COMO FAZER BATATA PALHA
Hoje vou te ensinar a fazer como fazer batata palha caseira, aquela que combina com tudo e todo mundo adora. Ela faz sucesso como petisco, pra acompanhar pratos no dia a dia e nas ocasiões especiais também.
Quando eu era criança, muitos almoços de domingo e de festa aconteciam na casa da tia Inah, irmã da minha avó mãe do meu pai. Tudo era bom, mas a travessa gigante de batata palha era o melhor de tudo. Eu sonhava com a batata e nem ligava pro prato principal.
Só que, apesar de batata ser um ingrediente básico e de todo mundo gostar de batata palha, a receita parece complicada e pouca gente faz em casa e acaba comprando. pronta.
Eu sempre falo que o processo é simples, que não tem mesmo motivo pra comprar a de pacotinho, que nem gosto de batata, é pura gordura hidrogenada, quase sempre é salgada e costuma ser tão dura que até dá umas espetadas na garganta.
A boa é o máximo e é dela que a gente vai falar hoje. É claro que batata frita comum, ou palha, ou chips, não é coisa pra servir todo dia, mas de vez em quando pode. E no dia que “pode”, é só fritar um tanto e servir. É simples e fácil, é só seguir as orientações com cuidado.
INGREDIENTES E PREPARO
Os ingredientes são básicos. A batata tem que ser boa, firme e boa de fritar. Hoje em dia, muitos mercados já mostram se ela é boa pra fritar. Depois vem o óleo vegetal, que tem que ser novo, limpo e neutro, de preferência de milho ou de girassol. E depois vem o sal.
Os utensílios também são comuns:
- uma faca ou descascador pra descascar a batata;
- um ralador grosso pra tirinhas, aquele de quatro lados que todo mundo tem, ou um processador com fatiador de legumes;
- uma tigela grande pra deixar a batata de molho;
- uns 3 panos limpos pra secar a batata;
- uma frigideira grande e de bordas altas ou wok;
- uma escumadeira;
- uma assadeira grande com papel absorvente pra secar.
A receita não rende muito, não tem jeito. Costumo preparar uns 750 g de batata crua e termino com uns 150 g de batata palha pronta, pois a quantidade de líquido é grande e ela seca pra valer.
Esse tanto rende de 4 a 6 porções como acompanhamento, claro que dependendo da fome e dos outros pratos que irão pra mesa.
Mas como batata palha é uma delícia e quem faz 1 receita também faz 2, pois o trabalho é o mesmo, costumo fazer de 1k a 1,5kg de uma vez e já garanto o acompanhamento da refeição seguinte.
E como assim? A batata não murcha? Não tão rápido! A batata palha bem seca e escorrida do óleo e espalhada numa assadeira forrada com papel absorvente fica perfeita por umas 8 horas. Depois disso, ela murcha um pouquinho, mas dá pra dizer que ela fica gostosa por até 2 dias.
A batata pronta tem que ficar fora da geladeira e só pode receber sal na hora de servir. Depois de juntar sal, ele começa a umedecer e a murchar. Quer dizer, batata palha ainda é uma receita prática, boa pra preparar com antecedência.
DICAS E TRUQUES
Pra conseguir batata palha perfeita, eu faço assim:
- Descasco, ralo e coloco a batata ralada imediatamente numa tigela com bastante água, assim ela não escurece.
- Quando termino de ralar, escorro essa primeira água, que fica toda esbranquiçada pela fécula da batata, que muita gente conhece por amidoa.
- Volto com a batata pra tigela, cubro com água limpa e, se der, bem gelada. Se tenho gelo, junto até uns cubos, que deixam a batata mais firme e gostosa. Algumas pessoas que fritam batata palha pra vender até juntam um pouco de vinagre à água e dizem que ela dura mais tempo sequinha, mas testei e achei que, pra consumir logo, não tem diferença.
- Deixo a batata crua de molho nessa água geladíssima por mais ou menos 1 hora e esse tempo de molho faz muita diferença no resultado.
- Depois desse tempo de molho, eu escorra bem a batata numa peneira e espremo bem pra descartar o máximo possível de água.
- Espalhe toda a batata sobre panos limpos pra secar totalmente e seco a superfície com outros panos. É bastante pano, mas tem que ser assim.
- Enquanto a batata seca, eu coloco coloco o óleo numa frigideira grande e de bordas altas pra aquecer. Tem que ser uma frigideira espaçosa, se não for assim o óleo transborda e isso é péssimo (perigoso, desperdício e uma sujeira imensa no fogão);
- O óleo tem que ficar quente, mas não quente demais e nunca chegar ao ponto de começar a esfumaçar. Eu fico de olho, se percebo que ele está ficando muito quente já diminuo o fogo. Na gordura fria a batata encharca, amolece e gruda. No óleo quente demais ela queima por fora antes de cozinhar por dentro.
- Quando o óleo esquenta, chega o momento de fritar. Sempre com muito cuidado, eu mergulho 1/4 da batata na gordura e é importante não fritar mais do que isso de uma vez pra temperatura do óleo não diminuir.
- Nessa hora, o óleo borbulha e fica claro. Daí começo a banhar as batatas de vez em quando e deixi no fogo até que essa borbulha clara desapareça e as batatas “apareçam” bem sequinhas e douradas de leve.
- Então, retiro as batatas da frigideira com uma escumadeira, deixo escorrer bem, coloco pra secar sobre o papel absorvente e frito as restantes.
- Sal só na hora de servir.
Quanto ao formato, fiz aqui o “palha”, ralado grossinho que, como sugere o nome, lembra palha. Mas exatamente da mesma forma dá pra preparar como chips, aquelas rodelas finas. Pra fazer chips, só usar a lâmina lisa do ralador comum, aquele de quatro lados, ou da mandoline, ou do processador com fatiador.
Do mesmo jeito, dá pra fazer mandioca palha!
A mandioquinha palha que eu uso na receita do bacalhau à brás brasileirinho!
Também batata doce palha!
E batata roxa palha!
Batata palha é uma receita perfeita pra fazer parte da lista de sobrevivendo na cozinha.
Adora batata? Aqui Na Cozinha da Helô também tem gratinado de batata clássico, purê de batata simples, bolinho crocante de batata ou hash brown, batatas ao murro com crosta dourada e batata estampada com ervas no forno.
Que tal preparar um strogonoff de carne ou uma receita do bife enrolado delicioso ou bracciola servir com batata palha? É uma combinação e tanto!! E também dá pra servir com sanduíche, principalmente com cachorro quente.
No vídeo do canal do youtube eu mostra como fazer com todos os detalhes, quer ver?
Adora batata? Aqui Na Cozinha da Helô também tem gratinado de batata clássico, purê de batata simples, bolinho crocante de batata ou hash brown, batatas ao murro com crosta dourada e batata estampada com ervas no forno. Pra variar, polvilhe a batata palha com flor de sal, com pimenta ou ervas, como salsinha ou cebolinha picadas ou folhas de tomilho.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
12 Comentários
Eu fiz e ficou muito parecido com batata palha! Mas como ralei muito fina, ficou parecendo aquele macarrão Cabelo de Anjo rsrs Ficou crocante e levemente macia também. Gostei. Uma pena que dá trabalho…
Oi, Ariana! Adorei saber que você fez a batata palha, tudo que é caseiro é sempre mais gostoso! Beijos
Teste de comentário. Me avisem se receberam o email
oi! deu certo, obrigada! abraços, Helô
Ana, quando eu “te” leio é como se estivesse te assistindo.
Suas explicações e amor aos detalhes tornam cada receita irresistível e cada a que segue,
um chef de fato.
Sua “Verdadeira Torta de Maçã Americana” é a receita que mais repito para minha família. Aqui em casa é conhecida como Torta de Maçã da Helô, com essa intimidade mesmo.
E é isso.
Você tem esse dom. De ser de casa, próxima de cada um de seus leitores.
Um grande e caloroso abraço!
Raquel, tudo bem?
Sua mensagem deixou o meu dia mais feliz. Faço tudo com tanto carinho, tanto amor, tanto cuidado e tanta dedicação que pessoas como você são importantes para me incentivar a continuar assim.
Bom saber que a torta passou a fazer parte do dia a dia da sua família de uma forma tão delicada.
Conte sempre comigo, beijo, Helô
Helô, perdão.
Te chamei de Ana no início do texto. Não sei o que aconteceu…
Mas tudo o que escrevi é sobre você, sua cozinha tão cheia de vida, seus utensílios e suas lembranças.
Um sincero pedido de desculpas e um abraço de coração!
Querida Raquel, imagina!
Minha querida Ana faz parte da minha vida de forma tão intensa que me senti confortada, verdade. Penso nela o tempo todo, escrevo, cozinho pensando nela, ela me inspira. Um beijo com muto carinho, Helô
Boa tarde Helô! Faço batata palha artesanal para vender. Como as vendas estão aumentando, precisava descobrir um fatiador (para aumentar a produção) que mais se aproxima da espessura que fazemos a mão, para não perder a qualidade. Saberia me indicar??
Simone, boa noite!
Acho que você poderia tentar encontrar algum modelo que seja um pouco mais ágil que o manual em uma das lojas da Rua Paula Souza, todas especializadas em produtos e equipamentos para cozinhas profissionais. Eles vendem também coisas menores.
Eu costumo comprar na Frigo, que tem bom preço.
Se tiver mais dúvidas, só falar.
Abraços, Helô
Helô, fiz um licor de jabuticabas seguindo sua receita e ficou show! Estou no meio do licor de leite, meio desconfiada de que vai dar mesmo certo, mas, confiando em você!
Anna!!! Que gostoso saber do licor de jabuticaba, delícia mesmo, fácil e dá certo.
O de leite também dá, mas o processo é bem estranho e dá pra desconfiar mesmo, principalmente da transparência. Depois me conta!
Beijo, Helô