RECEITA DE BOLO AMANTEIGADO DE MEL
A receita do bolo amanteigado de mel faz parte da lista dos meus bolos preferidos, é pura perfeição. Gosto do sabor, do perfume e da textura que vêm do mel e da manteiga desse bolo que pros franceses é o cake au miel e pro mundo inglês é o honey pound cake.
A RECEITA
Pra chegar ao bolo de hoje, eu comecei pela minha receita do bolo amanteigado de baunilha, que é ultra clássica e dá um bolo macio por dentro e com uma casquinha brilhante e bem dourada por fora. É um clássico cake au sucre, pound cake ou quatre quart.
Pensei na receita de um jeito moderno, quer dizer, com as proporções um pouco diferentes daqueles bolos tradicionais que levavam quantidades iguais de farinha, açúcar, manteiga e ovo que não tinha fermento, crescia e ficava fofo por se bater muito a massa.
Os bolos amanteigados de hoje mudaram um pouco, têm fermento e costumam ser batidos na batedeira e isso facilita muito o trabalho.
Mantive as quantidades de manteiga, ovos, farinha e fermento e passei a mexer com o açúcar, pois precisava encontrar a medida do mel.
Como eu já sabia que só com mel a receita não funcionaria, precisava encontrar o equilíbrio entre o tanto de açúcar suficiente pra dar estrutura ao bolo com o mel necessário pra ter sabor e aroma de mel.
Fiz uns 3 testes até chegar ao tal equilíbrio e fiquei com 1 e 1/3 de xícara de açúcar mais 1/3 de xícara de mel. Pode até parecer que 1/3 de xícara de mel não é muito, mas o bolo fica com gosto de mel pra valer e com sabor delicioso, além de um perfume delicado demais.
Na verdade, saindo do forno o bolo ficou com um perfume tão maravilhoso e irresistível que os 10 minutos que esperei pra ele amornar, então desenformar e fatiar pareceram uma eternidade. Acompanha um café ou um chá daquele jeito mais que perfeito.
INGREDIENTES E PREPARO
A receita leva:
- ovo;
- açúcar;
- mel;
- manteiga temperatura ambiente;
- farinha de trigo;
- fermento em pó.
O preparo é rápido, mas só dá pra começar a receita se a manteiga estiver macia e não dá certo com manteiga derretida.
Eu aqueça o forno a 180ºC (médio), unto com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma média pra pudim ou pra bolo inglês e começo a fazer a massa.
Com a batedeira, bato os ovos, o açúcar, o mel e a manteiga até obter um creme homogêneo e fofo. Junte 1/3 da farinha, bato até incorporar, acrescento mais 1/3 e também espero incorporar, então junte o último 1/3 de farinha e o fermento e bato só por mais 1 minuto, até a massa encorpar.
Espalho a massa na fôrma fazendo uma camada uniforme e levo pro forno.
Asso por 45 a 50 minutos, até o bolo crescer, dourar e firmar (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Deixo o bolo amornar por uns 45 minutos, desenformo e sirvo. Não polvilhei o bolo pronto com açúcar de confeiteiro porque a estrela do bolo é o mel. Usei mel da Mbee, que é delicioso!
Outras receitas com mel: picolé de figo com iogurte e mel delicioso, flan de iogurte e mel com frutas frescas, cenoura caramelizada com mel e laranja e pão de mel caseiro e fofinho.
Outras receitas com mel: picolé de figo com iogurte e mel delicioso, flan de iogurte e mel com frutas frescas, cenoura caramelizada com mel e laranja e pão de mel caseiro e fofinho. O bolo se conserva bem por uns 3 dias.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
8 Comentários
Simplesmente maravilhoso ❤❤
Obrigada por compartilhar essa receita.
Mara, boa tarde!
Delicioso saber que você gostou do bolo e que ele já passou a fazer parte da sua cozinha.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Hum, deve ser maravilhoso.
Ansiosa para fazer.
Pode usar margarina no lugar da manteiga?
Giuliane, boa tarde!
Pode sim, mas é importante saber que sendo um bolo da família dos amanteigados, o sabor da manteiga é muito importante e a falta dela fará bastante diferença no sabor e no aroma do bolo.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Oi Heloisa, tudo bem?
Fiz esse bolo e acabei de tirar do forno. Parece delicioso, mas para minha surpresa, ele murchou no meio, ainda dentro do forno, depois de ter crescido bastante. O que pode ter acontecido? Usei as medidas certinhas, pesei tudo… E ainda sobre o fechamento do Lá da Venda, que tive o prazer de conhecer, Deus sabe a hora de tudo… Um grande abraço e obrigada por essas receitas maravilhosas.
Maria Tereza, boa tarde!
Obrigada pelo carinho, tanto com as nossas receitas, fotos e histórias, como pelo Lá da Venda. A tristeza é grande, era um lugar cheio de sentimentos, mas não dava mais.
Quanto ao bolo, que pena que ele murchou, mas a gente espera que tenha ficado gostoso.
Normalmente, o bolo pelo fermento, que nesse calor pode ter perdido do efeito de manter o crescimento (ele sobe, mas não fixa), mesmo na validade isso infelizmente acontece. Outra coisa importante pra manter a estrutura do bolo é só levar a assadeira ao forno já aquecido. Também é muito importante evitar abrir a porta do forno na primeira meia hora.
Conte sempre com a gente e escreva quando quiser.
Abraços, Ana e Helô
Sou apaixonada nos seus textos. Vc é uma escritora de mãos cheias… Esse bolo não leva leite? O mel faz as vezes dele ? Obrigada
Elaine, boa tarde!
Obrigada pelo carinho. Muito gostoso saber que você está aproveitando o Na Cozinha da Helô. Fazemos tudo com tanto amor, carinho e dedicação que as mensagens como a sua deixam o dia bem mais feliz.
A receita não leva leite, pois é da família dos bolos amanteigados. A estrutura e a maciez vêm da manteiga, do ovo e, no caso, do mel.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô