COMO FAZER CANJICA CREMOSA COM LARANJA
Hoje vou ensinar como fazer canjica com leite de coco e laranja que fica uma delícia!!! Isso mesmo, uma canjica com o sabor e o aroma incríveis da laranja, o gostinho do coco e o cremoso que só a canjica tem.
A base da receita é a canjica tradicional cremosa, mas ela vem com o toque delicioso dos cítricos.
Quando eu penso em festa junina, na hora eu imagino uma tigela com canjica bem quentinha e saborosa por perto. Penso na canjica simples, só com canela, mas tudo pode ser diferente.
Primeiro, porque canjica não precisa ser só receita de festa junina, ela cai bem em qualquer dia mais frio, quando a gente precisa de algo pra aquecer.
Pra mim, canjica se come bem quentinha numa caneca ou numa tigela, segurando com as mãos pra aquecer, carinho puro.
Pegar uma concha fumegante direto do caldeirão, que passou a tarde sobre o fogão à lenha e comer ao lado do fogo, espiando as labaredas e jogando conversa fora.
Acho que isso é tudo de bom e faço isso quando estou na minha casa na roça, em São Luiz do Paraitinga, no tempo do inverno.
E segundo, porque canjica pode ser simples, de laranja e com amendoim. Pra fazer com amendoim, eu espalho uma camada farta de paçoca de amendoim por cima da canjica simples e pronto, fica bom demais.
O MILHO BRANCO
Quanto ao milho branco: acho muito engraçado a gente só se lembrar dele quando chega a hora de preparar canjica. Durante a maior parte do ano, pelo menos aqui no Sudeste, o milho branco fica num canto da prateleira do mercado, quase sempre ao lado do milho pra pipoca e meio escondido.
Ele aparece pra valer só no tempo de festa junina. No Nordeste tem canjica sempre, que pra eles é mungunzá.
Além da canjica doce, que é a receita de hoje, o milho branco também pode entrar em receitas de sopas e ensopados, como a do locro argentino, cheio de carnes e embutido (qualquer hora, ensino a receita).
Pra completar a receita, a gente só precisa de água, leite, leite de coco, cravo, canela, açúcar e laranja.
A RECEITA E OS SEUS TRUQUES
Fui pra cozinha querendo conferir a importância de deixar o milho de molho por umas 12 horas e pra conferir o tempo médio de cozimento panela de pressão.
Resultados: o molho, fora da geladeira, de 6 até 12 horas, realmente faz com que os grãos fiquem macios e a canjica fica cremosa; e a panela de pressão cozinha o milho em menos tempo.
O preparo ficou assim:
- Depois do tempo de repouso na água, eu coloquei o milho com a água do molho, cravo, canela e fitas de casca de laranja na panela de pressão e cozinhei por mais ou menos 1 hora, até o milho ficar bem macio.
- Juntei o leite de coco, o leite, açúcar e, sem a tampa da pressão, cozinhei em fogo baixo por mais uns 30 minutos, até o leite engrossar bem e cobrir o dorso da colher.
- Testando, conferi que, se for pra guardar a canjica e servir no dia seguinte, o ponto é esse, pois ela engrossa bastante quando esfria. Se for pra servir na hora, melhor cozinhar por mais uns 15 minutos pra encorpar.
- Enquanto a canjica cozinhou, eu preparei as tirinhas de laranja. Pra conseguir tirinhas doces e nada amargas, coloquei as 4 fitas de casca e água o bastante pra cobrir numa panelinha e aqueci. Esperei ferver, descartei a água, completei com água limpa e repeti o processo mais 2 vezes. Então, cortei as cascas em tirinhas finas e voltei com a panelinha pro fogo com ½ xícara de água e açúcar, deixei ferver e escorri.
- Na hora de servir, descartei a canela, os cravos e as fitas grossas da canjica. Escorri as tirinhas da calda e coloquei por cima.
A canjica pronta fica perfeita por até 3 dias na geladeira. Antes de servir, só aquecer e acertar a consistência com um pouco de leite, pois ela naturalmente encorpa muito quando descansa.
Agora que você sabe como fazer canjica cremosa de laranja, bora fazer um arraial ou deixar mais apetitoso o café da manhã, o lanche ou a sobremesa de um dia frio?
Pensando em arraial, que tal preparar um quentão bem perfumado com especiarias, uma receita da geleinha de cachaça ou geleia de pinga e uma de amendoim praliné? Acho que todo mundo vai gostar!
Pensando em arraial, que tal preparar um quentão bem perfumado com especiarias, uma receita da geleinha de cachaça ou geleia de pinga e uma de amendoim praliné? Acho que todo mundo vai gostar! A receita tem tudo a ver com dias frios, quando a gente precisa de algo quentinho pra aquecer e confortar!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Gostei de mais do se artigo :), Obrigado por postar, inclusive acompanharei mais esse site, achei útil
Boa tarde! Bom saber que você está aproveitando nosso site. Continue nos acompanhando, pois novidades não faltam.
Abraços, Ana e Heloisa
Oi Ana e Heloisa…qual a diferença em fazer com canjica amarela?não sei nada de canjica
Experimente a canjica com tirinhas de laranja, acho que você vai gostar! Essa leva milho branco pra canjica.
Abraços, Ana e Helô
Oi Ana e Heloisa, qual a diferença entre canjica branca e amarela?
Karime, boa noite!
A canjica de milho branco, é um grão inteiro de milho branco, que incha e fica macio quando cozido.
A canjica amarelinha, conhecida como canjiquinha ou quirera de milho, é aquela quebrada que a gente usa pra fazer canjiquinha cremosa. É deliciosa! O engraçado é pensar no tanto de gente que acha que ela só serve como comida pra passarinho.
Conte sempre com a gente. Abraços, Ana e Helô