COMO FAZER MANTEIGA DE TOMATE
Quer aprender como fazer manteiga temperada de tomate e tomilho pra servir com pão, torradas, sanduíches e acompanhando grelhados? Vou te ensinar.
As manteigas temperadas ficam deliciosas, lindas e deixam a mesa com jeito de festa, sempre fazem sucesso. Gosto de servir com os crackers salgadinhos de fubá, pão de leite delicioso, com pão rústico de fubá e com o pão crocante finlandês com muitas sementes.
Quando escrevi o post sobre manteigas salgadas variadas, dei a possibilidade de preparar manteiga com tomate a partir de tomates secos, que fica muito boa e vira e mexo faço assim
Mas eu não sossego e vivo pensando em possibilidades diferentes. Penso desse jeito porque as coisas sempre acontecem de jeitos diferentes na vida e a gente tem que buscar soluções.
Um dia, na praia, eu queria preparar um tanto da manteiga de tomate pra servir com um grelhado e também pra usar de base de recheio de um sanduíche. Corri até o mercadinho atrás de um vidro de tomates secos prontos, mas só tinha um pote com uns horríveis com jeito de couro e ainda com preço absurdo.
Como os tomates frescos não estavam maduros, fui pensando na solução alí mesmo e acabei comprando um pote de extrato de tomate. Não sou muito de comprar extrato de tomate, mas resolvi tentar. Deu certo, a manteiga ficou tão boa que resolvi escrever a receita.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra preparar a receita eu separei:
- manteiga em temperatura ambiente;
- extrato de tomate;
- cebola;
- alho;
- açúcar;
- tomilho;
- sal e pimenta-do-reino.
Antes de começar a cuidar do refogado, é preciso retirar a manteiga da geladeira. Pra facilitar e ganhar tempo, eu corto a manteiga em cubos pequenos e já coloco na tigela da batedeira (assim, sujo menos coisa). Batendo a manteiga na batedeira, ela fica mais homogênea e macia, mas também dá pra misturar com uma espátula numa tigela.
Como é puro tomate, com sabor e textura muito concentrados e não tem tempero algum, comecei fazendo um refogado (com tomates secos temperados dá pra pular essa etapa).
Aqueci azeite, dourei de leve a cebola, juntei alho, esperei perfumar, temperei com sal e pimenta, acrescentei umas boas pitadas de açúcar pra acertar a acidez e caramelizar um pouco e terminei com bastante tomilho. Ficou bem saboroso.
Deixei o refogado esfriar totalmente antes de usar, pois quente ele derrete a manteiga e o resultado não fica bom.
Quando ele esfriou, eu passei pra tigela da batedeira com a manteiga e, usando a pá/raquete, bati até conseguir uma pasta homogênea e macia.
Naquele dia, como estava com pressa, pois queria usar a manteiga no próprio dia, resolvi passar tudo pra um potinho e servir nele mesmo. Fiz assim e levei o potinho à geladeira pra manteiga firmar por 3 horas.
Mas também poderia ter feito de dois outros jeitos que funcionam muito bem.
Dá pra forrar uma forminha de madeira ou de metal com filme plástico ou com papel manteiga antiaderente e do tipo assa fácil, daquele que não gruda, deixar firmar, desenformar e soltar a manteiga do plástico ou do papel.
E dá pra modelar um cilindro de manteiga sobre um pedaço de filme ou de papel manteiga também antiadarente e do tipo assa fácil e desenrolar depois.
Gosto de servir com os crackers salgadinhos de fubá, pão de leite delicioso, com pão rústico de fubá e com o pão crocante finlandês com muitas sementes. Se preferir, bata na batedeira o refogado de tomate frio e a manteiga pra conseguir uma mistura ainda mais cremosa e perfeita.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS