COMO FAZER PUDIM DE LEITE CONDENSADO PERFEITO
Chegou o dia de aprender como fazer pudim de leite condensado, o queridinho de muita gente, ou de conferir dicas sobre o preparo pra quem já costuma fazer.
Pudim é aquela sobremesa deliciosa, linda e cremosa que não tem erro, agrada crianças e adultos e enfeita qualquer mesa.
A receita é clássica e não tem invenção. O preparo é muito simples e, seguindo os passos básicos, qualquer pessoa consegue servir um pudim delicioso. A receita não pode ficar de fora da lista de sobrevivendo na cozinha.
UM PUDIM, POR FAVOR!
Como o próprio nome diz, o leite condensado é um leite “condensado”, evaporado ou reduzido, já encorpado e adoçado. Como ele já começa com uma mistura mais densa e reduzida, a quantidade de ovos é menor em relação a que é usada no pudim de leite preparado só com leite.
É por isso que, desde que respeitadas as proporções tradicionais, ele funciona com perfeição e tem sempre os mesmos padrões de consistência e de doçura.
De um pudim pro outro, a doçura pode variar um pouco pelo caramelo mais ou menos intenso e em quantidade, pois há quem prefira mais ou menos fartura de calda.
A cremosidade pode dar uma leve mudada pelo tamanho dos ovos (mas com 4 ovos as diferenças serão mínimas, essa diferença importa quando a gente faz muito pudim, daí é melhor pesar).
A textura nem sempre é igual, pois o pudim pode ficar mais liso ou mais fofinho. É a tal questão do pudim lisinho sem furinhos ou com furinhos. A forma de misturar e de cozinhar (ou de assar) vão deixar o pudim de um jeito ou do outro.
Além do leite, do leite condensado e dos ovos, o sabor e o aroma do pudim podem variar bastante. Dá pra usar baunilha, que é a escolha mais comum, mas dá pra trocar a baunilha por raspas de cítricos e especiarias. E também dá pra acrescentar bebidas, frutos secos e o que a imaginação sugerir.
Quanto à baunilha, uso sempre a minha essência natural, que faço como está no post essências naturais caseiras. As pintinhas que aparecem na foto do pudim são sementinhas da baunilha, que não dissolvem na vodka. Na verdade, quanto mais pintadinho o pudim, mais chique ele será.
AS PROPORÇÕES CLÁSSICAS
Há uns 30 anos, as proporções básicas do pudim de leite condensado eram de 1 lata de leite condensado pra 2 latas de leite e 4 ovos, mas hoje o mais comum é usar, pros mesmos 4 ovos, 1 lata de leite condensado e de 1 lata de leite.
Na verdade, como o leite precisa evaporar, e os leites tipo A ou integrais de hoje em dia são mais ricos que aqueles de saquinho, os resultados são os mesmos e o tempo de cozimento é menor.
Pensando que hoje há marcas de leite condensado em caixinhas de tamanhos diferentes, se não for a lata clássica o melhor é conferir a medida em xícaras: 1 e ½ xícara de leite condensado (que equivale em volume ao da lata tradicional de 395 g), 1 e ½ xícara de líquido (leite ou suco, 360 ml) pra 4 ovos.
Já falando dos ovos, fica a dica de passar os ovos por uma peneira fina pra quem não gosta de cheiro de ovo mais intenso.
PUDIM DE LEITE CONDENSADO COM FURINHOS (OU FURADINHO)
Quando se fala em pudim de leite condensado a pergunta básica é: você prefere com ou sem furinhos?
Os furinhos, que fazem a alegria de muita gente, acontecem pelo ar incorporado ao creme, quer dizer, quanto mais, com mais força e mais rapidez se movimenta o creme na hora de incorporar os ingredientes, mais ar, mais espuma e mais furinhos.
Ou seja, cremes batidos no liquidificador ou misturados com força com um batedor ficarão mais aerados e tendem a produzir muitos furinhos.
Se assado em temperaturas mais altas, os furinhos também aumentam. Nesse caso, a mistura estufa rápido demais, como se fosse um soufflé, e as bolhinhas de ar que se espalham pelo creme não escapam e terminam encapsuladas.
PUDIM DE LEITE CONDENSADO LISO, CREMOSO E SEM FURINHOS (eu gosto assim)
Pra conseguir pudins lisos e cremosos, é fundamental incorporar os ingredientes com delicadeza, mexendo só o suficiente pra chegar a uma mistura homogênea.
Quem gosta de bater o creme no liquidificador, mas prefere diminuir a quantidade de furinhos pode “alisar” simplesmente passando tudo por uma peneira ou deixando o creme descansar por pelo menos 1 hora.
Assar em banho-maria e em temperatura bem baixa, no máximo 160ºC (médio-baixo), também é importante pra deixar o pudim cremoso e aveludado. Eu, que sou do time do pudim sem furinhos, faço exatamente assim.
COMO FAZER A CALDA DE CARAMELO
Eu sempre começo a preparar o pudim de leite condensado fazendo o caramelo.
A tarefa não é difícil, só pede cuidados, atenção, pois um segundo é o bastante pra perder o ponto, queimar e terminar com ele no lixo.
Também é fundamental compreender que caramelo não é só cor, é sabor, cor e textura. Só com um douradinho o resultado é uma calda muito doce e sem gosto de caramelo.
No ponto certo o sabor de caramelo é delicioso e a cor é linda. E quando escurece demais o caramelo queima, tanto que saem até fumacinhas da panela, e amarga.
Assim que o caramelo chega ao ponto desejado, eu despejo numa fôrma média e básica de alumínio, que rende um pudim médio e suficiente pra servir umas 6 pessoas gulosas.
Não me preocupo em girar a fôrma pra espalhar, pois ficando no fundo ele naturalmente sobe e se espalha por igual.
Com o caramelo já na fôrma, eu ligo o forno e coloco a água pra ferver pro banho-maria, pois a água quente agiliza o processo no forno.
Também separo uma assadeira pra acomodar a água fervente e a fôrma do pudim e coloco na base da assadeira umas duas folhas de papel toalha. Isso evita que a água borbulhe, a fôrma chacoalhe e o pudim rache.
MISTURANDO TUDO
Com a fôrma pronta, eu faço a mistura do pudim.
Separo os ingredientes (ovo passado pela peneira, leite condensado e leite, que podem ser sem lactose e baunilha).
Depois coloco todos os ingredientes numa tigela e misturo um batedor de arame, ou bato no liquidificador só até conseguir um creme liso. Quem gosta dos furinhos deve bater o creme por uns 3 minutos.
Então, despejo o creme na forma já caramelizada, coloco a fôrma na assadeira com a água fervente ao redor e levo pro forno.
O pudim está pronto!
Depois de assado, o pudim de leite condensado vai pra geladeira por umas 6 horas, ou pelo menos de véspera, e até por uns 3 dias. Até dá pra desenformar o pudim depois de umas 3 horas de geladeira, mas ele não fica tão firme.
Se desmoronar, não se desespere! Coloque colheradas com calda numa taça, que pode ser de cristal pra dar aquele ar ultra refinado, e pronto.
Outros pudins deliciosos que a gente tem por aqui: pudim de leite de antigamente, que é a receita da minha bisavó e sem leite condensado, pudim de padaria delicioso e pudim de pão simples, também da minha bisavó.
Outros pudins deliciosos que a gente tem por aqui: pudim de leite de antigamente, que é a receita da minha bisavó e sem leite condensado, pudim de padaria delicioso e pudim de pão simples, também da minha bisavó. Gosto de preparar o pudim com uns 3 dias de antecedência, deixar na geladeira e desenformar na hora de servir, acho que a textura fica ainda melhor.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
8 Comentários
Amei o seu post.Quanta riqueza de detalhes.Amo sua receita de pudim de antigamente.Vira e mexe eu preparo.
Você vem alguma receita realmente boa de pudim de nozes? Já fiz algumas ,mas nenhuma realmente memorável.
Amo seu trabalho.
Amanda, boa tarde!
Obrigada pelo carinho e feliz por saber que o pudim de antigamente já faz parte da sua cozinha.
A gente vai pensar numa receita de pudim de nozes assim que der um tempinho.
Continue por aqui, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Pudim, com gosto de pudim e sem furinhos! Isso era o que estava procurando em um final de semanas desses e fiz a sua receita e deu certinho (gostoso, consistente e com gosto de pudim como deve ser srsr). Muito obrigado por compartilhar conosco a receita e todas essas dicas, sou muito fã do seu site 🙂
Franklin, bom dia!
Que delícia saber que você encontrou a receita de pudim que tanto procurava e que ela agora já faz parte da sua cozinha.
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Helô
Boa tarde querida Helô!
Que delicia de receita, pudim é uma das minhas sobremesas favoritas, mas como a família é grande, costumo fazer com 2 latas de leite condensado.
Queria confirmar com vc, se posso, sem medo, dobrar a quantidade de tudo, inclusive os ovos (8 no caso) .
Obrigada pelas receitas !! adoro
Beijos
Oi Simone! Obrigada pelo carinho
Pode sim, até triplicar dá. O importante é escolher uma fôrma de pudim larga pra que ele fique com uma camada de no máximo 5 cm pra assar direito e o melhor é no forno pra dar tempo de cozinhar por igual.
Depois me conta!
Bj e conte sempre comigo, Helô
Boa tarde Helô!
Muito obrigada, vou fazer no final de semana e depois te conto.
Beijos e ótimo dia!
Espero! Beijo!