RECEITA DE PUDIM DE BANANA
Quem ama pudim e ama banana vai adorar essa receita de pudim cremoso com muita banana. É um pudim de leite com banana tanto no creme, como em rodelas que ficam espalhadas pelo meio, quer dizer, sonho pra quem gosta de doces com essa fruta tão incrível.
A receita é tão fácil que dá um pudim gostoso pra sobremesa de todo dia, mas que também vai muito bem em qualquer refeição mais chiquezinha ou num almoço de domingo. Já servi de sobremesa de jantares com receitas bem brasileiras pra alguns franceses e eles amaram.
FAZENDO O PUDIM
A gente precisa de 4 ingredientes pra fazer o pudim: banana, leite condensado (que pode ser sem lactose), ovo e açúcar, ou seja, tudo muito simples de providenciar.
Pra conseguir um pudim bem saboroso, é fundamental usar bananas bem maduras e doces, aquelas que já estão começando a ficar com pintinhas.
Acho que banana nanica é perfeita pro pudim, pois tem bastante sabor e muita doçura, e como elas são grandes, 4 bananas são suficientes.
Na falta da nanica, uso a prata, que também é gostosa, só aumento a quantidade pra umas 6, poiss são um pouco menores. E com banana ouro, aquela bem pequena e muito doce, o pudim fica demais de bom, nesse caso uso umas 12.
Como as bananas dão cremosidade ao pudim, não é preciso juntar leite, como acontece na receita do pudim de leite condensado clássico.
O preparo do pudim acontece em minutos, o que mais leva tempo é o caramelo. Eu aqueço o forno a 160ºC (médio-baixo), separo a assadeira pro banho-maria e a fôrma pra fazer o pudim e coloco água pra ferver.
Então faço o caramelo: aqueço o açúcar numa panelinha e, movimentando a própria panela de vez em quando, sem precisar mexer com uma espátula. Deixo no fogo até conseguir um caramelo bem dourado, nem claro demais, porque fica muito doce e sem o gosto e o aroma de caramelo, e nem escuro demais pra não amargar.
Despejo o caramelo na fôrma do pudim e vou cuidar da mistura cremosa.
Coloco 2 bananas e o leite condensado no liquidificador e bato até obter um creme, então junto os ovos e bato só até incorporar. Despejo a mistura na fôrma do caramelo e por cima coloque as outras 2 bananas cortadas em rodelas finas.
Asso o pudim em banho-maria por uns 50 minutos, até fica firme e dourado, deixo amornar e levo pra geladeira por pelo menos 6 horas ou até por 3 dias pra firmar e ficar com a textura perfeita.
Mas como sempre acontece com os pudins, esse repouso na geladeira tem a sua praticidade, dá pra preparar com até 3 dias de antecedência, deixar na geladeira e servir quando quiser.
Adora banana? Aqui tem sorvete de banana fácil e cremoso, o bolo de banana que eu adoro que é feito com farinha de rosca, pudim de pudim de pão com banana e bolo de banana caseiro, feito com manteiga.
Adora banana? Aqui tem sorvete de banana fácil e cremoso, o bolo de banana que eu adoro que é feito com farinha de rosca, pudim de pudim de pão com banana e bolo de banana caseiro, feito com manteiga. Pra ter um pudim bem gostoso, use bananas bem maduras, daquelas cheias de pintinhas.
INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
No modo de fazer voce falou duas bananas.Sao quantas para a receita?
Cássia, bom dia!
São 4 bananas, 2 entram no liquidificador junto do leite condensado e dos ovos e as outras duas entram em rodelas por cima do creme.
Conte com a gente, abraços, Ana e Helô