RECEITA DE BALA DE GOMA CASEIRA
Não é o máximo ter uma receita gostosa de bala de goma natural e feita em casa? A receita dá certo, é super possível e não é difícil, só é um pouco trabalhosa porque tem umas etapas e leva mais ou menos 1 dia pra ficar pronta.
Eu, que adoro tudo feito em casa, fico super feliz quando uma receita saborosa, com textura, cor e aroma totalmente de verdade, sem nadinha de nadinha de coisas extras e com a bala de hoje é assim.
Entendo que os produtos industrializados e, que dependem de vida maior na prateleira, podem necessitar de algum conservantes, naturais de preferência, mas tirando essa necessidade, não vejo qualquer motivo pra consumir coisas misteriosas e estranhas.
A bala é doce, não dá pra negar, mas não é bem melhor a gente matar a vontade de bala com uma guloseima sem corantes, aromatizantes e espessantes?
Eu, sinceramente, acho que é o tipo de guloseima saudável, claro que não é pra todo dia e nem pra comer um monte de uma vez, mas de vez em quando pode. Quem gosta de uma balinha vai aproveitar a receita, e isso vale pras crianças e pros adultos.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra fazer a bala, a gente precisa de:
- laranja;
- morangos bem vermelhos e maduro;
- água;
- gelatina incolor e sem sabor;
- açúcar;
- óleo vegetal.
Sugeri fazer meio a meio, laranja e morango, duas cores e sabores bem diferentes. O amarelinho claro da laranja e o rosado do morango são tão mais lindos assim, nada gritantes, nem forçados. No total, a receita rende umas 80 balas e, fazendo meio a meio, a gente fica com umas 40 de cada sabor.
Mas se quiser fazer todas de um sabor só, que dizer, ou só morango ou só laranja, dobre a quantidade da fruta escolhida e esqueça da outra. Já fiz de mirtilo, de amora e de framboesa e as balas também ficaram gostosas e lindas.
Pra fazer a bala de laranja, a gente precisa de um xarope bem grosso de laranja. Pra fazer esse xarope, eu espremo a laranja, coloco o suco de laranja numa panelinha e deixe ferver em fogo alto por 10 a 15 minutos, até reduzir a ¼ de xícara (4 colheres de sopa) de um cado bem grosso.
Passo esse xarope de laranja pra uma tigela média e vou cuidar do restante da receita.
No primeiro teste que fiz pra bala de morango, eu aqueci os morangos sem nada numa panelinha até conseguir que eles soltassem bastante líquido e depois passei pela peneira.
Mas não gostei desse primeiro resultado, a bala ficou massuda e turva. Vi que o problema estava no jeito de cozinhar., no fogo, o morango ficava mole demais e a polpa se desmanchava na hora de passar pela peneira e dava um suco mais pastoso, não era só suco.
Pensei, pensei e resolvi cozinhar o morango no micro-ondas, deu certo! Pra isso, eu coloco os morangos numa tigela que acomode todos bem juntos e aqueço no micro-ondas por 2 a 3 minutos, até ficarem macios e com bastante suco.
Aí vem um pulo do gato: eu separo uma tigela, apóio uma peneira e coloco os morangos na peneira sem espremer. Mexo só algumas vezes e bem de leve com uma colher pra não desmanchar a polpa e deixo escorrer todo o suco bem rosado. Descarto a polpa e aproveito só o suco.
Então, eu unto com óleo duas assadeiras ou refratários pequenos, de uns 18×10 cm, reservo.
Aqueço a água numa panela média só até amornar, junto a gelatina e misturo até dissolver. Junto as 4 xícaras do açúcar e, sempre mexendo, mantenho no fogo só mesmo pra aquecer e dissolver, depois retiro do fogo.
Coloco metade da gelatina na tigela da redução de laranja, misturo e despejo numa assadeira. Coloco a outra metade da gelatina na tigela do suco de morango, misturo e despeje na outra assadeira.
Espero 1 minuto, retiro com uma colher a espuma que sobe e deixo descansar fora da geladeira e sem cobrir por umas 2 horas, até esfriar. Então cubra com filme plástico sem encostar na bala e leve à geladeira por 22 horas.
Depois desse repouso na geladeira, eu separo uma assadeira grande e limpa vazia, não é pra untar, e polvilho uma tábua com bastante açúcar.
Desenformo 1 placa de bala sobre o açúcar e viro pra deixar o outro lado também polvilhado. Com uma faca de lâmina grande, corto a placa em quadrados e 1cm (dá pra conseguir umas 40 unidades), depois role no açúcar pra cobrir de todos os lados. Passo as balas prontas pra uma assadeira limpa e faço o mesmo com a outra placa de bala.
Deixo as balas secarem por mais umas 2 horas e guardo num pote fechado fora da geladeira por até 1 semana.
Eu costumo cortar as balas em quadradinhos porque o aproveitamento é maior, mas dá pra cortar em disco, coração ou outro formato e picar as rebarbas, que terão o mesmo gosto.
Um pote de balas caseiras é um presente super fofo, só caprichar na etiqueta.
Outras guloseimas caseiras: bala de café de antigamente, fudge de chocolate, trufa de chocolate fácil de preparar, coquinho praliné caseiro e amendoim praliné delicioso e fácil de fazer.
Outras guloseimas caseiras: bala de café de antigamente, fudge de chocolate, trufa de chocolate fácil de preparar, coquinho praliné caseiro e amendoim praliné delicioso e fácil de fazer. A receita rende umas 80 balas no total. Se quiser fazer só laranja ou só morango, dobre a quantidade do sabor escolhido e deixe o outro de lado.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
11 Comentários
Nossa, parece muito bom. Vou testar.
Ótimas instrução da receita, bem completa e clara. Parabéns!
Oi, Rodrigo! Fico feliz que tenha gostado. Bjs
Essas balinhas são delicinha. Obrigada por ensinar receitas de maneira simples e com muito carinho.
Oi, Leticia! Obrigada você por me acompanhar e pela mensagem! bjs
Vou tentar, com certeza. Obrigada. Se for fazer só como gelatina, seria com mais líquido?
Oi, Treici! Não entendi sua pergunta, você poderia explicar melhor sua dúvida? bjs
Os tempo de uma semana é quanto tem que esperar antes de comer, ou é o tempo que as balas duram?
Oi! Pode comer em 24h, e elas duram em pote fechado por até 1 semana. Bjs
Olá! Quero fazer com meu filho, parece otima! Estou com dúvida se não estaria faltando mais líquido em algum momento da receita… A redução da laranja (4 colheres de sopa) e meia xicara de água com a gelatina vão render 20 balinhas?
Aliás, irão render 40 de laranja?
Eduarda, boa noite!
A gelatina final precisa ficar muito firme pra render balinhas que possam ser cortadas e, depois, mantenham o formato e fora da geladeira. Os sucos precisam se transformar em xaropes bem grossos. O açúcar “aumenta” o volume de líquido e as balas são pequenas, rendem
Considere 1/4 de xícara dos xaropes, pois as colheres comuns podem ser menores.
A gente já fez algumas vezes e deu certo.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô