RECEITA DE BACALHAU À BRÁS COM MANDIOQUINHA
Tem receita que a gente faz, faz de novo e de novo e isso acontece com o bacalhau à Brás brasileirinho. Eu adoro bacalhau de mil jeitos e acho a receita de hoje tudo de bom. Perdi a conta das vezes que fiz o bacalhau à Brás em casa e que ensinei como fazer.
Acho até engraçado gostar tanto da receita, já que não sou muito fã de pratos feitos com bastante ovo. Mas o sabor é tão bom e os contrastes das texturas do bacalhau, da cebola, dos ovos, das azeitonas, da batata sequinha, que eu costumo trocar por mandioquinha, são tão incríveis que o prato é pura perfeição.
Já me perguntaram mil vezes se eu ia mesmo usar umas lascas lindas de bacalhau pra fazer uma receita que parecia tão comum.
Algo do tipo: mas Helô, à Brás não é aquela receita que só tem um refogado de bacalhau com ovo na frigideira e batata palha, que graça tem? E a minha resposta: ok, dá até pra concordar que é bacalhau com ovo mexido, mas é tudo tão especial que, cuidando de cada detalhe da receita, você vai se encantar.
E não dá outra, a pessoa experimenta, logo se apaixona e vê o tanto de peixe sumir da travessa num piscar de olhos.
Os ingredientes são comuns, o preparo é simples demais e o resultado é muito bom, surpreende sempre. É aquele prato da mais pura cozinha rústica, tudo a ver com o meu jeito de ser.
ORIGENS
Dizem que um Brás, dono de um restaurante no Bairro Alto de Lisboa, começou a servir um bacalhau desfiado com ovos mexidos e batata palha frita no azeite. O tal prato, que juntava o refogado do bacalhau, o ovo e a batata de um jeito diferente, mas com aquele ar caseiro que todo mundo adora, caiu no gosto lisboeta.
A receita foi se espalhando, os restaurantes incluíram o prato nos cardápios e muita gente passou a fazer o prato em casa em almoços e jantares especiais.
Afinal de contas, quem não gosta de uma receita que sempre agrada, que rende bastante e tem custo razoável?
O BACALHAU
Uma peça de bacalhau rende muito, tudo se aproveita e, sabendo escolher os pedaços certos pra cada receita, dá pra comer bacalhau com mais frequência.
Do centro saem os filés, uma mais altos e suculentos e outros mais baixos, mas todos eles perfeitos pras receitas que pedem pedaços grandes.
Das laterais e das pontas saem lascas grandes, médias, pequenas e miúdas, que são super versáteis, saborosos e com preços mais em conta.
Como essa receita pede lascas graúdas ou miúdas, que são acessíveis e são fáceis de encontrar, dá pra dizer que a gente não precisa esperar pela Páscoa, ou pelos dias das mães, dos pais ou do Natal pra pensar num prato delicioso com bacalhau.
Pra completar, ainda vem a questão do planejamento da receita. Bacalhau é o tipo de ingrediente que depende de programação, se a ideia é servir no sábado é preciso comprar no máximo na quarta e dessalgar por 2, 3 ou até por 4 dias, dependendo da espessura dos pedaços escolhidos.
Mas quando a receita pede lascas, tudo fica mais fácil, o processo pode acontecer numas 8 horas se elas forem miúdas, e dá pra pensar em bacalhau de última hora.
Quando tenho lascas bem limpas de bacalhau, sem peles e totalmente sem espinhas, não afervento em água pra depois refogar, já refogo direto, ou seja, não tem pré-cozimento do peixe. Só afervento quando uso pedaços muito colados às espinhas e que não se soltam com facilidade.
Também é bom saber que já preparei a receita usando sobras de bacalhau já cozido ou assado e ficou delicioso.
Estimei o tempo de preparo em 1 hora e 30 minutos já considerando o bacalhau dessalgado.
OS OUTROS INGREDIENTES E O PREPARO.
Além do bacalhau já dessalgado, a receita pede:
- azeite de oliva pra refogar e regar o prato pronto;
- cebola
- alho
- ovo
- azeitona
- cheiro verde
- batata ou mandioquinha
- óleo vegetal
- sal e pimenta-do-reino
A cebola e o alho entram no refogado com o bacalhau. Os ovos vão pra frigideira dando a cremosidade. A azeitona dá aquele salgadinho saboroso ao prato e o cheiro verde entra com o frescor.
O crocante final do bacalhau à Braz tradicional fica por conta da batata cortada em tirinhas finas e frita no óleo quente como palha.
Só que, um dia, eu resolvi preparar a receita e, quando fui separar os ingredientes, percebi que não tinha batata em casa. Como eu tinha algumas mandioquinhas na geladeira e mandioquinha palha já fazia parte da minha cozinha, resolvi improvisar com ela. Fiz exatamente como eu faria se fosse usar batata.
Bom saber que, exatamente como acontece com a batata palha, dá pra fritar a mandioquinha até de véspera e, sem colocar sal pra ela não murchar, guardar num pote fechado, fica perfeita. O processo de fritar é exatamente o mesmo que a gente usa pra preparar a batata palha caseira.
Os portugueses costumam fritar a batata palha no azeite e é muito gostoso. Mas como eu sei que, além da questão do custo, muita gente por aqui acha o sabor da fritura no azeite um tanto forte, a sugestão é fritar a mandioquinha no óleo vegetal comum.
Uma outra coisa que também é interessante pra quando se quer servir o prato num momento mais especial: pra adiantar a vida, dá pra preparar o refogado do bacalhau com cebola e alho pronto; deixar os ovos já quebrados numa tigela; o cheiro verde e as azeitonas picados numa tigelinha e a mandioquinha já frita e sem sal secando no papel toalha.
Pouco antes de servir, só aquecer o refogado, juntar os ovos, depois as ervas com a azeitona e terminar com a mandioquinha ou com batata palha.
Acertar o sal no final de qualquer preparação é coisa que a gente tem que fazer sempre e com qualquer receita. Como o bacalhau e a azeitona já têm aquele salgadinho tradicional, pode ser que a quantidade de sal seja bem pequena, só mesmo pra temperar o ovo. A pimenta-do-reino faz muita diferença, vale a pena colocar.
Pra acompanhar, nada como arroz branco de todo dia e uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada.
Aqui Na Cozinha da Helô você pode conferir os nossos vídeos do youtube ensinando a preparar a receita de hoje e também a batata palha.
E agora a batata palha!
Com bacalhau em lascas, tanto grandes, como médias ou miúdas a gente também pode preparar a torta capixaba caseira, o bacalhau com broa delicioso e a empadinha deliciosa de bacalhau.
Mandioquinha palha Bacalhau Com bacalhau em lascas, tanto grandes, como médias ou miúdas a gente também pode preparar a torta capixaba caseira, o bacalhau com broa delicioso e a empadinha deliciosa de bacalhau. Pra adiantar a vida, frite a mandioquinha de véspera, prepare o refogado de bacalhau também de véspera e, pouco antes de servir, aqueça o bacalhau, depois junte os ovos, a azeitona, a salsinha e por último a mandioquinha. INGREDIENTES
Preparo
NOTAS