RECEITA DE WAFFLE DE CHOCOLATE
Já pensou em fazer waffle de chocolate com muito chocolate pro café da manhã, pro lanche, pro brunch ou pra servir como sobremesa? Quem adora chocolate e adora waffle vai se apaixonar pela receita.
Há uns anos, recebi um convite da Callebaut pra preparar uma receita e servir no Lá da Venda durante a semana Callebaut de chocolate e é claro que aceitei na hora.
Queria uma receita mais diferente e irresistível, com muito chocolate mesmo, e queria que ela caísse bem a qualquer hora do dia.
Pensei bastante, mexi nas minhas receitas, livros e revistas e vi que waffle de chocolate poderia ser interessante. Comecei a testar e fui me decepcionando com todas as receitas que encontrava, faltava gosto de chocolate. Mexi, remexi, mexi de novo e passei uns dois dias comendo waffles.
Demorou um pouco, mas consegui o que eu queria e aqui vai a receita que leva chocolate em pó e pedacinhos de chocolate. Não espere um waffle daqueles ultra crocantes por fora, pois com tanto chocolate, iogurte pra dar consistência e equilibrar sabor e acidez, e com as claras em neve, ele é do tipo mais macio e fofo. Mas é bom demais!
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- farinha de trigo;
- cacau ou chocolate em pó;
- açúcar mascavo;
- bicarbonato de sódio;
- sal;
- fermento em pó;
- ovo;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?);
- iogurte natural;
- azeite de oliva;
- chocolate meio amargo picado;
- óleo vegetal pra pincelar.
Usei cacau em pó, mas pode ser o chocolate em pó adoçado básico. O iogurte e o azeite realçam o sabor e o aroma do chocolate e, com o açúcar mascavo, dão waffles bem diferentes.
Como achei que um waffle desses imploraria por muita calda rapidinha de chocolate, de colheradas gulosas de sorvete de baunilha de verdade ou de creme de leite em chantilly, resolvi diminuir ao máximo a quantidade de açúcar da massa. O waffle não fica enjoativo e a culpa pela gula diminui um tiquinho, dá até pra comer mais um pedaço.
Pra preparar, eu misturo numa tigela grande a farinha, o chocolate em pó, o açúcar mascavo, o bicarbonato, o sal e o fermento. Junto as gemas, a baunilha, o iogurte e o azeite, mexo até obter uma massa lisa e reservo.
Bato as claras em neve até que estejam em picos firmes e, com uma espátula e muita delicadeza, incorporo à massa. Por último, junto o chocolate picado.
Aqueço a máquina para waffle elétrica na posição crocante por fora e por dentro ou aqueço a waffleira simples pra preparar direto no fogo.
Pincele as grades com um pouco de óleo e preencho as cavidades com mais ou menos 1 xícara de massa. É mais ou menos, pois os tamanhos das cavidades variam muito. O waffle transborda se for muita massa e fica baixo e seco se a massa for pouca, ou seja, tem que ajustar. Por isso dei o rendimento em 6 porções, não dá pra dizer em unidades.
Cozinho os waffles até ficarem crescidos, firmes e dourados, passo pra um prato e faço os demais. Pra manter os waffles aquecidos, ou aqueço os forno por uns minutos, desligo e coloco os waffles no forno desligado.
Sobre o óleo pra untar: normalmente a gente unta pra primeira rodada e, no máximo, pra segunda, depois eles nem grudam mais.
Aqui Na Cozinha da Helô a gente tem outras duas receitas deliciosas de waffle: waffle muito leve e waffle de antigamente ou receita de waffle belga.
Aqui Na Cozinha da Helô a gente tem outras duas receitas deliciosas de waffle: waffle muito leve e waffle de antigamente ou receita de waffle belga. A receita rende umas 6 porções, mas o tamanho do waffle varia bastante, pois as waffleiras têm tamanhos e formatos bem diferentes.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS