RECEITA DE PASTA DE CEBOLA
Essa receita de patê de cebola de antigamente me traz boas lembranças e acho que você vai gostar de aprender como fazer.
A partir do final dos anos 1960, tudo o quanto é festa precisava ter potinhos do “patê de cebola” com bolachas salgadas ou torradinhas. Era uma pasta bem salgada e temperada, perfeitamente normal pensando que a receita nada mais era do que um envelope de sopa creme de cebola misturado com 1 lata de creme de leite.
Um abridor de latas, uma tigela e um garfo pra misturar eram os utensílios necessários ao preparo. Muito difícil…
Apesar de ter passado a infância e a adolescência comendo o patê milhares de vezes, e achando bom, eu sempre imaginava um de verdade, feito com cebola fresca e não aquela desidratada estranha e salgada do pacote.
Há uns vinte e cinco anos, num dia em que me lembrei do patê, resolvi ir atrás de uma receita caseira e feita com cebola pra valer. Virei os meus livros americanos dos anos 1950 e achei algumas referências boas.
Fiz várias versões até chegar à receita que eu sonhava e consegui uma pasta de cebola que tem gosto, sabor e textura de cebola, mas de um jeito delicado e delicioso.
É um patê retrô total, simples, fácil de fazer e que rende bastante, ou seja, bom pra fazer quando a gente recebe em casa. Ele vai bem com bolachinhas salgadas, como recheio vegetariano ou base de sanduíches, tanto pra um lanche, como pra festa de aniversário.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra preparar a receita a gente precisa de:
- cebola;
- manteiga;
- tomilho;
- louro;
- açúcar;
- suco de limão;
- creme de leite espesso (pode ser de lata ou de caixinha);
- Sal e pimenta-do-reino.
A receita é simples e pra ficar gostosa só precisa de 2 cuidados: cortar a cebola em cubinhos miúdos e não é nada difícil, muito pelo contrário; e dourar bem até ela cozinhar e ficar macia e caramelizada.
Numa frigideira larga e de bordas altas, eu aqueço a manteiga com a cebola, uma colher (chá) de sal, pimenta-do-reino, tomilho, o louro e o açúcar. Deixo em fogo baixo por 20 a 30 minutos, até amaciar e começar a dourar. Dourar de leve é o segredo pra conseguir uma pasta bem gostosa e com cor levemente dourada.
Então, descarto o louro e o tomilho, acerto o sal e a pimenta, passo pra uma tigela, espero esfriar, junto o suco de limão e o creme de leite. Como eu adoro salsinha, às vezes junto um pouco. Na geladeira, a pasta de cebola fica perfeita por uns 3 dias.
E se quiser uma pasta bem lisinha, só bater no liquidificador.
IDEIAS
Biscoitos salgados que vão muito com a pasta de cebola: crackers salgadinhos de fubá, crackers salgados caseiros e deliciosos, pão crocante finlandês com muitas sementes, pão sueco, bisnaguinha caseira e como recheio do sanduíche de festa.
Outras receitas retrô que têm tudo a ver com a de hoje: sanduíche de festa, abacaxi com cereja e provolone pra aperitivo, receita deliciosa de spumoni e como fazer torta paulista de amendoim.
INGREDIENTES
- 6 cebolas grande em cubinhos (1 kg)
- 50 g de manteiga
- 4 raminhos de tomilho
- 1 folha de louro
- 1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar (25 g)
- 3 colheres (sopa) de suco de limão (1/2 limão)
- 2 xícaras de creme de leite espesso, de lata ou de caixinha (480 g)
- Sal e pimenta-do-reino
Preparo
- Numa frigideira larga e de bordas altas, aqueça a manteiga com a cebola, 1 colher (chá) de sal, pimenta-do-reino, o tomilho, o louro e o açúcar.
- Misture e deixe em fogo baixo por 20 a 30 minutos, até amaciar e começar a dourar. Dourar de leve é importante pra dar sabor e cor à pasta.
- Descarte o louro e o tomilho, acerte o sal e a pimenta e passe pra uma tigela e deixe esfriar por uns 30 minutos. Junte o suco de limão, o creme de leite, acerte o sal e a pimenta de novo, cubra e leve à geladeira pra firmar por 1 hora.
- Sirva a pasta gelada. Ela fica perfeita por uns 3 dias na geladeira.
Biscoitos salgados que vão muito com a pasta de cebola: crackers salgadinhos de fubá, crackers salgados caseiros e deliciosos, pão crocante finlandês com muitas sementes, pão sueco, bisnaguinha caseira e como recheio do sanduíche de festa.
NOTAS
Bata no liquidificador se quiser uma pasta bem lisa.
8 Comentários
Ótima receita!
Fico super feliz que tenha gostado, Emerson! Beijos
Essa pode ser guardada por quantos dias?
Boa noite!
Obrigada pela pergunta, acabamos de acrescentar a informação na receita! A pasta se conserva bem por até 3 dias na geladeira.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
vi esse nome pasta de cebola na tv e fui pesquisar e achei essa receita maravilhosa
Elida, boa noite!
Que gostoso saber que você se animou com a receita, fez e gostou tanto que ela já passou a fazer parte da sua cozinha.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô
fiz ‘e amei
Elida, divirta-se com as nossas muitas receitas!
Abraços, Ana e Helô