COMO FAZER COSTELINHA COM MOLHO BARBECUE
Quer saber como fazer costelinha de porco com molho barbecue caseiro? Vou te ensinar uma receita deliciosa e fácil de fazer com várias dicas e segredos.
A carne fica se desmanchando, saborosa, macia e suculenta e o molho é tudo de bom, com o mix de adocicado e picante que todo mundo adora. A gente come a carne toda, deixando só os ossinhos, e o molho desaparece, não sobra uma gota no prato.
A costela com molho barbecue, ou ribs como ela se chama nos Estados Unidos, é um clássico americano. A receita faz parte dos churrascos e dos momentos descontraídos. Por aqui, ela também faz um sucesso gigante.
ESCOLHER A COSTELA OU A COSTELIINHA
Quanto ao nome, algumas marcas e açougues falam costela de porco, umas costela suína, uns falam que é costela pra fazer na brasa, uns dizem costelinha. O que importa é ser aquela banda com vários ossinhos e escolher a mais carnuda que encontrar.
Calcule uns 450 gramas por pessoa, pois osso é que não falta.
Pra quem mora em São Paulo, nada como comprar a “presidencial” do açougue Porco Feliz, que fica na Mercadão. A carne farta e muito saborosa (só ligar, encomendar e aguardar, pois eles entregam).
COMO FAZER MOLHO BARBECUE CASEIRO
Então vem a pergunta sobre o molho barbecue: dá pra usar molho pronto? Dá e hoje é simples encontrar potes de molho de marcas variadas, como Heinz, Hellman’s, Qualitá, Taeq e até uns incrementados com cerveja e whisky. O da Heinz é bem bom.
Só que eu, como sempre, adoro fazer tudo em casa e fui atrás de uma versão gostosa, simples de preparar e com ingredientes comuns e consegui. E não foi agora, pois publiquei a receita no meu primeiro livro, o Cozinhando para Amigos de 2005, e muita gente já me disse que fez e amou.
Preparar o molho em casa é bem simples: basta aquecer numa panela sucos de tomate e de laranja, ketchup, molho inglês, shoyu, suco de limão, cebola, vinagre, açúcar, mel, mostarda e alho e cozinhar em fogo baixo por 30 minutos.
Então, só desligar o fogo, acrescentar a pimenta, a manteiga, ajustar o sal e deixar esfriar antes de usar.
Dá pra preparar o molho com antecedência e guardar por até 1 semana na geladeira. Enfim, muito prático, caseiro e delicioso. Ele também pode ser usado pra temperar e assar um frango, fica gostoso demais.
Não coloquei a receita como “sem glúten” porque ketchup, mostarda, shoyu e molho inglês industrializados costumam conter glúten ou traços de glúten.
Mas fazendo as nossas receitas de ketchup caseiro, mostarda caseira com mel e providenciando shoyu e molho inglês sem glúten, e tomando os cuidados de sempre, os intolerantes podem se deliciar com o molho barbecue.
Quanto ao tomate, a receita funciona com suco de tomate e ou polpa peneirada de tomate.
ASSAR NO FORNO OU NA BRASA
As costelinhas podem ser assadas no forno, e é assim que faço na maior parte das vezes. Desse jeito, todo mundo pode fazer em casa, e dá super certo.
Quando posso, preparo na churrasqueira, com tudo acontecendo muito devagar, e o resultado é ainda melhor. A gordura e a marinada vão pingando na brasa e criando o ambiente que deixa o sabor ainda melhor, com o leve defumado da brasa.
Com pelo menos 12 ou até 24 horas de antecedência, eu preparo a costela pra marinar.
Pra conseguir que elas se desmanchem ainda mais e seja mais fácil soltar a carne dos ossos, eu coloco uma banda de costela sobre uma tábua com o lado da carne pra baixo e os dos ossos pra cima.
Com uma faca pequena, levanto, puxo e descarto a pele grossa e elástica que forra os ossos, depois faço o mesmo com a outra. Essa etapa não é obrigatória, mas compensa.
Coloco as bandas da costela numa assadeira grande e que acomode as 2 lado a lado. Tempero com sal, lambuzo com metade do molho barbecue, cubro com papel alumínio e levo à geladeira. Mantenho o restante do molho também na geladeira.
Pra fazer na churrasqueira:
Acendo a churrasqueira com 4 horas de antecedência e deixo queimar o carvão por uns 45 minutos, até que não seja possível suportar o calor quando a gente coloca a mão a uns 20 cm do braseiro e surgem cinzas. Junto mais carvão se o fogo fica muito forte e com chamas.
Pra deixar a costelinha mais crocante e evitar que ela doure por fora sem terminar de cozinhar por dentro, coloco cada uma das tiras sobre um pedaço grande de papel-alumínio, borrifo com água, embrulho dando 2 voltas de papel e fecho sem apertar.
Coloco as costelinhas embrulhadas na grelha posicionada a uns 30 cm do carvão e aguardo 1 hora. Então, abro o papel com cuidado pra conseguir descartar a gordura acumulada.
Pincelo as costelinhas dos dois lados com um pouco de molho, abaixo a grelha pra ficar a uns 20 cm das brasas e aguardo mais ou menos 1 hora, pincelando e virando de 10 em 10 minutos, até que elas ficarem bem douradas e com a carne se soltando dos ossos.
Pra fazer no forno
Aqueço o forno a 160ºC (médio-baixo). Corto seis retângulos de papel alumínio com o dobro do tamanho das bandas de costelinha.
Coloco dois retângulos, um sobre o outro pra fazer uma camada dupla, depois coloco bem no centro uma das bandas da costelinha. Pincelo com umas 4 colheradas do molho, dobro pra fechar e faça uma outra camada de alumínio pra conseguir um pacote bem fechado, depois faça o mesmo com a outra banda.
Coloco os pacotes numa assadeira e levo ao forno sem abrir por umas 2 horas.
Então abro os pacotes e espeto com um garfo pra ver se a carne está se soltando dos ossos e muito macia. Se ainda não estiver nesse ponto, eu fecho o pacote e volto ao forno por mais uns 15 minutos e testo de novo.
Quando a carne fica macia pra valer, abro cada pacote e rego com o molho restante. Subo a temperatura do forno para 180ºC (médio).
Deixando o pacote aberto, rego cada banda com metade do molho restante e volto ao forno por mais uns 30 minutos pra dourar bem. Durante esse tempo, rego a superfície com o caldo da assadeira 10 em 10 minutos.
E pra acompanhar a costelinha?
Sirva com batata estampada com ervas no forno, purê de batata simples, salada caesar clássica, uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar (que a gente te mostra como fazer no vídeo).
Agora que você sabe como fazer costela de porco com molho barbecue, já dá para fazer a receita no final de semana. Ela tem tudo a ver com receber amigos e férias.
Outras receitas com carne de porco: pernil assado e perfumado de festa, tropeirinho mineiro delicioso, costeleta de porco com toque oriental, paleta de porco na cachaça e carne na lata tradicional.
E se sobrar? Só separar a carne em lascas, misturar com o molho e rechear sanduíches!!!
SE QUISER PREPARAR AS COSTELAS NA CHURRASQUEIRA SE QUISER PREPARAR AS COSTELAS NO FORNO Sirva com batata estampada com ervas no forno, purê de batata simples, salada caesar clássica, uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar (que a gente te mostra como fazer no vídeo). Se gostar de molho barbecue, prepare uma receita dobrada do molho, guarde na geladeira e aproveite pra usar numa outra receita.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
8 Comentários
Oi Helô! Fiz a receita para o almoço de domingo, todos amaram! Achamos mais gostoso que os molhos prontos. Obrigada
Suzana, boa tarde!
Delîcia saber que a receite funcionou direitinho e já passou a fazer parte da sua cozinha.
O molho caseiro é muito gostoso e a gente sabe exatamente o que há na receita.
Siga nos acompanhando, pois aqui não faltam receitas, dicas, histórias e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Essa receita é maravilhosa. Obrigada, Helô, por compartilhá-la com a gente!
Fernanda, boa tarde!
Delícia saber que você gostou e a receita já passou a fazer parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois temos muitas histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas .
Abraços, Ana e Helô
tudo muito bem explicado, um dos melhores artigos que já
vi abordando o assunto.
Boa tarde!
Muito obrigada, bom saber que você gostou do post.
Continue aqui com a gente, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Qual a proporção de cada ingrediente para fazer o molho barbecue.
Parabéns a receita parece ser deliciosa só faltou a proporção do molho.
Forte abraço
Jorge, bom dia!
Pra fazer o molho, a gente usa exatamente as quantidades que estão na lista de ingredientes da receita. O molho pode ser preparado com antecedência e guardado na geladeira até o momento de usar.
Metade do molho vai como tempero das costelinhas, pois o sabor fica delicioso com o tempo da marinada. O molho restante entra com a costelinha já macia, depois de um tempo de forno, pra conseguir o molho encorpado, lindo, reduzido e saboroso.
Qualquer dúvida, só escrever.
Abraços, Ana e Helô