RECEITA DE BIFE ROLÊ
Um bife enrolado, ou bracciola como se diz na Itália, é pura comida caseira, cheia de sabor, de aroma e de carinho. Em casa, todo mundo adora e sempre faço pra servir com gnocchi, massas variadas, polenta ou, como acontece muito por aqui, com arroz branco de todo dia e purê de batata simples.
Acho que poucos pratos são tão perfeitos pra um almoço de domingo de família. Além da receita ser prática, o bife enrolado é delicioso e agrada sempre, dos bem novinhos aos mais velhos ficam felizes.
Só em pensar num bife enrolado saboroso e com a carne se desmanchando com o leve toque do garfo eu já fico com água na boca. A vontade é de ir pra cozinha e preparar uma receita.
Mas há bifes e bifes enrolados, desde aqueles feitos de qualquer jeito e sem encantos, aos caprichados e os de hoje são muito saborosos. A receita é simples de preparar e faz parte da lista de “sobrevivendo na cozinha”.
Uma receita italiana tradicional e que faz um sucesso gigante. Que tal ir pra cozinha comigo?
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é grandinha, mas compensa:
- carne para fazer os bifes (gosto de usar miolo de alcatra, coxão mole, coxão duro ou patinho);
- bacon ou pancetta (aqui Na Cozinha da Helô tem uma receita deliciosa de pancetta feita em casa);
- cenoura;
- pimentão verde;
- salsinha;
- queijo parmesão ralado;
- cebola;
- alho;
- vinho branco;
- polpa de tomate ou tomate pelati ou de tomates frescos maduros;
- louro;
- água;
- ramo de manjericão;
- pimenta calabresa seca;
- azeite de oliva;
- sal epimenta-do-reino;
- palitos.
Para conseguir um bem gostoso, o primeiro passo é escolher bem a carne. Em casa, gosto de usar miolo de alcatra, patinho, coxão mole ou coxão duro, cortes que ficam macios, com muito sabor e suculentos.
Acredite: o melhor filé-mignon do melhor açougue do mundo nunca dará um bom bife enrolado, pois não é um corte adequado a cozimentos longos, será sempre sem graça em sabor e em textura.
Costumo limpar muito bem a carne de nervos e gorduras e descarto o necessário, pois é péssimo ter que ficar quase que ciscando no prato pra separar a carne do restante, ainda mais numa receita que, de tão macia, dispensa até a faca. Na minha opinião, carnes envolvidas em molhos devem estar sempre limpas, pra gente comer de olhos fechados.
Em seguida, pra fazer os bifes, só cortar a carne em fatias de 0,5 no sentido sentido contrário às fibras.
Escolhendo um bom açougue, dá pra adiantar a vida e pedir o corte já limpo e em bifes de 0,5 cm.
Aí vem a hora da montagem dos bifes. Começo colocando um sobre a tábua, cobrindo com um plástico alimentício ou um pedaço de papel manteiga e batendo com um martelo ou batedor pra carne até conseguir bifes finos e uniformes.
Em seguida, salpico cada um com sal e pimenta, coloco no centro um pedaço de cenoura e um de pimentão, um ramo de salsinha, polvilho com parmesão e finalizo com uma fatia fina de bacon ou de pancetta, enrolo e prendo o rolinho com 1 ou 2 palitos.
Depois, douro os bifes num fio de óleo e passo pra um prato. Na mesma panela, refogo um pouco de cebola e alho, junto o vinho e deixo ferver. Prefiro usar branco, mas já fiz várias vezes com tinto não muito encorpado e fica ótimo.
Depois, acrescento a polpa de tomate, volto com os bifes pra panela e cozinho em fogo baixo por umas 2 horas, até a carne ficar bem macia, quase que se desmanchando, e o molho encorpar e ficar bem saboroso.
Quanto aos tomates, dá pra usar polpa de tomate, tomate pelati grosseiramente picado, tomates frescos sem pele e sem sementes em cubos ou um bom molho já pronto, caseiro de preferência.
Quando posso, preparo a receita do bife rolê na véspera, deixo descansar na geladeira, pois acho que o sabor melhora com o repouso e aqueço na hora da refeição.
Como o trabalho de preparar 12, 24 ou 36 bifes é quase o mesmo, acabo fazendo mais de uma receita por vez e guardo por até 3 dias na geladeira ou congelo pra quando bate a preguiça ou a pressa é grande.
Quer aprender a receita com todos os detalhes? No vídeo do nosso canal do youtube eu explico tudo!
Prepare a receita de véspera, ou com até 3 dias de antecedência, guarde na geladeira e aqueça antes de servir. Com o repouso, os bifes ficam ainda mais saborosos. O bife enrolado congela muito bem, vale a pena fazer duas receitas de uma vez, congelar e usar mais pra frente.
INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Delicioso e fácil de fazer. Parabéns!!!!
Deronice, boa noite!
Bom demais saber que você gostou da receita, que é deliciosa, fácil de fazer e versátil.
Siga acompanhando o ” na cozinha da Helô”, pois novidades não faltam.
Abraços e obrigada pelo carinho, Ana e Helô
posso trocar a salsinha dentro do bife por tomilho? não sou mto fã dela e tem um vaso de tomilho enorme em casa
Isabella, boa noite!
Pode sim! Ervas e especiarias a gente usa conforme o gosto de cada um. E tomilho combina muito bem com bife enrolado.
Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô