RECEITA DE CHURRASCO NO FORNO COM SAL GROSSO
Hoje é dia de preparar churrasco de forno. Churrasco é sempre bom, muita gente adora, aquele cheirinho tentador é o máximo. Muita gente também fala em churrasco de chuva ou engessado (picanha engessada se for picanha, fraldinha engessada se for fraldinha e por aí vai).
Só que, às vezes, a vontade de comer uma carne suculenta e com gosto de churrasco vem com força, mas não se tem uma churrasqueira por perto, ou ela existe, mas a preguiça de comprar carvão, acender e cuidar da carne fala mais alto, ou, de repente, o tempo ficou tão feio que nem pensar em ficar ao ar livre (por isso, picanha de chuva). Nessas horas, o churrasco de forno é a solução.
Aliás, no dia da foto foi assim, a gente sai na véspera, comprou carvão, sal grosso, picanha linda, linguiça, tinha feito um queijo de coalho uns dias antes (adoro fazer em casa), berinjela e cebola (amo), mas despencou tempestade de madrugada e choveu um absurdo, além de esfriar e na varanda bate um vento que não dá.
INGREDIENTES E PREPARO
Assar em crosta de sal é método antigo que dá, receitas há séculos com peixe e aves, e com carnes vermelhas e até legumes também funciona. Na França, é assar no sal “en capote” ou na “croûte de sel”.
Pra churrasco no forno funciona bem, principalmente com cortes que têm capa de gordura pra proteger a carne. A gordura umedece, deixa a carne suculenta e evita que ela resseque no forno.
Os melhores cortes são picanha, contra-filé, fraldinha e maminha com um tanto de gordura.
Além da carne já em temperatura ambiente, basta ter em casa de 1 a 2 kg de sal grosso, que tem que ser suficiente pra fazer uma cama de sal na base da assadeira e depois uma outra pra cobrir totalmente o corte de carne escolhido. Por isso o nome “engessado”.
A camada da base protege a carne e dá salgadinho por dentro, camada de gordura pra cima faz com que a gordura derreta aos poucos e penetre na carne, mas sem fritar (na base fritaria) e a camada de sal faz o ambiente de churrasqueira acontecer. Parece mágica, mas acontece mesmo.
Se quiser deixar o churrasco mais perfumado, só acrescentar uns dentes de alhos e uns ramos de tomilho, ou de alecrim, ou uma folha de louro e uns grãos de pimenta-do-reino na assadeira abaixo da camada de cobertura de sal.
Acredite que, mesmo com tanto sal, a carne não fica salgada em excesso e sim com o salgadinho característico de um bom churrasco.
A temperatura do forno precisa ser alta e a assadeira só deverá ir pro forno já bem quente. Se ele estiver frio, a carne vai ficar com gosto de cozida. O choque inicial de temperaturas é fundamental pro sucesso da receita.
Tempo é difícil de dizer e só mesmo conhecendo o seu forno, o refratário (dependendo do material, ele transmite calor diferente), e pensando na espessura da picanha ou do corte escolhido (e cada corte tem as suas características).
Pensando num forno que atinge uns 200ºC (quente) e mantém bem o calor, uma assadeira de ferro ou que transmita bem o calor e numa picanha de uns 5 cm de altura no centro: depois de 30 a 35 minutos de forno, a camada de sal se transforma num bloco ligeiramente amarelado que racha e esse é o melhor sinal de que a picanha já “virou churrasco|.
Pra identificar pontos (sempre lembrando de que nada é exato, não dá pra ter certeza): de 35 a 40 minutos, ela estará “mal passada), “ao ponto” de uns 40 a 50 minutos e pem passada de 50 minutos a 1 hora.
Os 15 a 30 minutos de repouso da carne depois de assada são essenciais pro sucesso da receita. Depois do descanso, as fibras relaxam e ela fica muito mais macia e suculenta. Resista à tentação de cortar antes da hora.
Dei 2 horas de tempo pra preparar a receita com bastante folga. Dependendo do forno e do ponto desejado, o tempo pode cair em meia hora.
IDEIAS
Pra acompanhar, que tal preparar a salada caesar clássica, uma tigela com arroz branco de todo dia e uma outra com farofinha simples?
E se sobrar? Fatie a carne fria em fatias finas e sirva no outro dia com salada francesa de batata ou corte em tirinhas pra fazer a saalada thai de macarrão fininho e outras coisinhas mais.
INGREDIENTES
- 1 picanha de 800 g ou 1 pedaço de 800 g de contra-filé, de fraldinha (escolha a mais alta que puder) ou 1 pedaço de miolo de alcatra
- 1 a 2 kg de sal grosso
Preparo
- Aqueça o forno a 240º (bem alto) por uns 15 minutos. Separe uma assadeira ou refratário que aqueça muito bem (ferro esmaltado é perfeito) ou pyrex também funciona, e faça uma camada de mais ou menos 1 cm de sal na base.
- Coloque a picanha com a capa de gordura pra cima e por cima espalhe o sal grosso pressionando pra cobrir bem e totalmente..
- Depois de uns 30 minutos, a cobertura vai rachar e esse é o sinal de que a carne virou churrasco. Pra identificar pontos (sempre lembrando que não dá pra ter certeza, tudo depende do forno, do refratário, do corte escolhido e do formato do cortes): de 35 a 40 minutos, ela estará “mal passada), “ao ponto” de uns 40 a 50 minutos e pem passada de 50 minutos a 1 hora.
- Retire a assadeira do forno, deixe repousar por uns 15 minutos pra conseguir que as fibras relaxem e a carne fique macia, quebre a crosta de sal, corte a picanha em fatias finas e sirva.
Pra acompanhar, que tal preparar a salada caesar clássica, uma tigela com arroz branco de todo dia e uma outra com farofinha simples?
NOTAS
Pra variar, coloque dois dentes de alho inteiros e com casca na assadeira, misture pimenta-do-reino e folhinhas de tomilho com o sal.
27 Comentários
Adorei seu site. Muito conteúdo de qualidade. Obrigado por compartilhar. Abraço e sucesso
Que bom que gostou! Seja sempre bem vinda. Beijos
muito legal este atigo me ajudou muito valeu contineu assim
Fico feliz que tenha gostado! Beijos
Que delícia de receita Helo, muito simples e prática de fazer, com certeza colocarei em prática. Obrigado 🙂
Oi! Fico super feliz em saber que gostou da receita! Depois que fizer, me conte como ficou hein! Bjs
Muito bom o conteudo muito obrigado pelas dicas vou compartilhar com os meus amigos
Muito obrigado!
Oi, Maciel! Que legal! Seja bem vindo ao site! bjs
Olá, experimentei fazer esse churrasco de forno e,tive um grande problema aqui em minha casa.
Minha esposa e filhos não querem mais a churrasqueira kkk,meus parabéns ótimo conteúdo e uma delícia de receita.
Oi, Ronaldo! Hahaha, adorei! É prático, né? bjs
Farei hoje, pois me encaixo exatamente no que fiz na introdução…. quero churrasco mas não tenho cherrasqueira… depois direi o resultado!!!
Maria José, Bom dia!
É isso aí, ” quase churrasco”, mas dá pra matar um tanto da vontade e fica gostoso. Conte pra gente depois. Abraço, Helô
Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂
Boa tarde! Ficamos muito felizes com a mensagem.
Ana e eu vamos tudo com muito carinho e muita dedicação e o reconhecimento é muito gratificante.
Abraços, Ana e Helô
Boa tarde.
Adorei a dica.
Fiz no final de semana
Todos aqui em casa gostaram.
Pra mim que mora em apartamento
Foi ótimo
Bianca, boa tarde!
Que bom saber que a receita deu certo e vocês gostaram. É claro que a receita é uma forma alternativa de ter um “churrasco” e não é exatamente igual, mas funciona, permite que se sinta o sabor e o aroma com mais frequencia, mesmo num apartamento, na chuva … com um forno, carne e sal grosso tudo se resolve.
Conte sempre pra gente as novidades.
Abraços, Ana e Helô
a minha dúvida é: com essa grande quantidade de sal, nao estraga a carne(salgada demais)?
obrigada
Cláudia, bom dia!
Não se preocupe com a quantidade do sal. A crosta de sal dá sabor e um pouco de sal, mas só o necessário. A grande função da crosta de sal é criar um ambiente num forno comum que dê um efeito parecido ao da churrasqueira. Tanto isso acontece que o sabor, o aroma e a textura da carne, e mesmo o cheiro gostoso de churrasco, matam a vontade de churrasco quando o churrasco pra valer é inviável. Acredite: o tempo que a carne fica no sal não é suficiente para ela absorver.
Qualquer outra dúvida, só perguntar!
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Bom dia, Helô. Obrigada por responder. Vou testar, rsss. Estou explorando o blog. Sucesso a vc!!
gosto muito desse blog sempre venho aqui fazer uma visita
e ver conteudo tão bons.
Carla, bom saber que você está aproveitando! Abraços, Ana e Helô
Muito boa ideia. O sal realmente vira uma crosta? Não precisaria usar clara de ovo para “colar” o sal antes de cobrir a carne? Obrigada!
Nicole, bom dia!
O sol vira sim uma crosta e não precisa de clara pra colar, basta cobrir a carne com bastante sal.
Esse “churrasco” fica bem gostoso, vale experimentar.
Abraços, Ana e Helô
Fiz com um corte de Ancho, de 1.3kg… ficou DIVINO!!!!
Daniela, bom dia!
Que delícia saber que você gostou da receita e que ela já passou a fazer parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Ficar fora do forno por 30 minutos não esfria a carne ?
Gisela, boa noite!
Esfria um pouquinho, mas a carne fica muito mais macia e saborosa, compensa esperar!
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô