RECEITA DE CHUTNEY DE JACA INDIANO
Hoje é dia de um chutney bem diferente, bem saboroso e cheio de texturas, que é o chutney de jaca madura. É diferente tanto por se de jaca, como ser feito com ela madura, pois a maioria das receitas dessa compota agridoce leva gomos de jaca ainda verdolengos.
Mas por que usar a jaca madura? Há uns anos, num restaurante indiano de Liverpool que a Ana e eu gostávamos demais, a gente comeu um chutney de jaca madura, com a acidez do limão, a doçura do melaço de cana e o perfume da canela e do cravo que era o máximo. Ele vinha ao lado de uns pães que eram sensacionais e nós comemos tudo, os pães e o chutney até não sobrar nadinha de nadinha.
Eu puxei conversa tentando entender a receita e me disseram que a diferença estava na jaca madura e que era uma receita de família. Eles perceberam o meu interesse e me explicaram mais ou menos a receita, que é a de hoje.
Cheguei em casa e, assim que consegui comprar uma bandeja com gomos bem doces e suculentos de jaca no sacolão, fui testar a receita. E consegui o que eu queria logo no segundo teste, um chutney saboroso e que lembrava bem o de Liverpool.
INGREDIENTES E PREPARO
Além dos gomos de jaca bem madura, doce e sem os caroços, a receita leva limão, melaço de cana, cravo, canela e água. Se quiser, junte também raspas de noz-moscada e uma ponta de anis estrelado, pra descarta depois do cozimento com a canela e o cravo.
Mais uma receita que deixa felizes os vegetarianos, veganos, intolerantes ao glúten e à lactose.
A receita é simples de preparar, eu aqueço a jaca com o limão, o melaço, o cravo e a canela por uns 10 minutos, até começar a caramelizar e dourar. Depois junto a água e deixo no fogo por mais uns 10 minutos, até que a jaca esteja bem macia. Passo pra uma tigela, deixo amornar e sirvo morno ou em temperatura ambiente.
Na geladeira, o chutney dura por mais ou menos 1 mês.
É claro que é uma receita pra quem gosta de sabor, do aroma e, principalmente, da textura meio gosmenta que a jaca tem. Eu adoro e acho que o chutney combina maravilhosamente bem com carnes assadas, tanto bovina, quanto suína ou de cordeiro e também de frango, peru e até com camarões grelhados.
Algumas ideias de receitas indianas que vão bem com o chutney de jaca madura: samosas indianas assadas e samosas indianas de massa frita com recheio de batata, recheio indiano de espinafre com especiarias e castanha ou recheio de frango ou com a kulcha indiana recheada com batata e coentro.
Vale a pena experimentar! E se você gosta mesmo de varia, e de jaca, acho que pode achar divertido o post as jaqueiras cheirosas que escrevi sobre essa fruta tão doce e um tanto injustiçada. Se quiser variar ainda mais, reserve os caroços da jaca pra preparar o viradinho caiçara de caroço de jaca, banana e ovo, que sempre surpreende.
O chutney morno ou em temperatura ambiente fica delicioso com samosas indianas assadas e samosas indianas de massa frita com recheio de batata, recheio indiano de espinafre com especiarias e castanha ou recheio de frango ou com a kulcha indiana recheada com batata e coentro. Outras especiarias que vão bem na receita: raspas de noz-moscada e anis estrelado.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Oi! Fiquei super animada com a receita!
Está certo está quantidade de água? Estava bem linda e saborosa até eu colocar a quantidade de água informada. Tive q cozinhar mais de 30 min para “secar”e ficar cremosa { coe sua foto } e devido ao tempo prolongado, acabou q os os bagos da jaca desmancharam-se e perdeu muito do gosto. Ficou parecendo um creme/doce. 🙁
Marlene, bom dia!
A gente já preparou o chutney algumas vezes e a medida da água foi adequada.
Dependendo da jaca utilizada, dela estar mais madura ou mais verde, a quantidade de líquido pode variar um pouco. O chutney é normalmente cremoso, pois só assim ele pode ser colocado sobre pedaços de pão.
Duas outras coisas podem ter acontecido: panela pequena e fogo baixo, que juntam vapor e não deixam a água evaporar com rapidez.
E quanto ao sabor, é sempre importante verificar se a fruta está madura, doce e saborosa, cada uma tem as suas características.
A gente espera ter ajudado e, se quiser, entre em contato de novo.
Abraços, Ana e Helô