COMO FAZER BOLINHO DE ARROZ
Essa receita de bolinho de arroz caseiro fica deliciosa e acaba num minuto. Vou te ensinar como fazer, do mesmo jeito que eu faço em casa e como aprendi a preparar com a minha avó.
TUDO COMEÇA COM O ARROZ DE TODO DIA
Arroz é tão fácil e rápido de fazer e fica tão mais gostoso fresquinho saindo da panela, que não há motivo pra comer arroz da véspera. Com a receita de arroz branco de todo dia todo mundo pode fazer um arroz delicioso em casa.
Como eu adoro o arroz bem fresco, só preparo a quantidade suficiente pra uma refeição, mas sempre sobra um pouco e a sobra vira alguma outra coisa. Às vezes eu faço um arroz de carreteiro, outras vezes um arroz chinês delicioso e muitas vezes eu faço bolinho de arroz.
EU ADORO BOLINHO DE ARROZ!!!
Quando me dá vontade com comer bolinho, eu coloco umas 2 xícaras de sobras de arroz da véspera e até de uns 2 dias antes, no liquidificador, junto os outros ingredientes, menos as ervas, bato por uns segundos e passo a massa pra uma tigela. Então, junto as ervas, acerto o sal e a pimenta e a massa está pronta.
Além do arroz, a receita leva:
- ovo;
- leite;
- manteiga;
- farinha de trigo;
- queijo ralado;
- salsinha e cebolinha;
- sal e pimenta-do-reino.
O queijo ralado, que pode ser meia cura ou parmesão, dá um ligeiro puxa-puxa ao bolinho.
A salsinha e a cebolinha deixam o bolinho mais saboroso e colorido. Com coentro o bolinho também fica delicioso. Não coloco as ervas no liquidificador pra bater pra evitar que a massa fique verde, prefiro misturar as ervas picadas à massa já batida. Fazendo assim, o bolinho fica lindo, com a massa fica amarela salpicada de verde e o sabor das ervas fica delicado.
E sabia que não é só o arroz branco que pode virar bolinho? Dá pra fazer bolinho com arroz integral, arroz cateto, arroz vermelho, arroz preto e ou uma mistura deles, só inventar.
E como preparar a massa do bolinho?
O preparo é bem fácil e rápido, tudo de liquidificador.
Eu coloco o leite, o ovo, a manteiga, o arroz, a farinha, o queijo, sal e pimenta no liquidificador e bato até obter uma pasta não muito lisa.
Passo a massa pra uma tigela e misturo a salsinha e a cebolinha com uma espátula pra manter os pedacinhos verdes espalhados pela massa. Batendo no liquidificador a massa fica toda esverdeada e com mais gosto das ervas.
Como moldar os bolinhos de arroz
Ainda bem pequena eu aprendi com a minha avó Betty a moldar os bolinhos usando 2 colheres de sopa.
Ela me ensinou a pegar 1 porção de massa com uma colher; passar a massa pra outra colher, sempre raspando bem a borda de uma colher na outra pra formar 1 canto; então passar de volta pra primeira colher para formar o segundo canto; e depois passar de novo pra outra colher pra formar o terceiro canto. O bolinho pronto fica 3 cantos bem marcados, quase como um balão.
Se a quantidade de bolinho não for grande, a gente vai moldando e fritando em seguida, quer dizer, molda um bolinho, ele já escorrega pra frigideira com óleo e segue fazendo o mesmo até a massa terminar.
FRITAR E SERVIR
Bolinho de arroz é aquele salgado pra fritar e servir em seguida, só assim ele fica bem dourado e crocante por fora e macio por dentro. Em pouco tempo ele murcha e a casquinha desaparece.
Até dá pra preparar a massa na véspera e fritar antes de servir, mas o bolinho feito com a massa mais fresca fica mais seco e gostoso. Em casa, eu costumo preparar a massa com no máximo 3 horas de antecedência.
Quando preciso preparar uma quantidade maior de bolinhos e quero adiantar o processo, eu preparo a massa, modelo os bolinhos e espalho numa assadeira. Levo pro freezer, espero endurecer, solto os bolinhos, transfiro pra um pote com tampa ou pra um saco plástico e congelo por até 1 mês. No dia, frito os bolinhos ainda congelados.
Com arroz branco de todo dia aquele feijão simples que todo mundo adora, carne moída simples e caseira e uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada a gente tem uma refeição deliciosa. Crianças e adultos adoram!
Se quiser transformar a sua casa num boteco, aqui no site você vai encontrar várias receitas de salgados fáceis de fazer e que combinam com o bolinho de arroz. Algumas ideias que estão na coleção boteco em casa: risole de carne moída, bolinho junino de carne, coxinha de frango tradicional e mandioca frita.
Algumas ideias que estão na coleção boteco em casa: risole de carne moída, bolinho junino de carne, coxinha de frango tradicional e mandioca frita. A receita funciona bem com leite sem lactose e com queijo sem lactose.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
10 Comentários
Oie Helô, adoro sua página e receitas são muito de inspirar, como adoro culinária . Qual seria o óleo vegetal, pq não gosto de usar esses óleo de soja e prefiro pro meu uso banha de porco, azeite manteiga ou margarina. Se puder me responder agradeço desde já. Um abraço Mayara – Praia Grande SP
Oi, Mayara! Obrigada por acompanhar o site! No dia a dia, pra refogar e fritar, eu costumo usar óleos vegetais normalmente de milho ou girassol, os meus preferidos. Adoro azeite de oliva, que uso também para refogar, em assados, saladas e algumas frituras. A banha eu uso em algumas receitas de pão, massa de torta, assados, temperar virados e tutus, mas acho que para usar como gordura em quantidades maiores como pra fritura, ela acaba dando sabor mais forte. Na verdade, isso é algo muito pessoal, varia pro gosto de cada um. Espero ter ajudado! bjs
Oooiii Helô❣ Só pra constar AMO MUITO suas receitas❣ queria deixar uma pergunta: eu posso substituir, nesta receita, o arroz branco pelo íntegral!?
Joice, boa tarde!
Pode sim, funciona com qualquer tipo de arroz.
Depois conte pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Amo bolinho de arroz! Um dia, querendo uma massa mais fofinha, experimentei colocar um pouco de flocos de batata (para purê). Pois esses flocos que são horríveis para purê, funcionam muito bem para bolinhos, pois, não contém água. Fica bem leve e gostoso!
Oi Alice, bom dia!
Boa ideia a sua! Deve ter ficado muito macio, qualquer hora dessas vou comprar flocos pra testar.
Beijo, Helô
Achei vc ontem no canal saber e arte…ou eh arte e sabor..nao lembro…amei como vc fala de comida. Hoje achei seu site Obrigada por compartilhar, parabéns! Irei fazer hoje a sua receita de clafoutis de framboesa bjos
Glória
Glória, boa tarde!
Que mensagem deliciosa, você alegrou o meu dia, tenha certeza disso.
Bom ter você aqui Na Cozinha da Helô.
Depois me conte sobre o clafoutis.
Beijos, Helô
Oi Helô bom dia! Faço muito bolinho de arroz, eu faço a olho e uma das receitas preferida aqui em casa e com milho batido no liquidificador e folhas de manjericão meus filhos adoram . Helô adoro essa página hoje por exemplo estou fazendo aquela caldinha de especiarias para chá Matte gelado com esse calor é muito refrescante.
Roberta, boa noite! Bolinhos são gostosos sempre, né? Eu também adoro milho e tenho até uma receita de bolinho pronta pra postar, mas não tem manjericão. Esse seu deve ficar muito bom, deu vontade!!!
Feliz em saber que você está aproveitando o Na Cozinha da Helô.
Essa caldinha fica boa até com sorvete (a sua ideia do chá gelado é ótima!).
Beijo, Helô