RECEITA DE TORTA DE FRANGO AMERICANA
A chicken pot pie, ou torta de frango americana, é perfeita pra servir numa refeição quentinha do dia a dia, mas também pode ser numa ocasião especial. É aquele prato único que aquece, conforta e todo mundo adora, tanto os adultos, como as crianças e tem tudo a ver com refeições rápidas.
Gosto da receita porque a torta fica bem gostosa, cheia de contrastes de sabores e de texturas. O recheio tem legumes e frango envolvidos por um molho cremoso e a massa é fofa por dentro e crocante por fora. Sem falar que o prato ainda fica bonito, dá vontade de comer.
Na verdade, a massa fofa da cobertura é bem diferente das massas crocantes e até folhadas das nossas tortas.
Isso acontece porque ela é feita de massa de pão de minuto – uso a receita do pão de minuto da Helô – que é cortada em discos que vão ainda crus por cima do recheio, sem cobrir tudo, espalhados mesmo.
No forno, os pãezinhos crescem, ficam dourados e crocantes por cima e nas laterais e, por baixo, ficam úmidos porque absorvem um tanto do recheio.
A chicken pot pie é uma torta clássica assada num refratário e que só tem massa na superfície, algumas cobrindo tudo e outras só em alguns pontos, como na receita de hoje. E dá pra fazer pot pie com recheios diferentes, só variar.
INGREDIENTES E RECIPIENTES
A lista de ingredientes é grandinha, mas simples de providenciar:
- manteiga;
- Alho;
- cebola;
- cenoura;
- salsão;
- cogumelo fresco (ou em conserva);
- vinho branco;
- ervilha fresca da congelada (ou em conserva);
- farinha de trigo;
- frango cozido ou assado em lascas (use sobras e os pedaços que quiser);
- tomilho;
- salsinha;
- caldo de galinha;
- leite;
- salsinha;
- sal e pimenta-do-reino;
- iogurte natural;
- fermento em pó;
- bicarbonato de sódio;
- açúcar;
- gema.
Depois de separar os ingredientes, a gente tem que escolher o recipiente em que vai cozinhar, assar e servir,
Dá pra preparar o recheio no fogo usando uma frigideira de bordas altas que também possa ir ao forno e depois à mesa. Tudo numa panela só é sonho, menos louça pra lavar.
E dá pra preparar o recheio numa panela comum, depois passar pra um refratário de cerâmica, louça, vidro ou metal, assar e servir.
No dia da foto, usei uma frigideira de ferro fundido linda e que eu adoro, uso direto e vai do fogo ao forno e à mesa. As panelas de ferro são pesadas? São, mas isso é bom, elas transmitem o calor com perfeição, dão casquinhas irresistíveis pras receitas, não grudam depois de bem curadas e ainda são bonitas. Uso muitas panelas de ferro fundido e esmaltado no dia a dia, adoro.
Em seguida, só começar o preparo. Eu costumo fazer o recheio, enquanto ele amorna eu preparo os pãezinhos, então espalho sobre o recheio, levo pro forno e depois pra mesa.
Com tudo picado e com o frango desfiado, no fogo a gente gasta no máximo meia hora. A massa dos pãezinhos também fica pronta nuns 15 minutos e, no forno, a torta fica pronta em mais ou menos meia hora, já que o recheio aquece rápido e o pãozinho assa em pouco tempo. Ou seja, em mais ou menos 1 hora e 45 minutos tudo se resolve.
Além do mais, a receita é prática, dá pra preparar o recheio com até 3 dias de antecedência e deixar no refratário na geladeira pra espalhar os discos de massa do pãozinho por cima na hora de assar.
E dá pra preparar a massa dos pãezinhos na véspera, cortar e guardar ainda crus na geladeira? Dá, mas acho que não vale a pena, já que o preparo deles é muito simples e rápido e eles ficam bem mais mais fofos por dentro e crocantes por fora quando feitos na hora.
O RECHEIO DE FRANGO CREMOSO
O recheio de frango começa com um refogado de legumes aromatizantes – cebola, alho, salsão e cenoura – na manteiga. Depois entram na panela cenouras em cubinhos, ervilhas frescas, frango já cozido e desfiado, caldo de galinha, leite, salsinha e tomilho.
Quem prefere um recheio ainda mais cremoso pode usar creme de leite fresco no lugar do leite, mas costumo usar leite.
A ervilha fresca, mas congelada, dá um recheio mais saboroso e colorido, mas sem problemas de fazer a torta com ervilha em conserva escorrida do líquido.
O cogumelo deixa o recheio ainda mais gostoso e com mais texturas diferentes, vale a pena usar. O fresco é sempre melhor, mas é o tipo de receita que dá certo com cogumelo em conserva.
O caldo de galinha é bem importante na receita, por isso vale caprichar. Se puder, use um caldo caseiro bem saboroso.
Quanto ao frango, dá pra cozinhar o pedaço que quiser num caldo e desfiar pra receita, mas dá pra usar sobras de frango cozido ou assado. Quer dizer, boa receita pra aproveitar sobras.
Sobre os pedaços do frango, sou sempre pela sobrecoxa, que é carnuda, macia, suculenta e saborosa, mas dá pra usar peito, coxa ou a mistura que quiser. E sobre ser frango assado, bom saber que ele dá um recheio muito gostoso e que fica com aquele sabor de frango assado que todo mundo que gosta de frango ama (eu adoro!).
O preparo é fácil: eu refogo os aromatizantes na manteiga, depois junto o cogumelo, espero murchar, acrescento o vinho, deixo ferver, misturo a ervilha, polvilho com a farinha, mexo pra envolver tudo com ela, junto o leite e o caldo com o tomilho, misturo e cozinho até ferver e engrossar, depois acerto o sal e a pimenta, acrescento a salsinha e retiro do fogo.
Quando preparo tudo na mesma panela, deixo só amornar por uns 15 minutos enquanto o forno aquece. Se for o caso, passo o recheio pro refratário em que a torta irá aor forno.
Nesse meio de tempo, faço a massa do pãozinho.
O PÃOZINHO DE MINUTO, MONTAR E ASSAR
A receita do pãozinho é muito simples e rápida, só de misturar. E ainda tem que misturar pouco, só mesmo o necessário pra juntar tudo, pois quanto menos se trabalha a massa, mais gostosos os pãezinhos.
Misturo numa tigela, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e o açúcar. Junte a manteiga e esfarele com a ponta dos dedos até conseguir uma farofa grossa. Junto o iogurte e misturo rapidamente, só mesmo pra juntar os ingredientes, sem me importar com os pedacinhos e manteiga e com a massa meio mole e grudenta.
Polvilho uma superfície com farinha sem exagerar, pois quanto menos farinha, mais leves os pãezinhos. Trabalho até conseguir uma bola macia e que se solte das mãos, achato a massa com a palma da mão até ficar com uns 2 cm de espessura e, com um cortador de uns 4 cm ou com a borda de um copo, corte 8 discos de massa (junto as rebarbas e corto de novo até a massa acabar).
Em seguida, espalhe os discos de massa ainda crus sobre o recheio, deixando espaços livres entre eles.
Pincelo os pãezinhos com a gema e levo ao forno por uns 30 minutos, até o recheio aquecer e os pãezinhos ficarem crescidos e dourados.
Sirva a torta bem quente com uma salada verde temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
Outras receitas com frango pro dia a dia: torta de frango caipira, arroz de forno com frango e legumes, frango assado delicioso e fácil de preparar e frango ensopado com azeitonas ou poulet aux olives.
Recheio 1 – Separe uma frigideira alta que possa ir do fogo, ao forno e à mesa, ou uma panela média pra fazer o recheio e um refratário médio pra assar e servir. 2 – Aqueça a manteiga, junte o alho, a cebola, a cenoura e o salsão, sal e pimenta e deixe murchar e depois começar a dourar. Acrescente o cogumelo, mais umas pitadas de sal, e espere murchar e o líquido secar. 3 – Acrescente o vinho, deixe ferver por uns segundo, misture a ervilha e polvilhe com a farinha. Misture bem até envolver tudo com a farinha e espere borbulhar. 4 – Junte o frango, o tomilho, o caldo de galinha e o leite e, sempre mexendo, espere ferver e engrossar. Acerte o sal e a pimenta, misture a salsinha e retire do fogo. Passe pro refratário, se tiver que mudar de recipiente e reserve (não é preciso untar). 5 – Se quiser, prepare até aqui com até 3 dias de antecedência, deixe amornar, cubra e deixe na geladeira pra finalizar com os pãezinhos antes de assar e de servir. Pãozinho de minuto 1 – Enquanto o recheio amorna, aqueça o forno a 180ºC (médio) e prepare a massa do pãozinho. 2 - Numa tigela, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e o açúcar. Junte a manteiga e esfarele com a ponta dos dedos até conseguir uma farofa grossa. 3 - Acrescente o iogurte e misture rapidamente, apenas o bastante pra juntar os ingredientes, sem se importar com os pedacinhos e manteiga e nem com o fato da massa continuar ainda um pouco mole e grudenta. 4 - Polvilhe uma superfície com farinha sem exagerar, pois quanto mais macia a massa, mais leves os pãezinhos. Coloque a massa no mármore e trabalhe bem rápido até conseguir uma bola macia e que se solte das mãos. 5 Achate a massa com a palma da mão até ficar com uns 2 cm de espessura. Com um cortador de uns 4 cm, corte 8 discos de massa (junte as rebarbas e corte de novo). Dá pra preparar a massa na véspera, guardar na geladeira e, antes de assar, abrir e cortar, mas os pãezinhos ficam mais leves e crocantes quando preparados na hora. Montagem e finalização 1 – Espalhe os discos de massa ainda crus sobre o recheio deixando espaços livres entre eles e pincelo com a gema. 2 – Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos, até que o recheio fique bem quente e os pãezinhos estejam bem crescidos e dourados. 3 – Sirva a torta bem quente com uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar. Outras receitas com frango pro dia a dia: torta de frango caipira, arroz de forno com frango e legumes, frango assado delicioso e fácil de preparar e frango ensopado com azeitonas ou poulet aux olives. Pra variar, faça a pot pie com os recheios de palmito e de camarão que a gente também tem aqui Na Cozinha da HelôINGREDIENTES
Preparo
NOTAS