RECEITA DE FRANGO CAIPIRA CONFIT
Passei a fazer confit de frango caipira com ervas da horta nos tempos da dar renovadas no galinheiro. Isso acontece quando o número de galinhas, frangos e galos aumenta muito. As galinhas ficam pra botar, chocar e criar, a gente deixa 3 galos pras 30 galinha e os frangos acabam na panela, e são muitos.
Um dia, meu marido chegou da fazenda falando que tinha me trazido 14 frangos limpos em já em pedaços. Claro que tinha um lado muito bom, mas também precisei decidir rápido o que fazer com todos eles de uma vez. O freezer estava cheio, dei alguns e ainda fiquei com vários.
Eles eram novos, com 4 a 6 meses, com carne macia, tenra, suculenta, mas com a firmeza natural do estilo de vida deles, e com a gordura que faz parte das aves de verdade.
Pensando nessa textura mais firme e na riqueza de sabor dos meus frangos, e pra aproveitar um tanto de banha de porco que eu tinha na geladeira, decidi preparar seis deles como confit. Fiz exatamente como faço confit de pato com batata sarladaise. Com frango comum a receita não funciona bem, a carne se desmancha antes da hora, mas com o caipira é diferente.
Com os outros eu fiz receitas da canja de galinha da minha avó, da torta de frango com recheio cremoso, do frango com quiabo também pra aproveitar os quiabos da horta e do frango caipira ensopado com azeitonas que é delicioso demais.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra preparar o confit, eu usei:
- frango caipira em pedaços com peles e ossos (as peles são fundamentais);
- alho,
- alfavaca, alecrim, cebolinha e louro;
- alho;
- sal grosso;
- pimenta-do-reino.
Pra receita de hoje, o frango caipira é fundamental. O cozimento é longo e o frango de granja comum acaba se desmanchando na panela.
Voltando ao confit: cortei as aves em pedaços, envolvi tudo com sal grosso, pimenta-de-reino, dentes de alho inteiros e ramos de alfavaca, de alecrim, de cebolinha e folhas de louro e deixei na geladeira por umas 6 horas.
Quanto ao corte: separei o peito em 2 partes e as sobrecoxas com as coxas, as carcaças eu deixei pra fazer caldo. Numa outra vez, fiz dois frangos inteiros usando uma panela grande e gostei também do resultado.
As ervas: usei bastante alfavaca porque tinha muita na horta, além de alecrim e de cebolinha, mas poderia ter usado salsinha, orégano, tomilho e qualquer tipo de manjericão. Cozinha tem que ser assim, a gente se vira com o que tem.
Depois do descanso, lavei e sequei os pedaços e coloquei tudo numa panela grande e de fundo grosso com bastante gordura, mais ervas e mais dentes de alho pra perfumar.
Apesar do frango caipira já ter um bom tanto de gordura, ele não é gordo como pato, tive que juntar bastante banha pra garantir que os pedaços ficassem totalmente cobertos de gordura durante o cozimento.
Cozinhei em fogo muito baixo por quase 2 horas, até a carne quase que se soltar dos ossos. O tempo foi um pouco menor do que costuma ser o necessário pro pato, mas pode variar um tanto pra mais dependendo da idade das aves, dos tamanhos das coxas, do tipo da panela e da intensidade do fogo.
Guardei os frangos com a gordura na geladeira por uns 15 dias e, durante esse tempo na hora de servir, aqueci os pedaços no forno bem quente por uns 20 minutos, deixando as peles douradas e crocantes.
Combina com arroz branco de todo dia, feijão de todo dia, super farofa de farinha de milho, couve refogada simples, massas e o que mais você quiser.
Use a gordura do cozimento do frango pra fritar batatas, elas ficam deliciosas!
INGREDIENTES
- 2 frangos caipiras de mais ou menos 1,2kg cada um em pedaços(ou inteiros e abertos pelas costas)
- ¾ de xícara de sal grosso, aproximadamente (210 g)
- 4 dentes de alho inteiros e com casca
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de alecrim
- 1 maço de alfavaca
- 8 ramos de salsinha
- 1 kg de banha de porco
Preparo
- Com uma semana de antecedência, ou pelo menos na véspera, besunte os frangos inteiros ou em pedaços com o sal, 2 dentes de alho e 1 folha de louro e metade das outras ervas. Cubra e deixe descansar na geladeira de pelo menos 6 e até por 12 horas.
- Então, descarte o alho, o louro e as ervas do tempero, que estarão salgados e não servirão mais porque estarão salgados. Lave muito bem os pedaços de frango pra tirar todo o sal e seque com papel toalha o máximo que for possível.
- Coloque os pedaços de frango numa panela média que acomode tudo bem junto e numa só camada.
- Acrescente o restante do alho, do louro, das ervas e a banha.
- Cozinhe em fogo bem baixinho por umas 2 horas, até que a carne esteja muito macia. É importante não deixar a gordura ferver pra evitar que o frango frite.
- Retire os pedaços de frango da panela, passe pra um refratário e cubra com a gordura coada.
- Guarde na geladeira por até 15 dias.
- Até dá pra finalizar e servir em seguida, mas com um descanso de pelo menos 12 horas a carne fica ainda mais macia.
- Na hora de servir, aqueça o forno a 200ºC (alto), coloque a quantidade de pedaços que quiser numa assadeira e leve ao forno pra aquecer e dourar bem por uns 20 minutos.
Outras receitas gostosas com frango: canja de galinha da minha avó, torta de frango com recheio cremoso, frango com quiabo e frango caipira ensopado com azeitonas.
NOTAS
Vale a pena dobrar a receita e fazer mais frango de uma vez.
4 Comentários
Caí de para-quedas aqui, procurando como preparar frango caipira! Estou apaixonada por você Helô! Simples, prática com um toque de sofisticação! Muito obrigada!
Damares, bom dia!
A gente fica muito feliz em saber que as receitas prepara com tanto carinho e tanta dedicação estão sendo aproveitadas. Frango caipira é tudo de bom, é frango de verdade e há mil possibilidades de preparo. A maioria das pessoas pensa apenas em ensopados para o frango caipira, mas dá pra ir muito além. A galinha ou o galo muito velhos, que passaram a vida correndo pelo galinheiro evidentemente têm musculatura mais firme e levam muito tempo pra cozinhar, por isso são bons pra uma receita de longo cozimento. Só que há frangos criados soltos, bem alimentados e abatidos com 6 meses, aproximadamente, e que têm carne tenra e saborosa. Enfim, o confit é delicioso, simples de fazer, mas tem sentimento.
Abraços, Helô e Ana.
Estou amando confit! Já fiz com coxa e sobre coxa, com suan, com pernil e agora farei com frango caipira para o Natal. Sem contar que isso tira o cheiro da gordura industrializada para usar depois! Grata pela receita! ❤️
Irene, boa tarde!
Que delícia saber que você está aproveitando o método de confit. Os resultados são deliciosos e com a mesma técnica dá pra fazer muitas coisas diferentes.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô