RECEITA DE MILHO VERDE CREMOSO E CROSTA DE PARMESÃO
A cumbuca cremosa de milho verde com crosta de parmesão é perfeita pra quem ama milho e quer um prato gostoso e quentinho.
Afinal de contas, um creme de milho verde é tudo de bom, mas dá pra variar. Na receita de hoje, o milho fica bem macio e fofinho por dentro e com a crosta bem crocante de dourada por fora.
Pra servir, vale preparar a receita num refratário pra compartilhar, cada um pegando uma colherada, ou em cumbucas ou potinhos individuais, como a gente fez no dia da foto.
Ela vai bem tanto no dia a dia, quanto pra receber e pode chegar à mesa como entradinha com uma salada verde com um dos nossos molhos de salada, acompanhando carnes e como prato principal de uma refeição vegetariana.
Vi uma receita semelhante numa matéria sobre receitas de liquidificador numa revista americana nos anos 1990 e, desde então, passei a fazer em casa. Se você gosta de receitas com milho no forno, acho que pode experimentar também a tigela rústica de milho verde.
A RECEITA
No tempo de milho verde, uso o milho fresco, mas o congelado e o da conserva também funcionam bem.
Os outros ingredientes são básicos, como queijo parmesão ralado, ou qualquer outro queijo firme e que rale bem, ovo, farinha de trigo, fermento em pó, manteiga, cebola, sal, salsinha.
Com creme de leite fresco a textura fica um pouco mais aveludada e lisinha, mas dá pra fazer com creme de leite de caixinha ou de lata e fica delicioso também.
O preparo é simples, dourar a cebola na manteiga, juntar o milho (se for fresco, basta aumentar o tempo de fogo nuns 5 minutos, até amaciar) , bater uma parte dele no liquidificador com quase todos os outros ingredientes, depois passar pro refratário e forno. Tem gente que prefere deixar a etapa do refogado de lado, mas acho que essa parte faz toda a diferença.
Vamos pra cozinha?
INGREDIENTES
- 1/3 xícara de queijo parmesão ralado (35 g)
- 25 g de manteiga
- 1 cebola média em cubinhos (150 g)
- 2 xícaras de milho verde bem macio (fresco, congelado ou em conserva - 340 g)
- 3 ovos
- 1 xícara de creme de leite, fresco ou espesso, de lata ou caixinha (240 ml, pode ser sem lactose)
- 1/3 xícara de farinha de trigo (40 g)
- 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada (2 ramos)
- Manteiga pra untar
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Noz-moscada
Preparo
- Aqueça o forno a 180ºC (médio), unte um refratário médio, ou seis individuais, com manteiga e polvilhe com metade do parmesão.
- Derreta a manteiga numa panela média e doure ligeiramente a cebola. Junte o milho, sal e pimenta, espere aquecer e retire do fogo. Se for milho fresco: deixe no fogo por 5 a 10 minutos, até amaciar.
- Mantenha metade do refogado na panela e bata o restante no liquidificador com os ovos, o creme de leite, a farinha, o fermento, sal, pimenta e noz-moscada até obter um creme quase liso.
- Junte o creme ao refogado não batido, misture a salsinha e despeje no refratário.
- Polvilhe com a outra parte do parmesão e asse por mais ou menos 30 minutos, até dourar e firmar (espete um palito e veja se sai limpo). Sirva em seguida.
O creme vai bem como acompanhamento numa refeição com frango assado delicioso e fácil de preparar, arroz branco de todo dia e com receita simples de feijão, como entrada ou como prato principal de uma refeição vegetariana.
NOTAS
Dá pra preparar num refratário único ou em potinhos individuais.
6 Comentários
Adoreii. Muito bom o artigo!!
Fico feliz que tenha gostado, Karen! Beijos
bom dia… nesta receite eu posso colocar peito de frango desfiado.
Adriele, boa tarde!
Pode sim, a receita ficará mais gostosa se você acrescentar 1 xícara (chá) de peito de frango cozido ou assado e desfiado. Uma boa maneira de aproveitar sobras.
Depois conte como ficou!
Abraços, Ana e Helô
Precisa cozinhar o milho fraco antes?
Nathália, bom dia!
Não precisa cozinhar antes, só deixar no fogo por uns 5 minutos pra amaciar. Acabei de acrescentar a informação na receita sobre esses minutos a mais de fogo. Obrigada pela ajuda!
Beijo, Helô