COMO FAZER SUCO DE TAMARINDO
Já tomou um copo de refresco de tamarindo bem gelado? Se você gosta de frutas bem azedinhas, acho que vai amar esse suco tão gostoso e perfeito pros dias quentes. Refrescante é pouco!
Eu adoro essa fruta de polpa muito ácida, mas doce, nutritiva e que dá ótimos sucos, picolés, sorvete cremoso e, também um chutney de tamarindo e uva passa indiano que é o máximo, perfeito pra acompanhar refeições indianas, assados em geral e um rosbife simples como deve ser.
A PASTA DE TAMARINDO
Toda vez que encontro tamarindos, e isso acontece bastante no verão, compro pelo menos uns 2 kg, pois sem cascas e sem os caroços ele não rende muito, e faço uma pasta básica que serve pra fazer várias receitas, além de suco.
Com 2 quilos de tamarindo ainda com cascas e sementes, dá pra conseguir polpa pra fazer bastante coisa.
Fora da época, também uso polpa congelada ou o suco concentrado engarrafado que é fácil de encontrar em supermercados, mas nada como a fruta da estação.
Retirar a polpa do tamarindo parece tarefa impossível, mas não é nada difícil ou complicado, só precisa ter um pouquinho de paciência.
Pra quebrar a casca dura, eu pressiono a casca dura da fava com os dedos e ela vai se quebrar com facilidade. Eu solto e descarto essa casca, puxo e também descarto os fios que ficam ao redor da polpa amarronzada e que tem os caroços no meio e coloco essa polpa numa tigela.
Em seguida, com todas essas favas descascadas na tigela, eu despejo sobre elas água fervente o bastante pra cobrir e deixo amolecer em temperatura ambiente por pelo menos 2 horas, mas pode ser por até umas 12 horas. O tempo de cozimento que está na receita é só o de ferver a água.
Ao final do tempo, surgirá um suco grosso e a polpa que sobrar em volta dos caroços ficará bem molinha e fácil de soltar.
Pra terminar de soltar a polpa, eu coloco uma luva de plástico e esfrego os caroços com as mãos até soltar tudo. Depois, só passar pela peneira e usar.
Tem gente que bate essa polpa com caroços no liquidificador por segundos, só mesmo pra soltar e depois peneira, mas acho que do outro jeito é tão fácil e rápido que não compensa ter que lavar o liquidificador.
Essa polpa extraída em casa dura 1 semana na geladeira e no freezer dura uns 3 meses.
O REFRESCO
Com a polpa pronta, o refresco fica pronto em minutos. Só diluir a polpa com água e adoçar a gosto.
Aqui sugeri preparar polpa com 1 kg de tamarindo, que será bastante pra 1 ou 2 receitas de refresco (sempre é bom experimentar, pois cada um prefere um tanto de azedinho). Mas vale fazer já um pouco mais de uma vez e preparar refresco de novo.
Outras receitas refrescantes aqui Na Cozinha da Helô: laranjada com especiarias da Helô, raspadinha de abacaxi com hortelã, refresco de framboesa e manjericão e gelado de melancia e coco.
Use a polpa restante pra fazer mais refresco e, também, pra preparar o chutney de tamarindo e uva passa indiano Se quiser preparar o refresco com antecedência, ou se sobrar, deixe por até 12h na geladeira e mexa bem na hora de servir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
muito bom
Bom dia!
Felizes em saber que você gostou.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, receitas e dicas apetitosas.
Abraços, Helô
Eu acho 1kg de tamarindo muito para fazer refresco. Umas 100gr da polpa é mais que suficiente pra uma jarra com 2 litros de suco. Recomendo, aliás, que quem nunca fez, coloque aos poucos e vá experimentando pra entender, afinal, se colocar muito fica azedo demais.
Oi Renato, tudo bem?
Boas considerações, tudo depende mesmo da intensidade. Como 1 kg rende bem menos depois de descartar cascas e sementes, de polpa a gente tem bem menos.
Mas vou alterar na receita colocando mais “a gosto” e dizer que, dependendo desse gosto pelos azedinhos na sua casa, dá pra fazer umas duas ou até 3 receitas de refresco.
Obrigada pela ajuda!
Abraços, Helô