COMO FAZER COLORAU E ÓLEO DE URUCUM EM CASA
Hoje é dia de aprender como fazer óleo e colorau de urucum, a semente com cor tão forte e que tinge tudo de uma vermelho lindo. Aliás, urucum quer dizer muito vermelho em tupi.
Ele é um corante poderoso e o colorau brasileiro, que não tem a ver nem com o açafrão que dá a flor com os pistilinhos valiosos, nem com o açafrão da terra de raiz e nem com pimentão.
Os índios usavam as sementes de urucum pra pintar o rosto e o corpo e eu, quando era criança, adorava fazer isso também. Mas na comida, que é o nosso assunto, ele é usado bastante e em várias regiões do Brasil.
Tenho um pé de urucum no quintal da minha casa da fazenda e acho lindo quando ele fica cheio de cachos com frutos vermelhos, de casca meio espinhenta por fora, que se abre conforme seca e, no centro, tem umas sementinhas envolvidas por um pó muito vermelho.
A receita é de roça, daquelas totalmente sem pressa. Tem que colher os frutos vermelhos e secos, depois deixar tudo secar por uns dois dias, abrir um por um, soltar e reservar as sementes. Só com as sementes prontas é que dá pra seguir com as receitas.
Eu, que adoro fazer tudo em casa, preparo um bom tanto de colorau e de óleo quando o urucum do quintal está no ponto.
Uso o óleo nos refogados de receitas como galinhada de frango caipira, farofinha simples, arroz branco de todo dia, feijão de todo dia e pra fritar um filé de peixe simples, só trocando a manteiga pelo óleo de urucum.
O colorau em pó dá uma cor linda a vários ensopados, como a galinhada de frango caipira, pode dar mais colorido a uma moqueca rapidinha de bacalhau e entra na receita do arroz de carreteiro gaúcho.
Sabor eles quase não dão, mas cor tem de sobra!
A cor é tão bonita que os portugueses se encantaram quando conheceram o urucum no Brasil. Ingleses e holandeses passaram a tingir queijos com urucum e eles ficaram tão conhecidos pelo alaranjado da massa que todo mundo acha que os queijos são assim desde sempre. Por aqui, a casca do queijo do reino que vem na lata também leva urucum.
Importante: se puder, use luva fina de borracha pra evitar que as suas mãos fiquem vermelhas pra valer. Mesmo usando as luvas, escapa um pouco da tintura, mas ela sai, só leva um tempo e paciência pra lavar e esfregar as mãos mil vezes.
COMO FAZER ÓLEO DE URUCUM
Pra fazer óleo, eu aqueço as sementes com óleo vegetal numa panelinha e deixo em fogo baixo até o óleo ficar bem tingido de vermelho. Quando as sementinhas começam a pipocar, é hora de desligar o fogo.
Então, eu passo por uma peneira fina e guardo num vidro bem fechado por uma semana em temperatura ambiente. Na geladeira, ele fica perfeito por 1 mês.
O tempo de conservação depende da umidade da semente, por isso é importante secar muito bem na frigideira.
COMO FAZER COLORAU CASEIRO
Pra o colorau pó, eu começo aquecendo as sementes numa frigideira seca até elas começarem a perder o brilho e a umidade.
Então, junto um pouco de fubá, misturo até começar a perfumar e retiro do fogo.
Passo tudo pro pilão e soco até virar um pó liso. Também da pra fazer no processador ou usando a tecla pulsar do liquidificador.
Eu coloco o pó num pote com tampa bem fechado e tenho colorau por uns 3 meses. Quanto mais secas as sementes na frigideira, mas tempo ele vai durar.
Frutos Óleo Colorau Use o óleo pra fazer galinhada de frango caipira e pra variar a receita do filé de peixe simples na manteiga, só deixar a manteiga de lado e usar o óleo de filés de peixe. Dá pra fazer a mesma coisa com o arroz branco e com o feijão de todo dia. O pó dá uma cor linda a vários ensopados e ao arroz de carreteiro gaúcho. Tanto o óleo, como o colorau, não mudam os pratos em sabor, mas a cor que eles dão a qualquer receita é sempre linda.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
18 Comentários
Oi Helô…muito lega a matéria.Eu tenho urucum na minha chacara e nesse momento estou debulhando para o preparo. Só acho estranho vc chamar o urucum de flor…na minha compreensão é fruto…até porque o urucum dá uma flor linda e so depois da florada é que forma o urucum com as sementes que são aproveitadas pra fazer o coloral, azeite…ou mesmo tinta. Um abraço e gratidão
Oi, Iara, você tem toda razão! Depois me diga como ficou os óleos, hein. Beijos
Prezada, não é flor. É fruto. Corrige aí.
Oi, Cris! Você tem toda a razão, me atrapalhei aqui, mas já corrigi. Obrigada pelo toque! bjs
Amei, tenho um pé de colorau no meu quintal e marca muito a minha infância. Qdo eu meus irmãos pegamos sarampo, minha mãe nos coloriu com o urucum,ficamos tão vermelhos e até hoje não sei pq. A única coisa q posso dizer é q o colorau tem uma gde importância na minha culinária. Obrigada por compartilhar conosco sobre.
Oi, Neusa! Fiquei muito feliz com a sua mensagem! Bjs
Muito bom não sabia que o urucum tinha tantos benefícios amei vou começar a tomar pra emagrecer e colesterou .do olé não sabia amei a dica obrigada
Oi, Maria. Muito legal, né? bjs
Eu uso pra fazer umectação no cabelo ruivo! Estava pagando caro pra comprar! Muito obrigada pela receita
Oi, Natalia! Olha só! Fico feliz que tenha encontrado o que procurava! bjs
Prezada amiga – bom dia.
Onde consigo comprar o óleo de urucum para utilizar em minhas receitas culinárias? Os que já são vendidos prontos têm a mesma características de um padrão de qualidade para o uso na cozinha?
Antonio, bom dia!
Confesso que nunca comprei pronto, sempre fiz com urucum colhido (em barracas de especiarias em mercados e feiras é fácil comprar, mas o momento é difícil). A receita está no site. Pensando agora e pode ser que funcione, depois me conte: coloque umas 2 colheres de sopa de colorau numa xícara de óleo comum e deixe descansar tampado e fora da geladeira por uns 3 dias, depois coe usando filtro de café ou umas 3 folhas de papel toalha. Temos que improvisar!
Abraços, Helô
Olá, o óleo dura quanto tempo guardado bem fechado?
Carolina, boa tarde!
Por segurança, acreditamos que bem fechado o óleo dure por um mês, mas se você guardar na geladeira e dela retirar uns 5 minutos antes de usar com certeza ele durará por 2 a 3 meses.
O colorau em pó dura bem mais, até por 1 ano.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, receitas, dicas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Eu bati no lugar do fuba coloquei sal…so que eu nao sabia e bati bastante…tem algum problema??so agora q achei a sua receita..infelizmente…Obgada por compartilhar cm nos…mas agora estou cm duvida ,faz mal bater muito a semente ou eh pq altera o gosto??
Regiane, boa noite!
Pra fazer óleo, a gente faz como está na receita. Mas pra fazer colorau (pó), dá pra dar uma leve tostada nas sementes com o fubá e sal numa frigideira, só até perfumar, e depois bater bastante, fica ótimo. São duas preparações deliciosas e diferentes.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Eu depois que bato e penero o coloral ainda fica muito pigmentação, pois nuca sai tudo aí eu coloco essas emetes que foram peneirada no óleo, fica muito bom e esse óleo dura meses
Raquel, boa noite!
Muito boa a sua dica. Vou experimentar!!
Conte sempre comigo.
Abraços, Helô