de açúcar e os detalhes, como por exemplo, o que entendo como o restante das jabuticabas?
Por favor, precisaria de detalhes, se possível.
Obrigada!
Célia, bom dia!
A medida do açúcar é a que está na lista de ingredientes: 1 xícara. Entre parênteses eu coloco a equivalência em gramas pra facilitar a vida de quem gosta de pesar, mas em xícaras é mais fácil).
A gente usa 3 xícaras de jabuticaba no pote com o açúcar.
Como são 4 xícaras de jabuticaba no total e 3 xícaras vão pro pote do açúcar, sobra 1 xícara. Essa 1 xícara restante vai pro pote da cachaça.
Se tiver alguma outra dúvida, só escrever.
Abraços, Helô
Preciso ficar mexendo ou sacudindo de tempos em tempos o pote com açúcar ?
Maxwell, bom dia!
Não precisa mexer, é até melhor deixar tudo parado por 1 mês.
Continue aqui com a gente e conte como ficou!
Abraços, Helô
Fiz o licor de jabuticaba e hoje finalizaram-se os 30 dias curtindo. Ficou muito saboroso e com uma linda coloração. Vou deixar descansar mais 30 dias e certamente vai ficar ainda melhor. Essa receita foi um achado e tanto!!!
Ricardo, boa noite!
Que delícia saber que o seu licor está lindo e, com certeza, delicioso. Me conte depois como ficou!
Abraço, Helô
Boa noite Helo por favor poderia me mandar a receita de licor de jaboticaba no meu e-mail te agradeço muito
Divina, boa tarde! A receita é a que está no site.
Não tenho como enviar por email, mas se você quiser, pode clicar no botão imprimir receita que ela imediatamente aparece na tela numa versão para impressão. Se você quiser só salvar a receita, nessa tela que abre você vai ver que tem um botão escrito PDF, clicando nesse botão aparece umas opções e se você clicar em “Salvar como Pdf” a receita já ficará salva no seu computador.
Abraços, Helô
Aprecio bebida alcoólica com muita moderação, mas acho a confecção do licor, uma arte!
Já fiz alguns, e o de ervas de alfavaca com sementes de especiarias, muito bonito, com uma côr verde acetinado que nos seduz só de olhar, e o sabor é incrível, tanto que tem que se ter um certo cuidado ao servir, quando e onde pois, chama atenção pelo côr! O licor de jabuticabas ainda não cheguei fazer, acho eu que para se fazer um bom licor, não é de qualquer maneira, precisa de inspiração, paciência e principalmente amor… não pela bebida em si, mas pela arte de se fazer uma bebida com muito requinte!!!
Maria, bom dia!
Você está certa, licores são lindos e as cores encantam.Fazer é mesmo uma arte, pede inspiração, amor e paciência, sem dúvida mesmo. Esperar o tempo certo pede determinação, não é receita pra fazer e servir em seguida, nada substitui o tempo, só com ele acontece a magia da transformação.
Acho que poderia experimentar a receita do licor de jabuticaba quando conseguir a fruta. Ele fica delicioso, é fácil de preparar, só precisa do tempo.
Depois me conte.
Abraços, Helô
Olá, fiz exatamente como está sua receita, mas deu bolofo de fungo no pote que está com o açúcar…o que faço????
Robson, boa tarde!
Que pena … Normalmente isso não acontece e, dando bolor ou algum fungo desconhecido, é imprudente continuar e usar. Nunca se sabe…
Será que o vidro estava bem limpo e seco? O açúcar e as jabuticabas estavam bem secos também? Umidade no ambiente é um fator que pode causar problemas.
Fiquei triste… acho que será preciso refazer com novas jabuticabas, sinto muito mesmo.
Abraço, Helô
Isso deve ficar muito bom e gostoso. Adoro licor de jabuticaba
Oi Reinaldo!
Fica bom demais!!! Lindo, delicioso e ainda é um bom presente. Não se esqueça de me contar quando você terminar o seu licor/
Abraços, Helô
Depois que tira as jabuticabas curtidas o que fazer com as cascas? Da para aproveitar como?
Oi Joana, bom dia!
Depois de curtidas, as cascas vão pro lixo, ficam como couro, não têm mais gosto, textura e aroma. Já experimentei usar, mas nada justificou o esforço.
Beijo, Helô
Pra ficar melhor o licor, perolize a água com açúcar por 12 minutos no fogo e depois coloque pra curtir com a jabuticaba esmagada e a cachaça de boa qualidade.
Luciano, boa tarde!
Vou experimentar, depois te conto.
Abraços, Helô
Segui sua dica e hine depois de 30 dias juntei os dois líquidos, o cheiro e a cor estão maravilhosos. Vou deixar descansar mais 30 dias… estou muito ansiosa
Oi Juana!! Que delícia saber que você já passou a primeira fase, já misturou os dois líquidos e que a cor e o cheiro estão maravilhosos.
Como eu disse no texto, esperar (segurando a ansiedade!) é a parte mais difícil.
Depois me conta!
Beijo, Helô
Bom dia.
No preparo no número três é para pressionar até estourar a jabuticaba ou não?
Alcione, bom dia!
Não precisa apertar, é só mesmo pressionar pra acomodar tudo bem junto, não precisa estourar.
Abraços, Helô
Pode usar esse mesmo processo para fazer um licor de uva?
Patrícia, bom dia!
Não fiz o teste, mas é possível que sim, principalmente com as bem escuras, como a preta.
Abraços, Helô
Amei só não entendi gabiti caba seca como assim
Estela, tudo bem?
Você está falando da jabuticaba na lista de ingredientes? Ela tem que ser lavada, tanto se for comprada, como colhida por perto (às vezes vem com folhinhas e farelos de botões secos), e têm que estar secas pra evitar mofos.
Qualquer outra dúvida, só falar.
Beijo, Helô
Oi Helô
Acabei de fazer sua receita. Agora aguardar um mês.
Eu tbm já fiz esse licor de várias maneiras, mas essa sua é a primeira vez que vi. Bem, o jeito é esperar.
Depois eu volto pra contar.
Obrigada por postar.
Abraços Vivi
Vivi, bom dia!
Delícia, né? Acho o melhor método.
Agora é esperar!
Beijo, Helô
Boa noite Helô, eu já fiz esse licor e maravilhoso ????????????
Vou testar esse mesmo método com outras frutas.
Depois te falo se deu certo. Obrigada pela receita????
Oi Raquel, vamos tentando! Acho que com uma preta funciona. Beijo, Helô
Estranhei não colocar água. Estou fazendo o meu.
Oi Francisca! Não vai água mesmo, o processo acontece com açúcar e cachaça. Depois me conta. Abraço, Helô
Nunca fiz vou Fazer hoje mesmo meu irmão me trouxe do sítio um balde de jaboticaba
Oi!! Que delícia, depois me conta (é fácil, só precisa ter paciência). Beijo, Helô
Oi Helô!
Já é o terceiro ano seguido que faço esta receita maravilhosa de licor, com jabuticabas frescas colhidas no meu quintal.
No primeiro ano que fiz, aguardei tão ansiosa para degustar que a emoção tomou conta de mim, e a garrafa com mistura prontinha escorregou da minha mão e foi direto pro chão, foi licor até nas paredes….menina chorei viu?!
Agora faço com todo cuidado, incluise já estou aguardando o dia 20 de dezembro pra degustar dinovo rs.rs…
Obrigado pela receita.
Alessandra, bom dia! Bom saber que você está aproveitando a receita e já tem histórias pra contar, mesmo que com a parte mais triste e decepcionante de deixar a garrafa cheia do licor pronto escorregar, quebrar, sujar tudo e ficar sem ele. Acontece, né? No post do gratinado de batata com alho-poró fiz parecido (mas o seu é pior, pois jabuticaba não tem sempre e não tive que esperar 1 mês). tirei a foto, o refratário de ferro escorregou da mesa, caiu e lascou inteiro, até o piso da cozinha ficou marcado. Claro que o almoço também se foi.
Beijo, Helô
Helô como vai você? Tudo bem? Tenho uma dúvida q preciso esclarecer com você. Fiz o licor seguindo a sua receita e ficou fantástica. Obrigadíssima. Todos que provaram amaram. Na Segunda vez que fiz entretando encheu de mosquinhas minúsculas sobrevoando e ao final do tempo recomendado tive que jogAr tudo fora porque o pote de jabuticabas com açúcar encheu de lagartas microscópicas. Você sabe me dizer o que deu errado? Ficou muito forte a vedação do filme, foi pouco açúcar? O q pode ter sido?
Aguardo sua ajudA
Obrigada
Vanda
Oi Vanda! Vou bem, e você?
Notícia boa é o primeiro licor, mas a do segundo é triste …
No ano passado, uma amiga também teve esse problema, pensei muito pra tentar entender e existem 2 hipóteses: a primeira é de ter alguma umidade nas jabuticabas (molhadas), mas a segunda, que realmente, não depende de ninguém, é a mosquinha de fruta que, infelizmente, tem atacado muitos pomares. As mosquinhas picam as frutas, colocam ovos que a gente não vê, mas proliferam.
Não acredito que seja açúcar, pois a quantidade que está na receita é suficiente.
Vou pensar mais um pouco e te falo se encontrar alguma outra explicação.
Conte sempre comigo, beijo, Helô