A RECEITA DO PÃO DE ABÓBORA
Hoje eu vou ensinar como fazer um pãozinho de abóbora caseiro e delicioso, com tanto gosto de abóbora que eu até chamo em casa de pão super abóbora.
Era uma vez um pé com muitas abóboras maduras e uma Helô sem saber o que fazer com tanta abóbora. Ela fez doces em calda, pastosos e cristalizados, bolo, quibebe, gnocchi, abóbora no forno, abóbora refogada, tortas doces e salgadas, salada e não dava conta de tanta abóbora que aparecia. Parece conto de fadas, mas é real.
Num desses dias cheios de abóboras, eu pensei em fazer um pão de abóbora.
Separei as minhas receitas de pão de mandioca e de pão de mandioquinha, dei umas mexidas em proporções porque a umidade da abóbora é outra, resolvi juntar sementes de abóbora pra dar mais sabor de abóbora e textura a massa e saiu o pão de hoje. Um pão de miolo lindo, alaranjado, macio e adocicado, perfeito pra servir com manteiga, com queijo cremoso, com geleia e como sanduíche.
AS SEMENTES
Depois de descascar muita abóbora, a gente fica com muito miolo e no meio dele tem semente que não acaba mais. Eu, que não gosto de jogar nada fora, costumo separar o máximo possível de sementes do miolo pra torrar e o miolo com mais um outro de sementes vai pras galinhas, que fazem a festa.
Eu coloco as sementes numa tigela com água até cobrir e deixo amaciar por umas duas horas. Depois, vem o momento de muita paciência, que é descascar semente por semente.
Em seguida, eu espalho os miolos esverdeados numa assadeira, polvilho com sal e levo pro forno a uns 160ºC (médio-baixo) por uns 20 minutos pra secar e dourar de leve.
Deixo esfriar e guardo as sementes num pote bem fechado por até um mês e uso pra fazer pães, biscoitos, crostas, bolos e colocar em saladas.
Claro que dá pra comprar sementes de abóbora já descascadas, torradas e salgadas, e vira e mexe eu faço isso. Mas hoje quis explicar como eu preparo as sementes em casa. Sempre bom aprender!
O PURÊ DE ABÓBORA
Antes de preparar a massa do pão, a gente tem que fazer o purê de abóbora. Isso é bem simples e pode ser feito com até 3 dias de antecedência e ficar pronto na geladeira.
Como o purê tem que ser bem seco pra não deixar a massa pesada e úmida, é preciso ter cuidado nessa etapa.
Eu gosto de assar os cubos já descascados de abóbora com sal e um fio de azeite no forno a uns 180ºC (médio) até ficarem bem macios.
Mas também dá pra colocar a abóbora numa panela com o sal e um tiquinho de água (o mínimo possível) e cozinhar em fogo baixo até ela secar bem e amaciar.
Tanto no forno, como no fogo, o tempo vai depender do tipo de abóbora que a gente usa.
Em seguida, eu bato a abóbora já cozida no liquidificador até conseguir uma pasta lisa e macia, separo 1 xícara pra usar no pão e guardo o restante pra usar numa outra receita.
Pra usar na receita do pão, o purê tem que estar em temperatura ambiente, no máximo ainda morno.
PREPARANDO O PÃO
Pra fazer o pão, a gente precisa de:
- abóbora sem casca, sem sementes e em cubos (a abóbora que quiser);
- fermento biológico seco;
- açúcar;
- água morna;
- farinha de trigo;
- folhas frescas de orégano ou de tomilho;
- azeite de oliva;
- sal;
- semente de abóbora sem casca, torrada e salgada;
- clara pra pincelar (ou leite vegetal se quiser um pão vegano)
A massa pode ser preparada num tigela e trabalhada com as mãos ou na batedeira. No dia a dia, faço na batedeira, que é mais prático e fácil, só usar o gancho e deixar ele trabalhar.
Primeiro, na própria tigela da batedeira, eu misturo o fermento, o açúcar, a água morna e 1 xícara da farinha e espere uns 15 minutos, até surgirem bolhas.
Depois eu junto o purê de abóbora, as folhinhas de orégano ou de tomilho, o azeite, o sal e, misturando sempre, vou acrescentando farinha aos poucos, até conseguir uma massa macia e que descole da tigela.
No começo, a massa parece firme, depois amolece e depois vai firmando de novo, até ficar bem elástica.
Nesse ponto, eu misturo as sementes, faço uma bola com a massa, rego o fundo da mesma tigela com um fiozinho de óleo só mesmo pra massa não grudar, volto com a massa pra tigela, cubra com filme plástico e deixo descansar por umas 2 horas, até dobrar de volume.
Em seguida, eu unto uma assadeira com azeite e começo a modelar os pãezinhos. Pra isso, eu polvilho uma superfície com farinha, divido a massa em 15 partes, faço uma bola com cada uma e coloco na assadeira, todas bem próximas pra que fiquem grudadas depois de assadas.
Pincelo a superfície com a clara, que dá um brilho bonito, e deixo repousar por mais 1 hora, até dobrar de volume.
Asso os pãezinhos no forno aquecido a 180ºC (médio) por uns 25 minutos, até ficarem bem firmes, crescidos e dourados.
Deixo amornar por uns 10 minutos, retiro os pãezinhos da assadeira e sirvo ainda quentes, mornos ou em temperatura ambiente.
SERVIR
Os pãezinhos ficam mais gostosos no próprio dia ou no dia seguinte, depois já começam a secar. Quando isso começa a acontecer, uso pra fazer torradas ou esmigalho e faço farofa de pão pra fazer crostas.
Pra servir com o pão: manteigas salgadas variadas, ricota fresca cremosa, geleia de morango caseira, geleia de jabuticaba caseira.
Abóbora Massa Pra servir com o pão: manteigas salgadas variadas, ricota fresca cremosa, geleia de morango caseira, geleia de jabuticaba caseira. Se estiver com pressa, cozinhe a abóbora no fogo com o mínimo possível de líquido.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
8 Comentários
Por fvr, quero saber que tipo de abóbora é para ser usada neste pão acima. É aquela abóbora redonda que tem gomos, dentro é laranja, usada para doces?? É chamada tbem de moranga.(casca laranja)
Ou é aquele bem laranja de pescoço longo, também usada para doce(casca rosa).
Ou qual o tipo de abóbora que. Helo usou?? Obrigada
Oi, Lais! O pão fica perfeito tanto com abóbora de pescoço, como com abóbora moranga (a de gomos, com cara de ), como com a japonesa. O que importa é obter um purê seco e nada aguado, pois o excesso de líquido vai desandar a massa. Não dei o tipo porque ja fiz com todas essas. bjs
Que maravilha de receita estou com bastante abóbora ou jerimum, kkkk como é chamado aqui na minha terrinha. Muito obrigada pela receita irei fazer esse delicioso pãozinho
Oi, Lucine! Fico muito feliz que tenha gostado da receita! Depois me conta o que achou do pão, hein! bjs
Achei super interessante, vou tentar fazer cozinhando a abóbora no cuscuzeira. Ja fiz com cenoura e ficou muito bom.
Rosenir, bom dia!
Com certeza funcionará. Pra receita dar certo, o importante é conseguir que a abóbora cozinhe, mas sem ficar úmida demais ou encharcada de água. O cozimento no forno ou o cozimento no vapor (como acontece com a cuscuzeira) são perfeitos.
Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Vou faxer hj amei a receita espero que de certo bjos
Jane, boa tarde!
Conte pra gente como ficou e continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô