RECEITA DELICIOSA DE BOLO DE MAÇÃ COM RECHEIO E COBERTURA DE CREAM CHEESE
Minha querida Ana, essa receita de bolo de maçã com especiarias é muito especial e é pra você. Foi seu bolo de aniversário e de outros momentos também e você amava tanto …
Ainda bem que, no começo de agosto, pouco antes de você partir, preparei o seu bolo de novo e você fotografou no prato de florzinhas antigo que tanto adorava.
O BOLO
O bolo encanta como sobremesa de uma refeição mais chiquezinha, ou como aquele bolo incrível pra servir com chá ou café ou pra comemorar um aniversário ou qualquer outra data emocionante.
A massa é fofíssima e tem o gosto da maçã e o sabor e aroma incríveis das especiarias.
Claro que dá pra servir o bolo em fatias e nada mais, mas ele fica muito melhor recheado e coberto com o creme feito com cream cheese, manteiga e açúcar de confeiteiro. Casamento perfeito!
QUAL MAÇÃ USAR?
A maçã é tudo no bolo e precisa ser saborosa, suculenta, doce e azedinha. Costumo usar Fuji, Gala ou verde e deixo de lado aquelas maçãs sem gosto e com textura de isopor.
Sinceramente, se não conseguir uma que seja maçã pra valer, guarde a receita pra um outro dia.
Quanto às especiarias, eu gosto de usar canela, cravo em pó, noz-moscada, pimenta-da-Jamaica e gengibre em pó. Elas têm tudo a ver com maçã, mas escolha as que quiser.
INGREDIENTES PARA FAZER O BOLO
A lista de ingredientes:
- maçãs médias, doces e azedinhas (fuji, gala ou verde);
- manteiga;
- açúcar comum;
- limão;
- canela em pau;
- água;
- leite (pode ser sem lactose);
- farinha de trigo;
- fermento químico;
- bicarbonato de sódio;
- sal;
- canela em pó;
- cravo em pó;
- noz-moscada;
- gengibre em pó;
- pimenta-da-jamaica;
- açúcar mascavo;
- óleo vegetal;
- ovo;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?);
- açúcar de confeiteiro;
- cream cheese bem macio (retire da geladeira 1 hora antes de usar; pode ser sem lactose).
O passo a passo do bolo
A receita começa com o preparo de um purê simples de maçã. Ele pode ser feito e guardado na geladeira com até 3 dias de antecedência (é até melhor fazer antes pra dar tempo de esfriar bem antes de usar).
Na hora de fazer o purê, basta colocar os ingredientes numa panela que abrigue tudo bem junto, aquecer e cozinhar por uns 30min, até a maçã ficar bem macia e dourada.
Depois disso, só esmagar a fruta com um garfo pra deixar o purê pedaçudo e deixar esfriar antes de usar.
Como o rendimento varia, já que há maçãs mais ou menos suculentas e polpudas, resolvi preparar uma quantidade que, com certeza, rende os ¾ de xícara necessários pra massa do bolo.
Se sobrar, dá pra comer com pão como se fosse geleia ou pra servir com sorvete.
Até experimentei a receita com a maçã crua e batida no liquidificador, mas o purê faz a diferença.
A massa
A massa do bolo fica pronta nuns 15 minutos. Começo sempre colocando o leite com o limão numa tigela pequena pra azedar e encorpar por uns 10 minutos.
Essa mistura substitui o clássico buttermilk, que é o líquido que se solta do creme do leite quando se bate pra virar manteiga, mas que por aqui é muito difícil de encontrar (o nome em português é leitelho).
Enquanto isso, aqueço o forno, preparo as assadeiras, misturo numa tigela a farinha, o fermento e as especiarias escolhidas e reservo.
Em seguida, bato o leite azedado, o açúcar mascavo, o óleo, o purê de maçã e a baunilha por uns 2 min, até conseguir uma mistura bem cremosa e fofa. Depois misturo os secos em 3 etapas, despejo nas assadeiras e pro forno.
A cobertura cremosa
Enquanto o bolo assa, eu preparo a cobertura também na batedeira. Bato o cream cheese e a manteiga já bem macios até conseguir um creme homogêneo e incorporo o açúcar de confeiteiro em 3 etapas.
Quando o bolo esfria, corto a superfície com uma faca de serra pra nivelar e guardo as sobras pra servir com café ou com sorvete.
Depois disso, coloco o primeiro bolo com o lado cortado pra cima sobre o prato de servir, espalho por cima 1/3 do creme, coloco o outro bolo por cima e cubro o bolo com a cobertura.
O bolo pronto vai pra geladeira por pelo menos 2h pra gelar e mesclar sabores e texturas e depois é só servir.
O bolo de maçã com especiarias e cobertura cremosa é gostoso tanto gelado, como em temperatura ambiente. Se for pra servir assim, basta deixar fora da geladeira por mais ou menos 1 hora.
Dá pra deixar o bolo pronto na geladeira por até 3 dias.
Se quiser uma outra receita de bolo com recheio e cobertura pra um momento muito especial, mas que não é difícil de preparar, você pode experimentar a nossa receita deliciosa de bolo de chocolate com cobertura cremosa.
E gosta de maçãs? A gente aqui muitas possibilidades incríveis: bolo francês de maçã, receita de bolo integral de maçã, receita de strudel de maçã caseiro, receita de pão de maçã e crumble de maçãs da Helô, verdadeira torta americana de maçãs e da receita de geleia de maçã simples.
E gosta de maçãs? A gente aqui muitas possibilidades incríveis: bolo francês de maçã, receita de bolo integral de maçã, receita de strudel de maçã caseiro, receita de pão de maçã e crumble de maçãs da Helô, verdadeira torta americana de maçãs e da receita de geleia de maçã simples. Um bolo lindo e delicioso pra servir como sobremesa, num aniversário, ou com chá ou café.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Os ovos vão com os líquidos?
Anna Claudia, boa noite!
Sim, os ovos vão na batedeira com o açúcar, óleo, purê etc…
Obrigada pela ajuda, com a tristeza tamanha que estou vivendo, acabei me esquecendo de incluir os ovos no preparo. Acabei de acertar a receita.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Helô
Saborosíssimo e já vou replicar no domingo, obrigado por compartilhar tão doce lembrança. Deus lhes conforte os corações
Edilene, boa noite!
Espero que você tenha gostado da receita.
Muito obrigada pelo carinho e desculpas pela demora em responder, mas a vida está triste demais e vou seguindo como posso, um dia por vez.
Conte sempre comigo.
Abraços, Helô
Helô, boa noite! Durante a pandemia, naquela quarentena mais rigorosa, aproveitei pra fazer o que mais gosto. Cozinhar. Conheci essa página e despertei pra meu grande desafio: fazer bolo. Sempre errava algo. Mas, você com suas explicações, sua sensibilidade, seu amor por essa arte apaixonante, me fez aceitar esse desafio que ainda não tinha enfrentado. Parece simples. Mas não o era pra mim. Fiz esse de maçã. Fiz tantas outras. É um prazer ler o que você escreve. Meus sentimentos a você e sua família. Saiba que você toca a vida das pessoas com sua arte de cozinhar e sua sensibilidade de demonstrar a paixão por cada ingrediente, por cada estória. Que seu sorriso tão lindo que ilustra essa página volte a seu rosto. A seu tempo.
Michelle, boa noite!
Muito obrigada por tanto amor e por tanto carinho. É gratificante saber que o meu jeito de cozinhar e de transmitir o que sei fizeram diferença na sua vida. Fazer um bolo tem um significado que vai muito além de uma fórmula. Um bolo de verdade tem vida e tenho certeza de que os seus bolos têm tudo isso.
A tristeza é imensa, mas estou juntando cacos, acreditando que a minha Ana querida gostaria de me ver fazendo o que gosto e sorrindo. Seguirei assim.
Conte sempre comigo.
Abraço, Helô