RECEITA DE CHUTNEY DE TAMARINDO
O chutney de tamarindo e uva passa indiano é muito saboroso e acompanha bem pães, samosas, queijos, vegetais, arroz, assados e grelhados. É perfeito pra quem, como eu, adoro comida indiana e de agridoces, tanto na hora do aperitivo ou da entrada, como com o prato principal.
Eu adoro tamarindo, uma fruta tropical de polpa muito ácida, mas doce, e que dá ótimos refrescos, sorvetes, geleias e o chutney delicioso de hoje. O polpa do tamarindo reduz no fogo e se transforma num purê grosso que, quando encorpa e carameliza com o açúcar, as passas e as especiarias, vira um chutney incrivel.
INGREDIENTES E PREPARO
O tamarindo é a base da receita e é preciso preparar a polpa pra usar. O processo é simples, mas leva um tempinho pra acontecer. No post do refresco de tamarindo eu ensino como preparar, retirando a casca dura da fava e depois os fios, deixando a polpa de molho, peneirando pra descartar os caroços e chegando à polpa.
Pra receita de hoje, a gente precisa de meia receita da polpa extraída como está na receita do refresco. Com uns 600g de tamarindo fresco, que rende uns 350 g dele sem casca, dá pra conseguir a polpa necessária pra fazer o chutney. Como eu explico no post, como eu adoro tamarindo, aproveito a época da fruta fresca pra fazer pasta e usar por um bom tempo.
Além da polpa de tamarindo, a receita leva açúcar mascavo, cominho em pó, gengibre em pó, páprica doce e uva-passa escura.
O açúcar mascavo adoça com o sabor que só ele tem, o cominho, o gengibre e a páprica perfumam e a uva passa adoça e dá textura ao chutney. Uma combinação deliciosa!
IDEIAS
A receita é prática pra receber, pois fica perfeita na geladeira por até um mês na geladeira. Gosto de servir o chutney com a kulcha indiana recheada com batata e coentro ou com as samosas, tanto as samosas indianas assadas, como com as samosas indianas de massa frita. A combina com as samosas com qualquer dos 3 recheios indianos que a gente tem aqui Na Cozinha da Helô: recheio de batata ou recheio de frango ou recheio de espinafre com especiarias e castanha.
Outras receitas de chutney aqui no site: chutney de tomate e tâmara e chutney de jaca.
Se não tiver tamarindo fresco pra preparar a sua polpa como a gente explica no post do refresco de tamarindo, tente encontrar suco concentrado engarrafado (2 xícaras) ou 200 g de polpa de tamarindo congelada ou prensada. Mas vale a pena fazer a sua própria polpa. O chutney pode ser servido ainda morno ou em temperatura ambiente e fica bem na geladeira por até 1 mês.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Boa tarde,
Será que você teria uma receita de chutney somente de passas, sem tamarindo?
Doris, bom dia!
Não temos ainda uma receita de chutney só com passas, mas vamos sim pensar nela.
Siga nos acompanhando, pois histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas não faltam por aqui.
Abraços, Ana e Helô