COMO PREPARAR LEGUMES NO FORNO DELICIOSOS
Se tem um acompanhamento delicioso para qualquer ocasião, é a receita dos legumes caramelizados de forno! Já viraram os legumes da Helô, de tanto que eu adoro.
Eles vão bem sempre, no dia a dia, nas refeições mais especiais, como aperitivo, como entrada, como prato principal, como acompanhamento e como parte de nem sei quantas receitas.
É aquela receita que a gente faz, refaz, faz de novo e está sempre explicando pra alguém como fazer.
Eu preparo os legumes assim há pelo menos 30 anos e perdi a conta das vezes que ensinei amigos, alunos, leitores e seguidores a fazer assim. Fiz vídeo pro canal do youtube e também preparei pra um episódio do Na Cozinha da Helô pro canal Sabor&Arte da Band.
Nem é bem uma receita, é um método incrível, prático, simples, delicioso e versátil pra preparar legumes. Cada um pode usar os legumes que tiver na geladeira e gostar, liberdade total.
Além dos básicos cebola, alho, tomate e cenoura, uso o que tenho na geladeira e o resultado nunca é igual, embora sempre colorido, saboroso e cheio de texturas.
Já usei pimentões de cores variadas, berinjelas e abobrinhas grande e miúdas, vagem, quiabo, ervilha torta, abóbora, beterraba, mandioquinha, batata, cogumelos e sei lá mais o quê.
E com as ervas acontece a mesma coisa, uso o que tenho em casa, desde uns básicos de salsinha e de cebolinha ou de coentro e uma folha de louro, aos ramos de tomilho, orégano, alecrim, sálvia ou manjericão.
Pulo do gato pra conseguir legumes assados perfeitos
Na verdade, a receita tem 2 pulos do gato e vou te contar agora quais são.
O primeiro: pra conseguir legumes dourados e caramelizados por fora e macios por dentro é importante cortar tudo em pedaços uniformes e médios.
O segundo: espalhar numa assadeira sem amontoar e numa só camada pra que não juntem líquido e nem virem pasta . Se acontecer, use como molho de massa ou pra passar no pão.
As quantidades cruas parecem grandes, mas tudo murcha e termina numa tigela média, tanto que, pra mais gente ou quando quero aproveitar legumes, dobro ou até triplico as quantidades e asso em duas ou três assadeiras.
Acompanhamentos
Acompanham grelhados, arroz, massas e couscous, viram salada e ainda recheio de tortas e de sanduíches, são deliciosos quentes, em temperatura ambiente e frios.
Como, ainda por cima, eles se conservam muito bem por até três dias na geladeira, a praticidade é ainda maior. Mil e uma utilidades.
No vídeo do canal do youtube eu mosto passo a passo como fazer:
Outras receitas com legumes: legumes na frigideira com gergelim, cenouras douradas na frigideira, como fazer brócolis pra todo dia, como fazer vagem na manteiga e como fazer shimeji na manteiga com shoyu e cebolinha.
Outras receitas com legumes: legumes na frigideira com gergelim, cenouras douradas na frigideira, como fazer brócolis pra todo dia, como fazer vagem na manteiga e como fazer shimeji na manteiga com shoyu e cebolinha. Sirva os legumes como acompanhamento de grelhados, com saladas e massas, como entrada ou aperitivo.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
9 Comentários
Boa tarde Helo, gostaria de te agradecer do fundo do meu coração por esta receita tão maravilhosa!!! Havia muito tempo que queria aprender a fazer , vc não tem ideia do quanto eu procurei , pesquisei… E várias experiências sem sucesso… serei sempre grata a você!!! Adaptei a sua receita e fiz somente com beringela cortadas em cubos, deixei o tempo recomendado e saiu perfeito !!! Muito obrigada mais uma vez. Bjs
Marli, boa tarde! Eu também adoro essa receita, que é deliciosa, super prática e versátil, pois dá pra usar o que se gosta e tem em casa. Fiquei muito feliz com a sua mensagem. Beijos, Helô
Oi, Helô ,
Fiz pro almoço de hoje e adorei. Além do sabor, a praticidade. O que sobrou será uma fritata amanhã.
Mais uma vez, obrigada!
Boa tarde.
Deixei 1:30h no forno, mas os meus legumes não ficaram molinhos. Eles estavam na geladeira, será q é isso?
Mas ficou saboroso. Obrigada.
Michele, boa tarde!
Que estranho … Normalmente, as batatas, as cenouras, as vagens, as cebolas ficam tenras e levemente caramelizadas, já berinjelas, pimentões, brócolis, abobrinhas ficam bem macias com 1 h de forno. A que temperatura estava o forno? Quando está quente demais, os legumes douram por fora, mas ficam mais duros, embora saborosas.
Conte com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Boa noite. Dá pra substituir o vinagre balsâmico na receita por outra coisa? Só me falta esse ingrediente…
Obrigada
Nívia, boa noite!
Claro que dá pra fazer a receita e, com certeza, ela ficará deliciosa.
Como o balsâmico é mais adocicado e menos ácido, substitua as 2 colheres (sopa) do balsâmico por 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto comum ou 1 colher (sopa) de suco de limão e aumente o açúcar para 1 e 1/2 colher (sopa). O toque de acidez é importante para realçar o sabor dos legumes.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Olá Helo. Sou apaixonada por seu trabalho. É tanto encanto que nem consigo palavras para descrever. Então estou sempre a lhe enviar as mais belas e puras vibrações positivas!
Ah! Dos meus legumes assados, eu os defumo em defumador pequeno e faço uma feijoada com feijão vermelho e tofu defumado. Fica maravilhoso!
Silene querida! Obrigada por tanto carinho, sua mensagem me deixou feliz.
Seus legumes defumados devem ficar muito gostosos e a feijoada também.
Vou experimentar, adoro defumados. Depois te conto.
Beijo, Helô